segunda-feira, 8 de março de 2010

As crianças migrantes

A educação é um direito de todos nós e deve ser vista como uma condição básica essencial que desempenha um papel importantíssimo no êxito de todas as crianças migrantes tornando-as capazes de dar o melhor contributo às nossas sociedades que com o passar do tempo também verão como delas. As crianças migrantes têm por vezes de enfrentar inúmeras dificuldades que podem prejudicar todo o seu desenvolvimento, sucesso e integração social. Podem ter a necessidade de abandonar a escola muito mais cedo que maioria das crianças, sendo os estudantes que frequentam o ensino superior em menor numero. Um baixo estatuto sócio económico, barreiras linguisticas, apoio insuficiente por parte da família e da comunidade em geral ou situações de discriminação podem por sua vez originar casos de marginalização, exclusão social ou xenofobia. Então qual é a solução capaz de auxiliar as crianças migrantes em todos estes aspectos? A solução passa por uma medida muito simples. Reduzir a diferença que separa os alunos migrantes dos não migrantes ou nativos. Este facto é assim a melhor solução de prevenir a segregação social. As principais medidas deviam passar por condições de acesso ao ensino escolar iguais para todos, de modo a que se evite a concentração de crianças migrantes em escolas de baixo rendimento levando a que outras famílias optem pela pior atitude e retirem os seus filhos das mesmas escolas, evitando assim um contacto entre culturas essencial tanto para as crianças migrantes como para as crianças nativas como modo de integração. O apoio a estas crianças deve ser prestado sob a forma de oportunidades justas e equivalentes fomentando assim o desenvolvimento das suas capacidades e potencialidades. Os obstáculos devem ser eliminados de modo a reduzir as diferenças existentes e neste aspecto a qualidade do ensino tem sem dúvida um papel preponderante.

2 comentários:

Fátima Campos disse...

Um mundo a cores, onde todos têm o direito a ter acesso a uma educação partilhada e multicultural e têm o dever de aceitar a diferença e a igualdade de direitos entre todos os seres humanos, independentemente da sua origem ou raça.

Parabéns

Fátima Campos

Andreia Andrade disse...

Excelente comentário fábio!!!
Bem já me apercebi que tem um template novo muito bem está bastante bonito...á muito tempo que nao passava por aqui mas hoje decidi dar lhe um reforco pelo seu lindíssimo blogg.sempre muito bem estruturado, com informacoes pertinentes, informativo entre muito mais coisas boas.
Espero que continues assim que ás de ir muito longe forca aii na maionese