O despedimento aos olhos dos filhos
Todos os dias os telejornais abrem com noticias de novos despedimentos e o desemprego continua a aumentar. Com o país a atravessar um grave crise económica, explicar a uma criança que se perdeu o emprego pode ser bastante complicado. A rotina começa a mudar completamente porque a criança vê os pais mais vezes ao dia do que é normal, as dificuldades aumentam e para se pagar umas coisas não se pode comprar outras. O artigo seguinte explica como enfrentar a situação.
Explicar um despedimento aos filhos
É duro perder um emprego, mas também é duro para os seus filhos. Eis como lhes dar a notícia.
Para muitos pais, a parte mais difícil de se ser despedido é explicá-lo aos filhos.
Ser-se despedido já é suficientemente traumatizante – há as preocupações com o dinheiro, os cuidados de saúde, o futuro – mas ser-se despedido quando se tem filhos acrescenta um novo tipo de incertezas. Queremos que os nossos filhos se sintam seguros, mesmo se nós estivermos aterrorizados.
Os especialistas dizem que a coisa mais importante que os pais podem fazer é tranquilizar os filhos, dizendo-lhes que não haverá problemas. Os filhos, mesmo os adolescentes, olham para os pais para garantirem que não lhes faltará nada e para se certificarem que os pais têm tudo sob controlo.
Obviamente que nem sempre é fácil transmitir confiança quando se está com a corda ao pescoço. Pode estar a lidar com sentimentos de traição ou mesmo de embaraço. E, mesmo que não haja problemas em dizer aos seus filhos que se sente frustrado com a situação, certifique-se que lhes diz claramente que está a lidar com a mesma.
Caso não saiba bem como abordar o assunto, pense na relação singular que tem com o seu filho. "Todas as pessoas são diferentes," refere Amy Joelson, uma psicoterapeuta em Nova Iorque que trabalha com todas as faixas etárias. "Ninguém sabe qual é a relação que tem com o seu filho, nem qual o tipo de coisas que normalmente preocupam o seu filho."
Deixe o seu filho fazer perguntas, mas certifique-se que você também as coloca.
"Caso deixe de recorrer tantas vezes aos serviços de uma babysitter, pergunte ao seu filho se vai sentir saudades da babysitter. Caso seja uma adolescente, ela pode identificar-se consigo. Pergunte-lhe se está preocupada com o dinheiro ou consigo," sugere Joelson.
Ao mostrar aos seus filhos que está a tentar ultrapassar este desafio, está a dar um exemplo de como lidar com as adversidades, referem os especialistas.
Acima de tudo, não olhe para os seus filhos em busca de segurança ou conforto. Como pai, cabe-lhe a tarefa de comunicar que está a trabalhar no sentido de encontrar soluções. Neste tipo de situações, as crianças de todas as idades precisam de perceber que, mesmo que as coisas estejam difíceis no presente, a longo prazo vão melhorar.
Pode estar a debater-se com problemas para encontrar um equilíbrio entre as suas próprias emoções e as necessidades do seu filho, mas, segundo os especialistas, isto vai ensinar a todos na família que se consegue sobreviver a enormes contratempos e vai tornar a família mais forte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário