sábado, 29 de maio de 2010

SEMANA DA CRIANÇA - 3 Anos, 2 Objectivos, 1 Sonho


2º Semana da Criança. Chegou mais uma semana onde a criança é rei e senhor na Escola Secundária de Bocage. Na parte da manhã, a escola enchia-se de actividades para receber os mais pequenos, enquanto que na parte da tarde preparava-mos algumas actividades e prosseguíamos algumas aulas. Vamos então fazer o rescaldo da semana da criança dia após dia:

Segunda Feira: Dia de colocar em exposição os projectos "100 diferenças" realizados nas instituições onde cada aluno vai estagiar todas as semanas. Os projectos eram diversos e este ano em muito maior número. Preparámos também a exposição Carta Coreográfica de modo a apresentarmos às crianças que visitariam a escola. Como apresentar? Seria explicado no dia seguinte aquando a visita de Tânia, a sobrinha da professora Fátima Campos mas sobretudo a dinamizadora daquele projecto. Foi um dia para preparar várias actividades, tratar de toda a componente técnica em sala como som, vídeo, mesas digitalizadoras, instalação de programas, colagens, desenho, pintura entre muitas outras actividades.

Terça Feira: O dia começou com um WorkShop dado pelo Sr Martinez, um professor de Educação Física e Dinamizador de várias actividades. O Workshop consistia em vários jogos para crianças entre os quais "Trikes", "Patinetes", Bowling Infantil, Arremessos de Argolas, Saltos em Escada, "Corridas de pés sincronizada" entre muitos outros. O Sr Martinez pareceu-me ser uma pessoa muito profissional e sempre disponível para ajudar. Durante a tarde, recebemos então a visita de Tânia, que já nos tinha visitado o ano passado dando um Workshop sobre Maletas Pedagógicas. Este ano ensinou-nos a dinamizar uma exposição utilizando todo o seu reconhecido dinamismo. Muito bom.

Quarta Feira: Primeiro dia com crianças na Escola. Recebíamos a visita de pelo menos dois infantários. No exterior vários jogos e pinturas faciais faziam as delicias dos pequenos. No interior, Música, Modelagem de balões e a exposição "Carta Coreográfica" marcavam presença. Podiam ainda desenhar em mesas digitalizadoras e passear pela escola dos crescidos ao som da história de Maria Benguela e Pascoal ou folhear outros livros infantis espalhados pela sala dos crescidos.

Quinta Feira: A Escola recebia a visita de uma turma do 2ºano de escola primária. No mesmo dia estavam marcadas as actividades de Português e Inglês. A primeira consistia em contar uma versão modificada de "Os Maias" às crianças, fazendo apenas a distinção entre o herói Carlos da Maia e o vilão Dâmaso Salcede. Em inglês teriam de associar partes do corpo humano a um boneco tendo em conta que as palavras estavam todas em inglês. Ambas as actividades correram bem. A de Português foi dinamizada por mim, numa actividade onde dei o melhor que tinha para improvisar uma história que alegrasse as crianças. A avaliação do resultado final deixo para quem viu. A minha avaliação é apologista de que quem dá tudo a mais não é obrigado e nesse aspecto eu dou sempre o máximo. Não o sei fazer de outra forma.

Sexta Feira: Ultimo dia da intensa semana da Criança. Dia em que não tivemos estágio devido às actividades que iriam ocorrer neste dia. O dia que mais nervos criou pelo menos em cinco alunos que iriam com a professora Margarida Costa dar uma aula de Filosofia para crianças. Não pela dificuldade do assunto, mas pela imprevisiabilidade das crianças do 4º ano de Escola primária que visitariam a escola. Penso que a actividade correu bem e acabou por ser muito positivo. Depois da colega Ana Caldeira ler a história, dei inicio à actividade e coloquei-os a pensar com a ajuda de todos os colegas e professora. O único senão foi eles serem inteligentes demais levando a que respondessem muito rapidamente, deixando-nos às vezes sem outra questão. Nesse caso tivemos o "Backup" da professora Margarida que entrava com novos assuntos abrindo um longo caminho a novas perguntas. No final continuaram o conto que tínhamos contado, "Uma história só" e deram asas à imaginação. Assim que esta actividade acabou fui para a sala de balões onde desenhei caricaturas em balão.

Balanço Final: A semana da criança já lá vai e há sempre muito para contar. Penso que correu tudo muito bem, fica na consciência de cada um de nós aquilo que fez para que tudo corresse bem. Eu falo por mim e sei que dei o máximo empenhando-me em cada actividade a que fui chamado. Tentei improvisar, dinamizar, brincar, cantar, dançar e muitas outras coisas...tudo dentro daquilo que sabia, podia e conseguia. Uma semana que fica para a história do curso e que será certamente para repetir no ano que vem e ...

Se o disse está dito e fi-lo por escrito!

0 comentários: