sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Saúde Infantil - Dores de Garganta

As dores de garganta foi mais um dos temas falados em aula de Saúde Infantil. Podem surgir sobre as mais diversas formas entre Amigdalites, Faringites ou Laringites. Todas elas podem estar associadas principalmente à gripe e atacam tanto adultos como crianças, sendo que estas podem ser muito mais vulneráveis. Vejam as diferenças e tirem as conclusões necessárias.

"Dores" de garganta: amidalite, faringite e laringite
A grande maioria das dores de garganta é causada por vírus e quase sempre está associada a gripe ou resfriado

A grande maioria das dores de garganta é causada por vírus e quase sempre está associada a gripe ou resfriado. Em geral, a criança apresenta sintomas de febre, mal-estar geral e dor local. Veja como é o tratamento para cada caso.

Amidalite

Em geral, as amidalites são provocadas por vírus, apenas 15% são causadas por bactérias. Isso significa que, em 85% dos casos, não é preciso dar antibiótico. A criança com amidalite tem falta de apetite, dor e coceira na garganta, dor de cabeça, tosse, coriza e febre. Nos casos mais agudos, a infecção se alastra atingindo a faringe e as cordas vocais, provocando rouquidão e até perda temporária da voz. Para o tratamento ser eficaz, o médico pede o teste para identificação da bactéria estreptococo do grupo A. Se der positivo, ele receitará antibiótico. Se o teste for negativo, o melhor é aliviar os sintomas com antitérmicos e analgésicos até que o ciclo do vírus acabe, o que ocorre em 3 ou 5 dias.

Faringite

A inflamação da laringe costuma acompanhar as amidalites e outras infecções das vias respiratórias, para a preocupação dos pais. É o médico quem consegue definir com precisão se a dor de garganta é proveniente da faringe ou da amídala, pois os sintomas e até mesmo as causas são muito semelhantes.

Laringite

A laringite é a inflamação da mucosa da laringe, a parte superior da traquéia. Algumas vezes a causa é viral, outras por reação alérgica. Em geral, a criança fica com falta de apetite, febre, coriza e rouquidão.
Algumas vezes, esses sintomas se intensificam e são associados a falta de ar e inchaço nas vias respiratórias, o que faz com que o ar passe “assobiando”. O tratamento consiste em medicamentos para aliviar os sintomas e, dependendo da gravidade do caso, antialérgicos.




0 comentários: