segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

3 Anos, 2 Objectivos, 1 Sonho


Bem, e chegámos ao fim daquele que se pode considerar o primeiro período de aulas. A última semana de aulas tem sempre um ritmo diferente. O esforço e o trabalho ficam um pouco para trás e entra-se num ritmo de descontracção. Contudo no profissional às vezes não é bem assim, pois o ensino é diferente e o trabalho não pode parar. Para quem pensa que ser aluno do profissional é tarefa fácil, é porque não passa o dia inteiro dentro da escola num completo horário laboral e não tem um ensino à base de horas a efectuar. Assim sendo por exemplo, a ultima aula de Educação Física foi para trabalhar. Bem, pelo menos para cinco alunos da turma que se propuseram a efectuar a última aula do ano. Realizamos Andebol e Futebol depois dos habituais aquecimentos. Em TPIE, finalizámos os Postais de Natal e mantivemos um espírito de final de ano com uma pequena festa realizada dentro do seio da turma TAI. Também houve lugar a troca de prendas. Eu gostei muito da prenda que recebi e ainda mais da que ofereci. Nas horas de AI, fizemos Auto Avaliação, bem como na aula de Psicologia. Tanto numa como noutra as notas finais agradaram-me muito. Contudo penso que poderia ter dado um pouco mais de mim em Psicologia. Tentei dar o máximo para manter a média do ano passado, mas talvez por ainda me estar a habituar à forma de ensinar de uma nova professora numa disciplina tão complexa como Psicologia, essa média tenha descido um pouco. Mas estamos lá no próximo período para alcançar um resultado ainda melhor. Em Saúde Infantil também falámos das notas, que ainda não poderiam ser dadas devido a alguns grupos não terem ainda efectuado as apresentações dos folhetos informativos sobre vários tipos de doenças. Na aula de Expressão Plástica continuámos os trabalhos de pintura sobre tela, sendo que a ultima aula foi mesmo para descansar e descontrair. Em ECDM falámos, dançámos e fizemos jogos que nos permitiam ver o que cada pessoa transmitia através do olhar e do andar. Em jeito de opinião pessoal não acho que queira dizer muito acerca da personalidade de cada um de nós. Mas é uma opinião e vale o que vale. A dança até foi divertida e deu para rir e descomprimir um pouco. Mas eu sou muito "rock alternativo" e tanto o estilo como a dança não são bem aquilo que gosto mais. Prefiro ouvir e sentir as músicas que fazem parte da minha PlayList. Mas se é aula, estamos lá para fazer. Então que seja e dou o melhor. Falta-me falar de Português. Aqui parece que o pós aula não correu muito bem. A verdade é que não fui à ultima aula por vontade própria. Quis fazer uma vez num ano, aquilo que muitos fazem durante o ano inteiro. Parece que a professora ficou um pouco desiludida. De qualquer das formas, a professora conhece-me e sabe que desde o inicio dei sempre o máximo e nunca faltei para me escapar a qualquer trabalho que fosse. Não haveria motivo para tal. Falei com a professora no final, para que não fosse de férias com aquele sentimento de desilusão. Não era esse o objectivo, mas sim descomprimir um pouco de um ano que tem sido trabalhoso e difícil para quem se esforça. Em inglês também não há paragens. Depois de recebermos os testes estivemos a finalizar os trabalhos sobre o ambiente, ainda que as apresentações não tenham corrido bem e o objectivo seja agora reformular os mesmos. A disciplina de Sociologia serviu também para apresentarmos os trabalhos finais de módulo e descontrairmos um pouco. Foi uma semana diferente com algum descanso pelo meio. Depois de falarmos das disciplinas todas falta o destaque da semana. Para mim o destaque foi a entrega do diploma de aluno de mérito. Representa o esforço e a dedicação que tenho tentado impor a cada dia que passa dentro deste curso. Tento fazer o meu trabalho da melhor forma, sempre com o objectivo de melhorar não porque tenha da mania que sou superior ou bom, como já ouvi, mas porque penso para além de hoje. Penso no futuro. E acredito que quem não o faça agora, em breve vai começar a fazê-lo. Porque o tempo passa rápido e temos de fazer algo para que esse mesmo futuro seja aquilo que esperamos e desejamos. Nada cai do céu. Agradeço aos professores que me têm ajudado, bem como aos amigos que o têm feito e esses sabem quem são. Na entrega do Diploma não vou dizer que não estava nervoso. Estava um pouco. Não pelo momento em si, mas pelo o que o momento acarretava. Era muita gente e eu não sou propriamente o rei da desinibição. Assim, estava um pouco com o coração a palpitar. Mas recebi o apoio presente de algumas pessoas que me ajudaram a viver aquele momento. É a elas que agradeço. Elas sabem quem são. E assim terminou o primeiro período do ano lectivo escolar, sendo que ainda faltava um dia de estágio, muito trabalhoso por sinal, para entrar de férias. Quero ainda dizer que a troca de prendas também foi um momento importante para mim, mas isso meus amigos só eu sei porquê e acredito que alguém perceberá porquê. E já sabem...

Se disse está dito e fi-lo por escrito!

Bom Natal e um Próspero Ano Novo para todos os leitores.

0 comentários: