sábado, 28 de fevereiro de 2009

Brincar e divertir é informar e sugerir

Muito se falou esta semana em Guernica. Até porque a semana foi pequena, apenas dois dias de escola devido ao carnaval, a palavra Guernica sobressaiu nos dois dias de aula. Quinta em Expressão e Sexta em Área de Integração. E porquê? Porque vamos trabalhar num projecto que tem como pano de fundo o famoso quadro de Picasso relativo ao ataque à vila de Guernica, em Espanha.
Nesta semana não tivemos Psicologia na Sexta e salvo erro a semana que vem tambem não será completa em relação a esta matéria. A stôra tinha-nos lançado um desafio. Criar alguns posts sobre psicologia. Porque não? Pode ser interessante. Bem então aqui ficam as minhas sugestões e algumas coisas interessantes para este semana.
Viajamos até Guernica, passando pela mitologia grega ao ritmo de Freud. Da evolução das espécies de Darwin, vamos ao encontro de Nemo, um peixe que encantou e agora pode ser visto em Lisboa, no Pavilhão atlantico. E porque estamos à muito sem TPIE, deixo uma história onde a imaginação reina, sobre os balões que voam tal e qual as fadas Winx e o seu espéctaculo para os mais novos.

1º Kids Guernica. Assim se chama o projecto que preencherá as próximas aulas de Expressão Plástica. O objectivo não é ser artista ou pintor. Mas sim fomentar a solidariedade, a paz e o companheirismo trabalhando em equipa para um projecto em comum com o mundo inteiro. Uma homenagem aos que partiram em Guernica, mas que ainda hoje são lembrados ao ver animações como estas inspiradas na grandiosa obra de Pablo Picasso.





2º Freud e a sexualidade. Tema um pouco dificil de se compreender e de interiorizar. É que Freud via as coisas um pouco diferente da maioria quando surgiu com a sua teoria da sexualidade. Desta sua teoria surgiu ainda o Complexo de Édipo. Pois bem porquê este nome e que relação tem este ser da mitologia grega com Freud? Pois bem pesquisei quem foi Édipo e deixo um video sobre Freud onde o mesmo aborda o assunto perante uma plateia exaltada. Exerto retirado do filme "Freud: The Secret Passion", que demonstra não só as suas ideias de sexualidade como a forma como elas foram bastante discutidas.

Quem foi Édipo
Édipo é um personagem de um conto grego. Famoso por matar o pai e casar-se com a própria mãe. Filho de Laio e de Jocasta, pai de Etéocles, Ismênia, Antígona e de Polinice.
Segundo a lenda grega, Laio o rei de Tebas havia sido alertado pelo Oráculo de Delfos que uma maldição iria se concretizar: Seu próprio filho o mataria e que este filho se casaria com a própria mãe.
Por tal motivo, ao nascer Édipo, Laio abandonou-o no monte Citerão pregando um prego em cada pé para tentar matá-lo. O menino foi recolhido mais tarde por um pastor e batizado como Edipodos, o de "pés-furados", que foi adotado depois pelo rei de Corinto e voltou a Delfos. No caminho, Édipo encontrou um homem e, sem saber que era o seu pai, brigou com ele e o matou, pois, Laio o mandou sair de sua frente.
Após derrotar a Esfinge que aterrorizava Tebas, que lançara um desafio ("Qual é o animal que tem quatro patas de manhã, duas ao meio-dia e três à noite?"), Édipo conseguiu desvendar, dizendo que era o homem. "O amanhecer é a criança engatinhando, entardecer é a fase adulta, que usamos ambas as pernas, e o anoitecer é a velhice quando se usa a bengala".
Conseguindo derrotar o monstro ele s eguiu à sua cidade natural e casou-se "por acaso" (já que ele pensava que aqueles que o haviam criado eram seus pais biológicos) com sua mãe, com quem teve quatro filhos. Aquando da consulta do oráculo, por ocasião de uma peste, Jocasta e Édipo descobrem que são mãe e filho, ela comete suicídio e ele fura os próprios olhos por ter estado cego e não ter reconhecido a própria mãe. Após sair do palácio, Édipo é avisado pelo Corifeu que não é mais rei de Tebas; Creonte ocupara o trono, desde então. Édipo pede para ser exilado, mandado embora. Pede, ainda, para que Creonte cuide das suas duas filhas como se fossem suas próprias.
Fonte: ( Www.Wikipédia.com )





3º Exposição " A evolução de Darwin". Já falámos em Darwin nas aulas de Psicologia. Foi muito por alto,é verdade, sobretudo se tivermos em conta nomes como Freud ou Piaget. Mas surge uma expos ição no aclamado museu Gulbenkian em Lisboa, que achei interessante postar no Blog. Afinal de contas foi Darwin o primeito autor da psicologia de que falámos em aula. Esta exposição fala sobretudo sobre teoria da evolução das espécies bem como a sua ligação e contributo à medicina e biologia nos dias que correm.




4º Le Ballon. Esta animação demonstra bem a força que a imaginação pode ter. Como estamos à muito tempo sem TPIE e achei muito engraçada resolvi postar. É bom não esquecer que para se contar uma história é preciso muita imagoinação e nesta animação o que não faltou foi imaginação. Afinal de contas para onde vão os balões que ficam a voar no are? Eu pensava que rebentavam, mas depois disto fiquei a pensar... até porque eu não os via rebentar quando os deixava fugir.





5º Disney no Gelo - À proucura de Nemo. Já vi anunciar na televisão e é capaz de ser muito giro. Disney no Gelo é um espéctaculo cheio de imaginação, ritmo e fantasia sem esquecer a estrela principal idolatrada pelos mais novos, ou seja, Nemo. Fiquem com o video.






6º Winx, ao vivo. Muito na onda de Nemo ( perceberam amigos? Onda? o Nemo é um peixe !!! ... esqueçam lá, era só um trocadilho mas saiu mal ) , surge-nos este espectaculo também para os mais novos. Winx, as famosas fadas que deliciam os miudos de hoje ganham uma versão ainda mais animada com este musical, onde cantores e bailarinos interpretam as musicas da serie e dão vida às fadas preferidas da pequenada.


0 comentários: