domingo, 14 de março de 2010

21º dia de estágio - 12/03/10

Chegou mais uma sexta feira e com ela mais um dia de trabalho com as minhas tartarugas. Cheguei cedo e como habitualmente vesti a minha bata. A pequena Joana já estava no carrinho a pedir para sair enquanto a pequena Aliana sorria ao ver-me. Esperei um pouco que a minha auxiliar de sala e o educador chegassem e passado um pouco, disse às tartarugas para entrarem na sala. Começaram por brincar com os cestos dos brinquedos enquanto o educador preparava já a actividade do dia. Rapidamente, o educador explicou-me a actividade que já tinha sido iniciada no dia anterior. Consistia em pintar os pés e as mãos das crianças com tinta, marcando-as depois em cartolina. Estes desenhos seriam depois utilizados para fazer os membros superiores e inferiores nos bonecos do dia do pai. Enquanto o educador fazia a actividade com cada criança, uma de cada vez, eu tomava conta da pequena Joana não fosse ela espalhar o "Caos". Todos gostaram muito da actividade, mas como tudo, chegou ao fim. Assim que acabou o educador colocou as crianças espalhadas por dois cantinhos distintos. Jogos e casinha das bonecas. O tempo passou, e era altura de ir um pouco ao exterior. Foram todos brincar, inclusive a pequena Aliana, pois peguei-a ao colo e sentei-a ao pé do escorrega. Quando voltamos para dentro, foram fazer a higiene e necessidades e depois era hora de almoço. Dei o almoço à pequena Joana de forma muito rápida. A pequenina estava mesmo com fome. E sono também, já que se deixou dormir mesmo na ultima colher de comida. Deitei-a na cama e por ali ficou a descansar. Fui almoçar um pouco mais cedo e depois fui ao exterior. Assim que voltei o silencio imperava. Todos viam desenhos animados. Os mais crescidos, claro. A auxiliar foi ao exterior e a sala ficou por minha conta. Os três meninos do pré escolar que eu tinha ouviram uma historia sobre filosofia para crianças. Não foi bem uma historia. Foi mais uma espécie de jogo. No final, tiveram de fazer um desenho onde o amigo fazia algo que gostasse. Quando chegou a hora de acordar, era altura do ritual das tartarugas. Calçar sapatos, retirar lençóis, guardar na mochila, ir à casa de banho e sentar à mesa pois o lanche desta semana era pão com manteiga e sumo. Até a pequena Aliana comeu o pão enquanto o jovem Rafael foi tão rápido como nunca. À medida que iam terminando, sentavam no átrio com os casacos vestidos, para ir ao exterior. Enquanto isso, eu limpava a sala com a ajuda da auxiliar e do educador. Depois fui ter com eles ao exterior, enquanto o frio os deixava la brincar. Assim que não deixou mais, voltamos para dentro. Fomos ver a Galinha Pintadinha no Computador. à medida que se juntaram mais meninos, passamos do computador para o DVD da televisão. A minha hora chegava e eu deixei-os a ver o DVD, porque para a semana estou lá outra vez para o levar. Até à próxima.

0 comentários: