sábado, 25 de setembro de 2010

2º ano - 3º/4º dias de estágio (23/24 de Setembro)


Nesta segunda semana de estágio o trabalho atingiu outros níveis importantes para a minha confiança enquanto futuro técnico de apoio à infância. Com a minha auxiliar de sala ausente, o meu orientador deixou a sala a meu cargo e ao meu cuidado. Mas não foi apenas a sala. Foi toda a organização do dia. Notou-se a confiança demonstrada pelo educador a quem muito agradeço. De facto aproveito já para agradecer também às Educadoras Xana e Rute e às auxiliares Telma e Susana, pois foram espectaculares e sempre impecavelmente prestáveis apoiando-me em tudo e perguntando com muita regularidade se necessitava de alguma coisa ou de alguma ajuda. Contudo, o dia começa como sempre às 9. Faz-se o acolhimento e chamam-se as crianças em comboio para seguir o educador ou o auxiliar até à sala. Arruma-se a sala com a disposição correcta, abrem-se os estores, vestem-se os bibes e solta-se a magia nos cestos dos brinquedos. Por volta das 10 é tempo de arrumar os cestos. Faz-se a chamada com muita brincadeira à mistura e cantam-se canções. Esta semana trabalhámos o Outono. Pintámos folhas do Outono, sendo que os mais pequeninos pintavam com lápis de cera os mais crescidos pintavam com lápis de cor. De notar que os mais crescidos tinham já a obrigação de escolher cores adequadas e pintar dentro do risco, enquanto que nos mais pequeninos a expectativa não era tão elevada. Na Sexta continuámos a trabalhar o Outono, e pintámos um desenho que representava a queda das folhas no Outono. Destaque para a história do "Casamento do Senhor Dióspiro e da Senhora Noz" contada muito bem pelo educador. Depois das actividades vai-se ao exterior e depois higiene e necessidades. É hora de almoço e o stress é sempre muito pois à hórarios a cumprir mas com a ajuda e empenho de todos, tudo corre sempre pelo melhor. A pequena Joana lá se deixa dormir à mesa, mas acaba por comer assim que acorda. A seguir é hora da sesta para uns e pré escolar para outros. Depois na hora de levantar arrumam-se colchões e lençóis, pois está na hora de ir para o lanche. Alguns com muito apetite, outros com muitas "fitas" para não comer. Assim que estamos despachados, é tempo de ir à casa de banho, para depois brincar no exterior. No recreio há sempre muita brincadeira, choros, correrias, castigos e sorrisos. Existem os tímidos, os reguilas, os divertidos e o Afonso que esta semana me deu um espéctaculo musical. Os pais vão chegando e eu vou aproveitando para os conhecer melhor. E não são só os pais que vão chegando, porque a minha hora também. Despeço-me de todos, pois na próxima semana há mais trabalho para realizar. Até lá.

0 comentários: