sábado, 15 de maio de 2010

28º Dia de Estágio - 14/05/10


Mais uma semana no infantário Gotinha de água, onde o trabalho que procuro realizar se mistura com as experiências de varias situações sempre diferentes. Desta vez, fomos ao teatro da parte da tarde. Mas já lá vamos. O dia começou como sempre às nove e após vestir a minha bata, brinquei com as jovens Joana e Aliana que esperavam a chegada do Educador, ambas nos seus carrinhos. Assim que o Educador chegou, fomos todos para dentro e rapidamente fiquei a saber que a pequena Joana já dava pelo menos cinco passos seguidos sem cair. O Educador mostrou-me como a pequena já fez imensos progressos e torna-se gratificante assistir a esta evolução. A actividade do dia era pura magia. Com tinta de esferográfica preparada (depois de ser terem colocado os feltros em álcool e água), as crianças realizavam em folha branca um desenho a seu gosto ou até vários riscos. Como o lápis era branco e a folha também, o resultado não era à primeira vista visível, levando algumas crianças a questionarem pelo desenho ou a dizerem que não sabiam fazer. Contudo depois de feitos os desenhos, passávamos com o pincel mergulhado na tinta de esferográfica, revelando assim o desenho realizado com o lápis de cera. Esta actividade era realizada em grupos de cinco crianças, sendo que as restantes se dividiam pelos puzzles e casinha das bonecas. Mais tarde, era hora de ir ao exterior brincar e no regresso depois de passar pela casa de banho para fazer a higiene, era hora de sentar à mesa para o almoço. A pequena Joana comeu muito rapidamente e esta semana totalmente desperta. Os amigos comeram também bastante rápido e depois foram dormir a sesta. Depois de ajudar a auxiliar na hora de almoço fui também ao exterior. No regresso, antecipamos a hora de acordar pois iríamos então ao teatro assistir "O Feiticeiro de OZ". Com um comboio gigante, atravessamos a estrada até ao auditório perto do infantário, destacando aqui a importância destas actividades para o nosso currículo enquanto estagiários, pois acarretam muito mais responsabilidades do que uma simples ida ao teatro. Organização, vigia, paciência, atenção e muito cuidado são algumas das capacidades necessárias e todos me ajudam no sentido de as adquirir a pouco e pouco. No regresso era hora de lanchar. Hora que passou bastante rápido tal era o apetite que a peça tinha criado. Seguia-se a hora de ir brincar para o exterior. Ajudei a arrumar a sala e depois fui também vigiar o recreio, onde as crianças me pediam para jogar mil e um jogos. Esta semana fiquei-me pelas fintas e pelo Futebol. As crianças eram cada vez menos e o frio cada vez mais. Estava na altura de regressar para dentro e ir cantar ao som do "Festival do Panda" e viver aventuras com o "Pequeno Stuart Little 3". O relógio marcava 18:30 e despedi-me da minha auxiliar de sala e da Dona Isaura, regressada depois de uma ausência para gaúdio de todos os que trabalham na instituição. Até para a semana amigos, porque eu lá estarei.

0 comentários: