sábado, 2 de outubro de 2010

Sabias que...


Hiperactividade tem origem genética

Tenho uns quantos amigos no infantário que não param quietos nem por um segundo. Correm, saltam, pulam, brincam, portam-se mal, têm genica para dar e vender e provavelmente quando chegam a casa ainda dão água pela barba aos pais.

A perturbação de hiperactividade com déficede atenção (PHDA) pode ter origem genética, revela um estudo publicado no jornal The Lancet.


Pela primeira vez, os cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiram relacionar a doença com a falta de um determinado par de genes. Essa ausência foi verificada em quatro de cinco crianças com PHDA.

Com esta descoberta, os investigadores esperam acabar com o estigma que envolve a doença, uma vez que é quase sempre relacionada a mau comportamento por excesso de permissividade dos pais.

«Agora podemos dizer com certeza que a PHDA é uma doença genética e que os cérebros das crianças com esta doença desenvolvem-se de forma diferente das outras», disse Anita Thapar, uma das autoras do estudo, acrescentado que as estruturas do cérebro destas crianças apresentam algumas semelhanças às das crianças com autismo ou esquizofrenia.

Já se sabia que a PHDA tinha tendência a ser hereditária, mas esta é a primeira vez que se mostra que o problema pode mesmo estar no património genético.

Fonte: http://www.paisefilhos.pt/index.php/component/content/article/39-manchete/2797-hiperactividade-tem-origem-genetica

0 comentários: