sábado, 7 de fevereiro de 2009

Brincar e Divertir é Informar e Sugerir

Depois da descrição da semana, cá está a crónica onde se informa e sugere, através do que encontramos no nosso dia à dia. Esta semana vou falar de 3 assuntos que podem ser interessantes. Ora dêm uma espreitadela:

1º Ficou decidido que o trabalho de grupo a Psicologia seria Trissomia 21. Falei com as colegas do grupo e concordaram. Mas é sempre um tema dificil e complicado de tratar. Mas também é um tema muito interessante porque desperta a curiosidade. Todos já sabem que eu sou muito ligado ao cinema. Acho que os filmes transmitem muita coisa do nosso dia à dia.
Pois bem aqui ficam dois videos ligados à Trissomia 21. Em 1996 foi lançado o filme, O Oitavo Dia. Um filme françes. De vez em quando estes filmes, escapam aos olhares menos atentos da sétima arte. Eu aconselho. Este filme conta-nos a história de um homem com Trissomia 21 que enfrenta a morte da mãe e de um ocupado homem de negócios, divorciado e sem a possibilidade de ver os seus filhos. Um encontro acidental é o primeiro passo para o nascimento de uma grande amizade. É um filme onde podemos ficar a perceber melhor o que é Trissomia 21. Eu já vi e gostei. E como vamos tratar este tema a propósito do desenvolvimento das crianças, achei por bem aconselhar. Clique sobre a imagem para saber mais.




2º Ora cá está mais um grande artigo que encontrei na Internet. Fala sobre o temperamento das crianças. Diferentes tipos de temperamento, até porque somos todos diferentes.

Dicas sobre o temperamento - Clique aqui
Cada criança nasce com a sua forma individual de abordar o mundo — o seu temperamento.




3º Tendo em conta a literatura Infantil, pesquisei um pouco soube José Jorge Letria. Este grande autor, que maravilhou e continua a maravilhar as crianças, deu uma interessante entrevista no Programa Sexta à Noite, na RTP, onde explica por exemplo, como contar uma história à criança abordando temas como a morte. Muito interessante. Foi também a apresentação do seu livro para crianças, "O dia em que mataram o rei"

1 comentários:

Anônimo disse...

"Tu est mis ami" 8D
Huhauahuah, ta fixe... Vi um bocado do filme xD
-> FSHT!


Ta engraçado o blog, tem cores alegres mesmo para crianças. Gosto do promenor do Super Mario lá em cima :D Ta giro, continua *