sábado, 2 de outubro de 2010

2º ano - 5º/6º dias de estágio (30 de Setembro e 1 de Outubro)


Mais uma semana de estágio com muito trabalho pela frente. Para ser sincero, tenho aprendido imenso nas ultimas semanas de estágio. A formação em contexto de trabalho começou muito bem e eu estou a ambientar-me cada vez melhor. A rotina passa sempre pelo mesmo. O Acolhimento no Polivalente onde as crianças brincam e vêm os seus heróis da TV. Onde os mais pequeninos ainda choram ao verem os pais partirem. Onde me vou dando a conhecer e conviver com educadores e auxiliares. Quando o educador chega, seguimos todos para a sala, as crianças vestem os bibes e colocamos a sala em ordem. Depois é altura de começar a brincar com os cestos até os amigos estarem todos presentes. Por volta das 10 horas é altura de arrumar, pois está na hora da chamada e da cantoria. Depois desta parte mais divertida e descontraída é altura de trabalhar. Esta semana, trabalhamos o Outono.

Esta semana continuámos a trabalhar com o Outono. De facto terminámos a introdução ao Outono nesta ultima Sexta Feira com um trabalho muito engraçado, que deu sequência ao excelente trabalho realizado na Quinta Feira. Começamos por colar folhas reais do Outono numa árvore previamente pintada pelas crianças. Utilizamos cola branca e um pincel, para que fossem as próprias crianças a manusear o material, sempre sob a nossa vigilância e cuidado. Os mais pequenos tinham de ser mais auxiliados, já que púnhamos a cola e eles colavam as folhas nas árvores. Os mais crescidos além de colarem no local, espalhavam a cola pelas folhas. No dia seguinte, demos continuidade à actividade fazendo uma árvore com mãos pintadas quem mulavam as folhas das árvores. Pinceis e Digitintas de cores amarela, vermelha e castanha, deram lugar a uma árvore muito original. Com um pincel, pintava-se a palma da mão da criança que depois estampava na folha. As cócegas eram muitos, os sorrisos também assim como a sijidade, mas no final o trabalho compensou porque ficou muito interessante. A árvore era feita de cartão, assim como os ramos. A melhor forma de as tartarugas darem as boas vindas ao Outono.

Segue-se a brincadeira no exterior. Uma ligeira correria para esticar os músculos, apanhar os amigos e rir sem parar. Segue-se a higiene e necessidades e a sempre agitada hora do almoço. Esta semana a pequena Joana comeu tudo sem dizer não, enquanto os amigos aderiram melhor ao peixe do que à carne. Logo de seguida é hora da sesta e do Pré Escolar. Contudo, não houve pré escolar, pois os meninos mais crescidos portaram-se muito mal ao fazer barulho quando os pequenos estavam a dormir. Ficaram todos de castigo. Na hora de levantar é o tal ritual de calçar sapatos, arrumar colchões e lençóis e ir à casa de banho. O pequeno Santiago conseguiu dormir sem fazer xixi na cama, por isso esteve de parabéns. Segue-se a hora do lanche que foi bastante calma esta semana, e depois é brincar sem parar. Destaque para a pequena Catarina que esta semana já brincou um pouco mais no recreio para contentamento dos pais. O dia acaba com muitas conversas com os pais, sobre o comportamento dos pequenos, e com muitas historias para contar. Mais uma semana de estágio repleta de aprendizagens.

0 comentários: