quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

3 Anos, 2 Objectivos, 1 Sonho - Resumo Escolar - Meses Fevereiro, Março e Abril.

Olá caros leitores. É inevitável que a minha primeira palavra seja um claro pedido de desculpas por não actualizar o Blog mais cedo, mas o imenso trabalho a que estive sujeito assim o obrigou e tendo de definir prioridades, decidi claramente colocar o blog em segundo plano, jamais esquecendo a importância que o mesmo tem, para quem o acompanha e para mim enquanto aluno. Agora que a fase de trabalho com maior intensidade passou, está na altura de dar a conhecer as razões que me levaram a ficar este tempo fora. E que melhor maneira de o fazer, do que relatar a forma como têm decorrido as aulas nestes últimos meses de Fevereiro, Março e Abril? Podemos começar então com a disciplina de TPIE, até porque com tanto trabalho, não há muito a dizer. Confusos? É simples. O trabalho desenvolvido relaciona-se com a PAP. Este projecto trabalhoso e demorado e no meu caso, bastante ambicioso, absorveu-me todo o tempo que tinha, mas orgulho-me de dizer que foi inteiramente responsabilidade minha, sem ajudas na sua construção enquanto ideia e muito pouca na sua concepção enquanto trabalho prático. Nos últimos meses preparei cartazes, inquéritos, exposições, panfletos, programações, cartas formais, cartas de explicação, requerimentos, compromissos de honra e variados e-mails. "Desfiz-me completamente em contactos telefónicos para os vários apoios e escolar interessadas no SETANIMA, 0 1º Festival de Cinema infantil de Setúbal. Isto tudo nas aulas de TPIE, fomentando sempre o meu trabalho e colocando este projecto acima de qualquer coisa. Nas aulas de Português, os últimos tempos foram dedicados a Fernando Pessoa, até porque o exame está à porta. Ortónimo e Heterónimos deram o mote para um teste onde o resultado foi bastante bom tendo em conta que a minha cabeça estava claramente virada para o meu Super Projecto de Aptidão Profissional. Um 17,5 permitiu manter a minha média de Português, até porque os variados trabalhos efectuados foram mais que muitos, destacando-se o manifesto Anti Dantas que tanto "Choque" causou... Pelo meio iniciámos ainda o estudo da difícil "Mensagem" de Fernando Pessoa e demos uma boa dose de gramática, o meu claro Calcanhar de Aquiles. Em Expressão Plástica o que também não faltou foi trabalho. Pintura de Tshirts, um trabalho sobre pintura em tecido, construção gráfica de cartazes, panfletos, flyers, cartaz digital e spot publicitário. Todo o trabalho de divulgação ao nível gráfico, passou sempre pela mão do grande "Ermitão" que me ajudou sempre ao nível da concepção dos trabalhos. Desde já agradeço ao professor "Ermitão" pela ajuda e ainda pela compreensão e confiança depositada, pois se houveram dias em que faltei nunca fora por vontade própria, mas porque o trabalho assim o definiu. Passo agora pelas disciplinas mais demoradas, destacando ECDM e SI. Em ECDM, o trabalho passa sobretudo pela construção de um fantoche de espuma para a realização da peça "hansel e grettel". Contudo foi já pedido pelo professor um outro trabalho sobre "A criança e a música". Em SI, os trabalhos também têm sido alguns e muito autónomos. Realizámos um cartaz sobre a deficiência, um panfleto sobre a sexualidade para crianças, estando agora com um trabalho em mãos sobre a hiperactividade. Na disciplina de Psicologia temos sobretudo falado sobre a importância do emprego e das variadas técnicas de procura de emprego, chegando mesmo a receber a Psicóloga da escola Ana Domingos para uma sessão de esclarecimento. Em AI, todas as aulas têm sido fundamentais na elaboração da PAP, até porque as horas estão mais que dadas. EM educação Física temos dado grande importância ao desenvolvimento das actividades para crianças, destacando os jogos infantis. Pelo meio, lá fazemos as nossas aulas práticas com Andebol, Futebol e Basquetebol como desportos de eleição. Restam-me referir a matemática, onde a geometria tem dado que fazer. Eu estou claramente a perceber e integrado na matéria, sendo que um teste não seria problema de maior. Contudo, a grande maioria preferiu realizar um trabalho, sendo que o mesmo será sobre Euclides e a geometria. Feito que está o resumo dos últimos tempos escolares, resta-me prometer que voltarei assim que possível, tentando postar com mais regularidade. Contudo, os próximos tempos não se avizinham fáceis, pois existe a Defesa da PAP, a elaboração da parte escrita e o decisivo exame para o próximo passo de uma vida. Os três anos estão quase passados, os dois objectivos quase atingidos e o sonho quase alcançado. Até à próxima!

0 comentários: