sábado, 11 de julho de 2009

Crianças em Perigo

Durante esta última semana falámos sobre os perigos a que as crianças estão sujeitas no dia à dia. Escola, Parques Infantis, Ruas ou a própria Casa podem revelar diveros perigos a que temos de estar constantemente atentos e vigilantes porque as crianças não têm um sentido de perigo muito apurado. Assim esta noticia vem mesmo a calhar. O site Pais e Filhos faz referencia à falta de segurança nas praias, referindo especialmente a Costa da Caparica. É uma notícia a ter em conta e que dá sempre que pensar. Dêm uma espreitadela.

"Esperam-se 130 mil crianças, por dia, em duas semanas na Costa da Caparica.

A Associação para Promoção da Segurança Infantil alerta para o perigo que as crianças correm quando se deslocam até às praias. Todos os anos são aos milhares as crianças que, pelas escolas ou pelos ATL, vão passar algumas semanas de férias à praia.

O Instituto de Socorros a Náufragos estima que todos os dias cheguem às praias da Costa da Caparica cerca de 130 mil crianças. O problema é que as carrinhas onde viajam raramente têm cadeiras adaptadas para as crianças. A Lusa esteve em duas praias e verificou que apenas uma carrinha, das dez que contabilizou, tinha cadeiras adaptadas para as crianças.

Helena Sacadura, a secretária-geral da Associação para a Promoção da Segurança Infantil, lembra que os acidentes rodoviários são a principal causa de morte infantil em Portugal e os acidentes por afogamento a segunda.

Apesar de não haver muitos afogamentos em praias, porque o cuidado é redobrado, continua a haver escolas que a segurança das crianças no transporte. A maior preocupação é com as crianças com menos de três anos, pois necessitam de cadeirinha incompatíveis ou de difícil instalação em autocarros.

Os passeios à praia são bons para quebrar a rotina mas podem por as crianças em risco. Será que as três horas de praia compensam o perigo?

Em declarações à Lusa, uma educadora de infância reconheceu que os pais estão mais preocupados com a estadia na praia do que com o transporte das crianças. A mesma responsável admitiu que das cinco camionetas que todos os dias fazem o percurso do colégio para a praia apenas uma é segura: a carrinha particular do colégio que transporta apenas os mais pequeninos."

0 comentários: