domingo, 27 de setembro de 2009

Fortalecer a Auto Estima


Depois de uma semana em que falámos de Auto Conceito e Auto Estima, faz todo o sentido colocar aqui no Blog o que pode elevar a Auto Estima de uma criança. É certo que aqueles que nos rodeiam como Pais, Educadores e amigos têm um papel fundamental. Mas como podem proceder de modo a que as crianças se sintam capazes de olhar para a frente e proferir as sábias palavras de Obama "Yes, I Can! "

Algumas sugestões para fortalecer a auto-estima

Valorize os aspectos positivos - tudo tem um lado bom e outro mau. Reconheça e aceite essa realidade mas elogie os aspectos positivos do seu filho, por forma a que ele sinta que vale a pena mostrá-los.

Elogie - o elogio é um sinalizador positivo fundamental para o fortalecimento da auto-estima.

Ensine-o a aceitar os fracassos - o insucesso faz parte da vida e deve ser encarado como algo natural. Aceitar as falhas é também ter capacidade de pensar sobre elas e procurar fazer mais e melhor.

Demonstre os afectos - um carinho ou um gesto de aprovação fazem verdadeiros milagres. As crianças alimentam-se destes pedaços de ternura, pelo que é importante que os manifeste.

Procure encontrar áreas em que o seu filho é bem sucedido e explore-as. Imagine, por exemplo, que ele é bom nadador. Então porque não o inscrever na natação, por forma a aperfeiçoar essa aptidão ?

Estar bem informado


Vamos dar continuidade ao vírus que vai preocupando o país, ou seja, o H1N1. Depois de já ter colocado um video sobre o mesmo, é bom estar verdadeiramente informado sobre os sintomas de modo a conhecer com o que se está a lidar.

Vírus H1N1

Tudo o que precisa (mesmo) de saber

A poucos dias da chegada do Outono e do frio que está na origem nas primeiras gripes e constipações, milhares de alunos regressaram este ano à escola para o início de mais um ano lectivo com o fantasma da gripe A a ameaçar os próximos meses de aulas.

Apesar do alarmismo que se tem gerado nos últimos meses, o vírus H1N1, que está na origem da gripe, pode não ser tão perigoso como se tem feito fazer crer.

Ainda assim, para não ter de remediar, mais vale prevenir e estar atento a todos os sintomas, nomeadamente:

Febre com início súbito superior a 38 graus
Dor de cabeça
Tosse
Calafrios
Cansaço
Dor de garganta
Dores musculares
Congestão nasal
Possível diarreia ou vómitos

FICHA DA DOENÇA

Formas de contágio
O vírus transmite-se de pessoa para pessoa, através de gotículas libertadas quando se fala, espirra ou tosse.

Grupos de risco
Não há grupos de risco determinados, uma vez que o organismo humano ainda não desenvolveu anti-corpos contra este vírus. Contudo, pessoas com o sistema imunitário fragilizado (doentes crónicos, como diabéticos, asmáticos, idosos, crianças e grávidas) devem ter mais cuidado.

Período de incubação
1 a 7 dias

Período de contágio
7 dias (enquanto durarem os sintomas)

Período de recuperação
Cerca de 5 a 7 dias

Número de casos previstosem Portugal
Prevê-se que 25 por cento da população venhaa ser infectada.

Pico de doença estimado
De Dezembro a Janeiro, em Portugal.



3 anos 2 objectivos 1 sonho


Ultima semana sem estágio. Na próxima semana irei dar mais um pequeno passo em direcção aos meus objectivos. Mas já lá vamos. Em primeiro lugar fica aqui registado mais um resumo da semana. A semana começou com a notícia de que a stôra de TPIE não poderia vir dar aulas, por ter a filha doente, vindo mais tarde a confirmar-se que seria durante a semana. Em Sociologia andamos por a falar sobre a Globalização. Entre matéria e fichas de trabalho, o caminho vai sendo traçado. Educação Físisca foi semana de conhecer a nova professora. Pouco há a dizer, pois o primeiro dia serviu mais para uma breve apresentação. Expressão Plástica é a disciplina que mais nos tem dado trabalho neste regresso às aulas. Mas é um trabalho muito "Soft" que se faz bem, de modo a conseguir produzir um trabalho final sem pressas e com bom conteúdo. Começamos pelo Património, artesanato, arte, estando agora numa pesquisa sobre fantoches e marionetas. Em Inglês já começamos a dar o novo modulo depois de uma primeira aula de revisão de conteúdos. Em Português estamos a dar o Editorial e na ultima aula tivemos substituição visto que a stôra não pode comparecer, deixando por isso os exercícios adequados para resolvermos. S.I e E.C.D.M ainda não começamos devido à colocação de professores. Resta-nos então Psicologia. Psicologia é para mim o destaque da semana. A stôra é nova para nós mas parece que sabe dar aulas muito dinâmicas, fazendo com que a aula avance muito rapidamente sem darmos por isso. Depois de efectuarmos um jogo de dinâmica de grupo, começamos a ver o filme "Crash - Colisão". Bem só mais uma palavrinha direcionada ao estágio. Esta semana será diferente. A ansiedade aumenta sempre porque novos dados são lançados neste jogo que já vai mais ou menos a meio. So espero que tenha sorte ao jogo. Para a semana cá estarei para dizer.

E quando digo está dito e faço-o por escrito.

domingo, 20 de setembro de 2009

Volta o cinema com "9 - A Salvação"

Está a chegar a Portugal o novo filme de Tim Burton, o que significa imaginação, magia e muita diverção ou não fosse ele o responsável de "O estranho mundo de Jack" ou "A noiva cadáver" para já não falar de "Charlie e a Fábrica de Chocolates". Fiquem com um pequeno resumo e o trailer deste "9, A Salvação."

Sinopse: Quando o boneco 9 ganha vida, ele se encontra num mundo pós-apocalíptico em que os humanos foram dizimados. Por acaso, encontra uma pequena comunidade de outros como ele, que estão escondidos das terríveis máquinas que vagam pela Terra com a intenção de exterminá-los. Apesar de ser o novato do grupo, 9 convence os demais que ficar escondido não os levará a nada. Eles devem tomar a ofensiva se quiserem sobreviver e antes disso, precisam descobrir por que as máquinas querem destruí-los. Como eles saberão em breve, o futuro da civilização pode depender deles.



Fonte: http://www.cinemaemcena.com.br/ficha_filme.aspx?ID_FILME=4628&aba=fotos

Impôr rotinas no regresso às aulas

O Curso Profissional de Apoio à Infância retornou aos estudos mas os mais pequenos também. Depois de passar por uma fase muito mais liberal em relação à escola, as chamadas férias, muitas crianças regressam às aulas sem qualquer tipo de rotina diária no que diz respeito à Escola. Muita preguiça, pouca vontade fazer os deveres ou excesso de brincadeira ainda perduram nas mentes mais jovens. Então como se pode voltar à rotina diária imposta pela Escola?

"A psicóloga Teresa Paula Marques explica-lhe como o deve fazer:


Medida de Precaução!

Com a chegada das aulas, chegam também as postagens no Blog. Esta semana começo com uma noticia no jornal o Público. Uma noticia que revela as recentes medidas tomadas em relação ao visivel crescimento de casos de criminalidade envolvendo crianças nomeadamente os abusos sexuais.

"Candidatos a trabalhar com crianças têm de apresentar registo criminal.

Foi publicada nesta quinta-feira no Diário da República a lei que visa proteger os menores de pessoas que já tenham praticado actos de abuso ou violência.

A partir de agora, é obrigatório ter em conta o registo criminal «no recrutamento para profissões, empregos, funções ou actividades, públicas ou privadas, ainda que não remuneradas, cujo exercício envolva contacto regular com menores».

A lei n.º113, de 17 de Setembro de 2009, obriga a entidade recrutadora a pedir a «apresentação de certificado de registo criminal e a ponderar a informação constante do certificado na aferição da idoneidade do candidato para o exercício das funções». Caso este procedimento não seja efectuado, o empregador será penalizado com uma coima.

As autoridades judiciárias que tenham de decidir sobre «adopção, tutela, curatela, acolhimento familiar, apadrinhamento civil» também podem aceder à informação sobre o registo criminal das pessoas a quem o menor possa ser confiado.

O diploma vai de encontro ao estabelecido na Convenção do Conselho da Europa contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual de Crianças."

3 Anos, 2 Objectivos, 1 Sonho

Primeira semana de aulas. Apenas 2 dias. Não há muito para dizer. Mas há alguma coisa. Podemos dizer que o nosso horário é muito intenso. Algo compreensivel se tivermos em conta que este tipo de cursos é feito através de módulos e de horas a serem cumpridas. Assim sendo, com a inclusão do estágio teríamos de ter uma semana carregadissima de aulas. E assim foi. Existe é um pequeno senão. Parece que se esqueceram de uma disciplina num hórario já repleto de aulas. Eu bem que estranhei a professora Margarida Costa e as suas aulas de AI, não estarem presentes no hórario. Mas deixemos andar para ver o que acontece. O ano começou com Stor Rui Ermitão, igual a si próprio diga-se. Explicou-nos que este ano Expressão Plástica terá mais blocos de aula, o que para mim é excelente porque adoro não só a disciplina como a forma de dar aulas do Stôr Rui. De seguida tivemos aulas com a nossa DT, Fátima Campos, numa sala totalmente renovada de onde se destacam os meios tecnologicos disponíveis. GOSTO! Temas do dia? Estágios, comportamento, actividades, projectos e muitas outras coisas. A aula foi dedicada à conversa com os alunos, porque depois de férias à sempre muito para contar. De tarde estreámos uma Stôra nova. A nova stôra de Psicologia chama-se Liliana e não há ainda muito a dizer. Foi altura de os alunos e a stôra se conhecerem mutuamente. As habituais apresentações. Mas para que fique registado, não vai ser fácil substituir a stôra Rosa Duarte. Ensinava muito bem e ajudava bastante. Mas acredito que a stôra escolhida estará à altura do desafio. Já tivemos também Inglês, Sociologia e Português. Destaques? As precauções da stôra de Inglês contra a Gripe A, o resumo de férias de cada um a Sociologia e um teste diagnóstico a Português para começar a tirar ferrugem do "Disco Rígido" que foi totalmente formatado durante o período ausente de aulas. Destaco ainda a formação de grupos a Exp. Plástica. Numericamente, o meu par seria a Diana. O stôr perguntou se alguém se opunha aos grupos formados e eu respondi que sim. Justifiquei-me não por obrigação, mas porque achei que devia, perante a Diana e disse-lhe que não era nada pessoal. Apenas temos maneiras de trabalhar totalmente diferentes e acho que poderia não correr bem para ambas as partes. Destaque ainda para E.C.D.M e S.M.I que ainda não temos, devido à colocação de professores, ou neste caso, a falta dela. Mas estará para breve. Esperemos. Para uma primeira semana com apenas dois dias, acho que o Post já vai longo mas pelo menos acho que disse tudo...

...E quando digo está dito e faço-o por escrito! (Há quanto tempo eu não dizia isto!?)

Voltámos!

Pois é amigos leitores. Voltámos. O regresso às aulas foi na passada Quarta Feira e com elas voltaram também os Posts ao Blog. É sempre difícil fazer o regresso ás aulas. Sentimos alguma ansiedade, apesar de já conhecer o local, os colegas e a forma de trabalhar dos professores. O ano passado foi cheio de trabalho. Um ano intenso e difícil mas que no final valeu a pena pelos resultados obtidos. Sei perfeitamente que este ano será ainda mais difícil. A inclusão do estágio vem trazer um sentido de responsabilidade ainda maior e o dobro do esforço. Mas estou confiante e espero alcançar bons resultados, mesmo sabendo que será difícil. O Blog está de cara nova, como já devem ter reparado. Esta mudança deve-se ao facto de ser preciso mudar de vez em quando. É uma espécie de Ponto de viragem numa etapa. Pois bem, o primeiro ano já lá vai e o segundo acabou de começar. E já há coisas novas para contar!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Walt Disney compra Marvel

Se me perguntassem no momento se fiquei contente com a notícia, eu responderia que não. Acho que são dois mundos distintos que nada têm a ver um com o outro, excepto o facto de ambos serem imaginários. No entanto percebo as vantagens e espero que venha a ser bastante positivo tanto para a Marvel como para a Disney esta junção de forças.

""Noticia: A Walt Disney anunciou hoje (1/9/09) que vai pagar quatro mil milhões de dólares para que o Homem Aranha e outros super-heróis da Marvel acudam ao resgate do reino do Rato Mickey e ajudem a recuperar o público jovem.

O mundo da Disney, dominado por príncipes, princesas, belas adormecidas, sereias e outros personagens que fazem sonhar milhares de crianças, vai acolher cerca de cinco mil personagens da Marvel, com os quais o grupo de comunicação e entretenimento, espera cativar mais crianças e adolescentes, sobretudo no público masculino.

"Atrai-nos a oportunidade de cativar os jovens de uma forma mais agressiva", disse hoje o director da Disney, Robert Iger, numa entrevista ao canal financeiro CNBC, sublinhando que já algumas produções da empresa, como "Carros", "Toy Story" e "Os Piratas das Caraíbas", têm sucesso entre a audiência masculina.""



Party Cloudy

Durante as férias tive a opurtunidade de ir muitas vezes ao cinema. E porque este mundo também faz parte do meu, continuarei a postar aqui no Blog o que de melhor se faz na sétima arte tendo em conta esse público tão especial que são as crianças. Tive a opurtunidade de acompanhar a minha irmão mais nova na estreia do novo filme da Disney Pictures "UP - Altamente" e reparei que antes do filme começar, foi apresentada uma curta de animação de 5 minutos, de seu nome Party Cloudy. Será esta mais uma grande produção da Disney Pixars? Ou apenas uma curta de grande qualidade? Vamos estar atentos.

O Regresso às aulas

"Dentro em pouco as férias de verão chegarão ao fim e o regresso ás aulas não tarda a chegar. Para os europeus o início de um novo ano escolar, e para os brasileiros a volta às aulas para o término de mais um ano escolar.

O regresso às aulas nem sempre é muito fácil para os que estão a desfrutar de um longo período de férias, recomeçar por vezes é difícil. Para os que iniciam um novo ano escolar (Europa) começam as expectativas de novos professores, novas disciplinas; e para os que retornam ao ritmo normal ou seja a continuação do ano escolar (Brasil) voltam as preocupações com as aulas, notas, horários, etc.

Como fazer para que este regresso às aulas não seja tão traumático? O ideal é que a mãe comece a se preparar com pelo menos 10 ou 15 dias de antecedência. É hora de pensar nos horários e ir aos poucos voltando ao ritmo normal.

Acordar na hora certa, almoçar na hora certa, brincar na hora certa, são hábitos essenciais para a criança aprender que na vida temos de seguir regras, e há hora para tudo.

Nas férias é natural que os horários não sejam seguidos à risca, entretanto uma ou duas semanas antes de regressarem às aulas, é importante que eles já estejam habituados aos novos horários;evitando assim estarem mal dispostos pela manhã, estarem dispersos no início das aulas, e desmotivados a retomar a vida normal.

Cabem aos pais fazer com que a rotina novamente se instale e a criança ou adolescente, aos poucos antes do inicio das aulas, já esteja habituada com o novo ritmo.

Também é importante que antes do início das aulas os materiais escolares como livros, cadernos, canetas, mochilas, fardas, já estejam comprados; evitando assim ‘atropelos’ de última hora e o início da aula despreparado!

Se a criança estiver a iniciar numa escola, os pais devem ter redobrada atenção e estarem informados de todos os procedimentos quanto a horário, alimentação, fardas, etc."