domingo, 14 de março de 2010

Bullying: Leandro Filipe podias ser tu

Há uma pequena notícia que se torna monstruosa: a do menino de 12 anos que se atirou ao rio Tua porque sofria violência fisica e psicológica (bullying) dos colegas na escola.
Dói muito o que vai acontecendo pelo Mundo.

Doeu o terramoto no Haiti, doeu e dói a catástrofe na Madeira, dói o terramoto no Chile e dói o mau tempo pela Europa.

Mas há uma pequena notícia que se torna monstruosa: a do menino de 12 anos que se atirou ao rio Tua porque sofria violência fisica e psicológica (bullying) dos colegas na escola.

Deviam actuar em grupo, rir-se às gargalhadas e achar um piadão, os palermas.

É assim, sentem-se grandes, fortes e "giros" por sujeitarem os que estão sozinhos ou são menos agressivos, a situações vexatórias e cruéis.

Falamos muito de menores, e de "não à violência contra os menores e crianças" mas, poucas vezes nos lembramos, que essa violência é exercida por outros menores e que se pode tornar destrutiva e fatal.

Há algo que devemos ter em conta, como temos em conta num autor de crimes de abuso sexual: - esses actos de violência fisica e psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender, têm por autores muitas vezes as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões porque também são vítimas de bullying pela turma.

Que andamos a ensinar aos nossos filhos e aos nossos alunos?

Que se deve proteger os mais novos e mais fracos ou, pelo contrário que os devemos praxar, rebaixar, envergonhar agredir porque a lei que prevalece é a do mais forte e a do que está melhor e mais "acompanhado"?

Protecção legal para isto. Sim há. E há crime que enquadre, sim. Tudo depende para a punição da idade do menor que o pratica.

Mas não será melhor a prevenção social para isto e, um severo castigo a estes garotos mal educados que levam os outros ao desespero?

Que pensam os pais deste assunto?

Estão atentos? Estamos todos atentos?

Que menores estamos a formar?

Que adultos somos nós que formamos estes menores?

Onde andam valores como a coragem, a ajuda ao próximo, a honra, o orgulho em ser honesto. Onde anda a vontade de ser solidário? Onde anda a vontade de ser em conjunto. A coragem de enfrentar a maldade e a injustiça de actos mesmo que venham de amigos?

Onde anda o saber sacrificar-se pelos outros?

O saber ajudar e ser herói apenas porque se fica em segundo plano?

Onde anda o altruísmo? E a vergonha? Onde anda?

Alertemos os nossos menores para estas situações e o dever de as denunciar e evitar.

Alertemo-nos com uma simples frase: - "A culpa também pode ser TUA.

DIZ NÃO AO BULLYING

Fonte: http://aeiou.expresso.pt/ibullyingi-leandro-filipe-podias-ser-tu=f569106

0 comentários: