sábado, 17 de abril de 2010

Dia Mundial da Voz - 16 de Abril


O que é a Voz?

Desde sempre, que o homem sente necessidade de comunicar, sendo a voz um dos veículos de transmissão da mensagem, de forma a expormos as nossas ideias com clareza e eficácia. Também constitui um instrumento, relevante na socialização (como factor de estabelecimento das relações), estimulando reacções de interesse, de alegria, permitindo desenvolver afectividade. Pode-se considerar a voz, como o resultado da expressão corporal, dependente do bem estar físico e psíquico do indivíduo.

A voz, deve possuir um conjunto de características (intensidade, altura, duração e ritmo), permitindo um uso adequado e sua percepção agradável aos outros. Quando estas características, se alteram, instala-se um desvio, ou seja, deixa de ser aceite como “normal” se não estiver adequada ao sexo, à idade ou ao contexto sócio-cultural.

Como se produz a Voz?

1º Ao sentir vontade de falar, o cérebro transmite impulsos nervosos aos músculos do sistema respiratório,

2º esses músculos, ao contraírem-se, geram uma determinada pressão sob o volume de ar nos pulmões, que é forçado a subir ao longo da traqueia,

3º chegando à laringe (onde se situam as pregas vocais, formando um V invertido), o ar flui pelas pregas vocais, colocando-as em vibração, gerando um som,

4º esse som é modulado/amplificado, pelas estruturas do tracto vocal (cavidades de ressonância: faríngea, bucal e nasal e estruturas articulatórias, que se movimentam: lábios, língua e mandíbula), originando a voz, como um conjunto de sons da fala.

Qualquer alteração, ao longo desta via, quer seja por motivos estruturais e/ou comportamentais, irá condicionar uma boa qualidade vocal. As alterações da qualidade vocal designam-se por Disfonias.

Actividades para o Dia Mundial Da Voz

* Imitação
* Declamação
* Canto
* Identificar os principais cuidados com a voz
* Analisar as situações que diariamente exigem maior esforço vocal
* Compreender como se produz a Voz
* Identificação de vozes de professores e alunos
* Classificar as vozes de que mais gostamos e perceber porquê
* Identificar os ruídos que perturbam na sala de aula
* Hábitos e comportamentos que influenciam a Voz
* Como se pode melhorar a acústica da sala de aula

A História da Gabriela Tagarela



Visita a Fábrica da Voz - Clica aqui

Fontes: http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/action/2/cnt_id/1022
http://www.diamundialdavoz.com/site_dmv/default.asp

0 comentários: