sábado, 25 de abril de 2009

Projecto "Escola Amiga"

Falar sobre este projecto enquanto actividade importantissima para o curso é simples. Que melhor maneira de aprender a rotina de um infantário/escola, do que efectuar uma visita ao mesmo? Assim, todos os que participaram no projecto compreenderam a importancia do mesmo e isso notou-se ao longo do dia. Mas esta actividade não era apenas mais um trabalho. Era o iniciar de algo. Era o principio de qualquer coisa. Isto parece muito literario mas era a verdade. Eu e 5 amigas fizémos o nosso dia numa "Escola amiga" de nome "Gotinha de Água". Foi um dia sem igual e que decorreu de forma exemplar. Reúnimos o grupo á porta da escola e caminhámos juntos até chegar ao destino e há hora combinada. Eu penso que aqui posso falar pelas minhas colegas e todos sentimos que fomos acolhidos de braços abertos. Apresentaram-nos o infantário e distribuiram-nos por salas diferentes, dois a dois. Eu fiquei com a minha amiga Bruna. Durante o dia, observámos a rotina do infantário, brincámos com as crianças, rimos e sorrimos, tanto com os mais pequenos como com os educadores e fizémos imensos amigos novos. Observámos a interactividade e cumplicidade que existe entre educadores, auxiliares e crianças, divertimo-nos com a musica da Vaca Leiteira, ouvimos e contámos histórias e sentimos que num futuro também poderemos estar ali. Tudo foi bem planeado. Ninguem faltou, todos participaram, todos aprendemos e percebemos que isto é o futuro.
A rotina do infantário passa pelo Acolhimento, actividades várias, almoço, repouso, lanche e brincar. Isto num breve resumo, pois a caracterização do dia na sua totalidade está a ser preparada através de alguns trabalhos.
Eu da minha parte só tenho de agradecer. Agradecer á professora que organizou o projecto. Agradecer às minhas colegas porque somos um grupo e quando algo corre bem não corre apenas para um, mas sim para todos e sobretudo agradeço á instituição. Aqui, foco o nome do Educador com quem mantive o contacto para o projecto "Escola Amiga": Davide Inácio. Deixo os meus sinceros agradecimentos, assim como a todos os restantes educadores e auxiliares de acção educativa que nos apoiaram, tanto a mim como às minhas colegas. Espero ainda, assim como a minha amiga Bruna, que seja a nossa sala a ganhar a viagem ao Zoo. É que cada um tem de puxar a brasa á sua sardinha.
Depois desta actividade só tenho mesmo a dizer "Muito Obrigado".

O nosso dia na "Gotinha de Água"

Éramos 6 pessoas. O meu grupo constituido por mim pela Bruna, Vânia e Ana era acompanhado no dia da actividade "escola amiga", pela Núria e pela Nábila que tinham escolhido a mesma instituição para a realização deste projecto. Estava tudo combinado e a hora marcada era às 9:30 na instituição. Combinámos todos à porta da Escola Secundária do Bocage, de modo a irmos todos juntos para a instituição. Chegámos à hora combinada e acho que no geral estávamos todos um bocadinho nervosos. Eu apesar de já conhecer mais ou menos os cantos à casa, estava também um pouco nervoso pois efectuar uma visita à instituição em contexto escolar é sempre diferente. Como fui eu que mantive o contacto com o Davide, fui o primeiro a entrar, informando-o da nossa chegada pelo que me mandou aguardar um pouco, enquanto as crianças alegres gritavam o meu nome, porque gritam sempre que alguém chega e já conhecem. Para mim é sempre bom ouvir a alegria das crianças quando chego ao infantário. Em questão de poucos minutos, Davide apresentou-se aos restantes membros do grupo. Nunca é demais dizer que todos fomos recebidos muito bem por parte de todos. Davide começou então por explicar e mostrar como era constituido o infantario, como estava dividido e como funcionava. Mostrou-nos as salas, a Copa, o WC e indicou-nos que na parte de baixo ainda funcionava a creche. De seguida fomos então divididos. Eu fiquei com a Bruna na sala das tartarugas, enquanto que a Vânia e a Ana, membros do meu grupo ficaram noutra sala bem como a Núria e a Nábila. A partir daqui apenas posso falar por mim e pela Bruna visto que estávamos os dois juntos. Na sala das tartarugas, tudo era coordenado pelo Educador, o Davide e pela Auxiliar de acção educativa, a Elsa. A rotina começava então com o acolhimento seguindo-se a chamada, tudo sempre em volta de uma boa disposição e muita brincadeira. Seguidamente Davide iniciava uma actividade onde as crianças interagiam com ele enquanto descobriam como o leite era retirado das vacas e iam parar ás suas casas. Uma actividade puxa a outra e vimos o Davide iniciar a musica da "vaca Leiteira". Posteriormente os meninos foram separados. Partindo de um desenho de uma vaca uns pintavam o focinho e a cauda com lápis de cor enquanto os outros faziam as manchas negras da vaca utilizando uma batata embebida em tinta preta. Nesta actividade vimos a proponderancia e a ajuda fundamental de um/uma auxiliar de apoio à infância, neste caso a Elsa. Já durante as outras actividades, Elsa tomava conta de Joana, uma menina que necessitava de alguns cuidados especiais. Quem acabava a actividade da vaquinha, ia divertir-se para outras divisões como a casinha das bonecas, a oficina ou simplesmente brincava com puzzles. Aqui é preciso ter em conta o critério das brincadeiras, visto que as brincadeiras escolhidas não podiam ser as mesmas do dia anterior. Desta forma, as crianças são estimuladas a experimentarem novos tipos de brincadeiras, de modo a não escolherem sempre a mesma. Quando ia ajudar uma menina a montar um Puzzle, Davide acabou por mandar os meninos arrumarem. Todos arrumaram os brinquedos, fazendo de seguida uma fila á porta pois estava na hora de ir brincar lá para fora. Lá fora as crianças brincavam com bolas, no escorrega, á apanhada entre muitas outras brincadeiras. O nosso papel aqui passava por uma observação ainda mais cuidada. Aqui era também o ponto de encontro dos grupos, visto que todas as salas, vinham brincar ao ar livre. Trocávamos impressões e contávamos as experiencias de um dia que estava a ser muito bom. Chegada a hora de almoço, os meninos fizeram comboio à porta, voltaram para dentro, foram lavar as mãozinhas à vez, bebiam água e sentavam-se à mesa para comer.Esta altura tambem foi de muita observação. Alguns meninos são muito rápidos a comer, outros não param quietos á mesa e outros não são muito adeptos da comida inventando mil e uma desculpas para não comerem. Joaninha, por exemplo, chegou a comer praticamente a dormir, mas a forma como Davide interagia com ela era espectacular. Acabado o almoço, era hora da sesta para alguns enquanto que outros iam brincar ao ar livre ou ver um filme. Nesta altura tanto eu como a Bruna já brincávamos com alguns amigos especiais. Lara, uma menina muito querida, brincava muito conosco. Jogar à apanhada com as mãos era uma alegria para ela. Daniel contava que tinha sapatos novos, Pedro sentava-se ao meu colo a contar as aventuras de Ben 10 e Victoria e Shayenne cantavam as musicas das Winx. Mitosa queria brincar, mas esperava que eu fosse atrás dela ao invés de vir ter conosco para brincar. São apenas alguns exemplos porque brincámos com praticamente todos os meninos da nossa sala e com alguns de outras salas. Aproveitámos a hora da sesta para irmos almoçar, com a promessa de voltar às 3 horas. Quando chegámos da parte da tarde, Davide estava já a dar o lanche às crianças. Enquanto o fazia ia respondendo simpaticamente a algumas perguntas necessárias ao nosso trabalho. À medida que acabavam de lançar, dirigiam-se para o banco da entrada. Aí, e mais uma vez foi altura de uma grande cumplicidade com as crianças. Brincadeiras e afectos sobressaiam. É nestas alturas que sentimos que estamos no caminho certo. Brinquei muito com eles, inclusive com a Joaninha que assegurando-se aos joelhos dos amigos chegou até aos meus. Peguei nela e sentei-a ao meu colo até o Davide dizer para formarmos um comboio. Formámos um comboio à porta e foi altura de ir brincar outra vez lá para fora. Ai brincámos muito com eles. Joguei á bola e à apanhada ainda que as crianças corressem muito mais que eu, pois tinha medo de aleijá-las tal era a quantidade de meninos que nos envolviam ao mesmo tempo. Chegada ás 17 horas, a nossa visita a esta escola amiga tinha acabado.
Na bagagem levámos todos muitos amigos, uma grande aprendizagem e a promessa de lá voltar outra vez. Todos foram impecáveis conosco e vivemos situações que não se esquecem. Vimos a importancia de uma rotina já implementada, onde tudo é cronometrado ao pormenor, a cumplicidade entre o Educador e as crianças, o papel fundamental dos auxiliares e a alegria das crianças naquela que é sua segunda casa.
Eu já tinha feito voluntariado e agradeço mais uma vez a disponibilidade de todos bem como a atenção. Espero lá voltar muito brevemente.

Mais uma vez, Muito Obrigado

0 comentários: