sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A Arte de Contar Histórias

Contar histórias é uma arte. Desde os tempos mais longínquos, as histórias tem o seu lugar.É através da figura do contador que elas vão percorrendo geração em geração e perpetuando a força da palavra, das tradições e da língua.Mas quem é o contador contemporâneo? O que ele conta? Para quem? Como conta? Existem técnicas?A arte de contar histórias ganhou assim um novo fôlego e vem conquistando cada vez mais espaço nas sociedades atuais. Desta forma, têm sido realizados com frequência em escolas, livrarias, bibliotecas, hospitais, auditórios, teatros, etc.diversos cursos para todos aqueles que desejam ter contato com o mundo mágico da narração oral e dos contos através de distintas técnicas criativas e expressivas.

O Objectivo destes cursos é introduzir os participantes do mesmo, na arte de contar histórias, através de abordagens teóricas e práticas. Descobrir o contador que existe dentro de cada um de nós. Desenvolver capacidades expressivas (verbais e não verbais) através de exercícios e desenvolvimento de técnicas ou destacar a importância de narrar histórias como feito artístico em si.

Vejam o vídeo de Clara Haddad. Uma contadora de histórias profissional Licenciada em Educação Física e Artes Cénicas.
Reside em Portugal onde actua como narradora oral, actriz e coreógrafa.
Tem no seu repertório contos de tradição oral e literários e diversas apresentações artísticas, espectáculos e sessões de contos para crianças, jovens e adultos.
Participa frequentemente em festivais,encontros e maratonas de narração oral nacionais e internacionais.
É Idealizadora da "Contos da Carochinha-Brincadeiras com arte" bem como Integrante do Projecto Educativo do Hospital Pedro Hispano (onde desenvolve pesquisa e trabalho com contos , meditação e visualização criativa para crianças e pais de crianças internados)
Ministra ainda cursos sobre a arte de contar histórias e animação de leitura, criação de contos, dança -criativa e teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário