Ok! Aqui vai. As férias de Natal estão à porta e vai acabar a primeira fase desta aventura iniciada em Setembro. O que pretendo aqui escrever é um balanço destes primeiros 3 meses. Bem eu pessoalmente iniciei esta aventura um pouco de pé atrás, mas perseguindo um objectivo que para mim é importante. Cheguei e dei tudo o que tinha. Fiz coisas boas, outras menos boas mas chego ao final desta primeira fase com o sentimento de que tudo fiz para alcançar os melhores resultados possíveis. Tive sortes, tive azares, tive muito trabalho e dei sempre o meu melhor. A pouco e pouco vou me habituando a um facto que muitos podem dizer que não interessa, mas que no fundo tem sempre uma relevância, por muito pouca que seja. Isso mesmo, falo de ser o único rapaz da turma.
Se tivesse que destacar pontos positivos e negativos eu não teria dúvidas.
Positivo:
- As amizades que já criei - O facto de ter dado sempre o máximo de modo a ajudar-me a mim e se possivel, os meus colegas.
Negativo:
- Muito azar numa disciplina onde sei que tenho que melhorar imenso, Educação física. Sejam por que motivos forem, não correu bem... Faltei a muitas aulas e o único culpado fui eu. - O clima vivido diariamente dentro da turma. Salta a vista que existem conflitos e nesta "guerra" como disse a professora Fátima Campos, já existe um ferido. É triste ver isto acontecer. É só a minha opinião. Até quando vai durar?
Os meus prémios:
O melhor trabalho individual: Adorei fazer o trabalho de A.I sobre a região militar de Setúbal. É possível aliar a diversão ao trabalho. Garanto-vos.
O melhor trabalho em grupo: Gostei muito de trabalhar com as minhas colegas Vânia e Ana Isabel especialmente no trabalho de final de módulo onde apenas se podia usar som e imagem. Formámos "Stable" algumas vezes e eu gostei imenso. Mais uma vez é a minha opinião. Os trabalhos saem naturalmente e as ideias coincidem. E é um grupo onde há trabalho e esforço da parte de todos os elementos. Isso posso garantir.
O pior momento: O triste acontecimento passado durante uma aula de ECDM. Mais não é preciso dizer. Todos sabem o que se passou.
Este é o meu balanço final, a partir daqui espero continuar com força e voltar em grande, especialmente a Educação Física e espero também que algo mude no seio da turma.
Brincar e divertir é informar e sugerir.
Ok aqui ficam as minhas sugestões para esta semana, nesta rubrica que pessoalmente é uma das minhas favoritas... porque posso dar asas à minha imaginação, apesar de não ser uma Phoenix, e esta dica é para uma amiga. Ela sabe quem é. Bem mas fiquem com as minhas sugestões.
1º - Vimos em sala de aula um escelente documentário, que aliás já tem a sua crítica postada no blog. Mas o mundo que chamamos nosso será um dia mais tarde de milhares de crianças, por isso escolhi este video que é espectacular e que mostra bem os problemas do planeta. Vejam porque acho que vale a pena
2º - Em segundo lugar vou colocar um texto retirado de uma página de Internet mas muito bom para quem quiser disfrutar desta quadra natalícia com as crianças da melhor maneira possível:
Natal em grande para os mais pequenos
Tudo o que não pode esquecer Os mais pequenos andam entusiasmados e já só pensam nos presentes. Para que as suas crianças tenham um Natal ainda mais feliz, não se esqueça das suas necessidades na hora dos preparativos da quadra natalícia.
1º - Quando for às compras, evite ao máximo levá-los atrás. Esta será uma das atitudes mais sensatas. Além de perder menos tempo a procurar as prendas para oferecer, vai passar metade do tempo a ver se não os perde na confusão das lojas e dos abarrotados centros comerciais. Como se não bastasse, as crianças, que já andam agitadas com toda a animação da quadra, correm o risco de ficar ainda mais excitadas. Se a maratona de compras for longa, vão ficar cansadas e saturadas e vão entrar numa fase em que pedem tudo o que vêem.
2º - Como não lhes vai fazer a vontade, as mais pequenas tenderão a amuar e a fazer birras, o que acabará por dar cabo da sua paciência, desviando-a dos seus objectivos iniciais. E, mesmo que tudo corra bem, vai ter que parar por diversas vezes para lanchar, para lhe dar água e para o levar à casa de banho.
A não esquecer antes do Natal
3º - À medida que for confirmando as presenças para a noite de Natal, informe-se se algum convidado tem exigências especiais em termos de menu. Tenha especial atenção às necessidades das crianças. Muitas não comem bacalhau com couves nem muitos dos doces tradicionais da época.
4º - Na hora de ir às compras para a consoada, lembre-se de adquirir alimentos fáceis de preparar de que as crianças gostem. Uma sopa de legumes para iniciar a refeição afigura-se uma excelente opção.
5º - Tente que as crianças fiquem todas juntas na hora da refeição. Faça um plano da mesa, dispondo os convidados por afinidades ou temas de conversa. Caso haja muitas crianças, crie uma mesa infantil, usando loiça mais resistente para evitar acidentes e estragos maiores.
6º - Pelo sim pelo não, prepare uma caixa SOS com antiácido, aspirina, pensos, gaze e outro material útil para uma possível emergência. No meio da confusão festiva, há sempre uma criança que cai ou que se magoa.
Incuta-lhes o espírito natalício
7º - Estimule o espírito natalício das crianças que o rodeiam. Pegue nos enfeites do ano anterior e veja quais podem ser reutilizados. Se tiver filhos envolva-os no projecto de decoração da casa.
8º - Para conseguir uma árvore de Natal ainda mais original, peças-lhes para recortar figuras douradas e prateadas e junte-as às decorações tradicionais. Use-as também para enfeitar as portas e as janelas, explicando-lhes que o Natal não é só receber prendas. Também é ajudar na festa.
9º - Desafie também os seus filhos para prepararem uma exibição para a noite de Natal com cantigas, teatro ou dança. Além de os manter distraídos e ocupados enquanto prepara as coisas, esta é também uma maneira de deliciar os seus familiares. Os avós, esses, vão ficar ainda mais embevecidos com os netos!
10º - Se está a planear uma surpresa para o seu filho, esconda o embrulho num lugar que sabe que ele nunca irá descobrir. Não o deixe à vista, num sítio alto, pois a criança poderá subir a uma cadeira para lhe mexer e pode cair. Controle também se os presentes que estão de baixo da árvore ainda não foram descobertos pelos mais pequenos.
Texto retirado do site http://familia.sapo.pt/articles/familia/saber_viver/901453.html
Olha!!! Tive uma idéia
Bemnão houve muita gente a votar...mas quem votou deu a sua opinião e isso para mim jé é importante. Bem a pergunta da semana que passou era "Como se chama o novo filme da Disney Pixars". Entre as várias hipóteses existentes a correcta era "Bolt". Esta pergunta até tinha uma rasteira visto que eu já tinha colocado no Blog a sugestão do filme para os mais pequenos.Bem a maioria acertou e a brincadeira esta semana vai continuar. Ao lado vai estar exposta a pergunta da semana. E desta vez, dar a resposta, acho que vai dar que pensar!!
3, 2, 1 Acção
Aqui está a minha crónica referente aos filmes que vemos em aula. Desta vez a "stôra" de A.I presenteou-nos com o fantástico documentário de Al Gore lançado em 2006, com o nome de "Uma Verdade Inconveniente". Como já sabem, e quem não sabe pode ficar a saber agora, sou um enorme fã de cinema. E em 2006, este documentário não me escapou. Foi a terçeira vez que o vi mas sempre com a mesma disponibilidade, porque acho o filme mesmo muito interessante. O que conta então este documentário? Este documentário/filme demonstra a autentica cruzada do ex-vice presidente dos estados unidos, Al Gore, em busca do apelo de todos os cidadãos do mundo. O filme mostra-nos uma visão inquietante sobre o aquecimento global e outros problemas ambientais, através de mitos, ideias erradas e verdades cientificas, de modo a mobilizar toda a gente a ter consciencia dos verdadeiros problemas que o planeta atravessa. É um excelente documentário de um homem que redefeniu a sua vida, numa tentativa de ajuda para salvar o planeta, que por enquanto ainda podemos chamar "nosso". Fiquem então com o trailer do vídeo.
3 anos, 2 objectivos, 1 sonho
Cá estou eu mais uma vez. Esta semana tenho muito para falar e muitas coisa para postar. É assim que eu sou. Se tenho de fazer, dou o meu melhor. Por isso vou tentar ser breve. É que normalmente escrevo muito. Pronto esqueçam lá...já me estou a alongar...Quando começo já não paro. Esta semana começou como a passada, ora seja, mais cedo. Não houve aulas segunda feira, logo arrancámos na Terça. Durante a semana, preparámo-nos para o teste de Psicologia e Saúde Infantil, continuámos a nossa caminhada em direcção ao final do módulo de Expressão Plástica, acábamos de ver o fantástico documentário de Al Gore intitulado "Uma verdade Inconveniente" na disciplina de área de integração e realizámos teste de Inglês. Ufa...Semana preenchida. Sociologia ficou um pouco para segundo plano devido a trocas entre professores e a posteriores compensações. Em TPIE finalizámos o módulo completando os trabalhos que faltavam e avançando um pouco para a frente com o projecto Etwinning, devido à troca de postais de Natal. O positivo da semana acho que foi o teste de Inglês. Correu-me bem. Fiquei com essa sensação. Mas também achei muito positiva a mensagem que a "stôra" de TPIE, tentou transmitir, agarrando no espirito que esta quadra transmite para tentar resolver um problema interno que existe na turma e que está à vista de todos. Entre muitas, à uma que concordo plenamente. As férias vão dar para pensar, mas só para quem quiser resolver mesmo a situação. Esperemos. Finalmente é inevitável falar de Educação Física. Para mim não só é o momento mau da semana, como o momento mau de toda esta primeira fase. Tento não ficar triste, mas esta situação além de me deixar triste, deixa-me inconformado. Voltei a não fazer Educação Física. Numa disciplina em que sempre lutei e dei o meu máximo, sempre que a apanhei no meu percurso escolar, acho que não fui a pessoa mais surtuda do mundo nesta primeira fase. Alguns problemas pessoais afastaram-me das primeiras aulas. Ultrapassados vi-me "grego" com uma lesão, e quando estou pronto a voltar falto logo na segunda aula devido a uma consulta no dentista. Para a semana é o quê? Vai haver um terramoto e destrói o campo?? Vou perder o equipamento?? INCONFORMISMO é o que sinto em relação a Educação Física. Tentei marcar a consulta para Terça Feira mas decidiram fazer-me um "Screw Job". Ou seja, marcaram-me para Quinta feira e eu é que fiquei na mão mais uma vez. Nesta situação, nada podia fazer. As consultas são marcadas pelo posto médico, e ou ia agora, ou ia só no final de Janeiro. Esta ladaínha toda só para me justificar e desabafar o que acho que para mim foi mesmo negativo durante a semana. Eu já não prometo nada. Ando ao tempo a dizer que passo no Gabinete de Saúde e à sempre qualquer coisa que se intromete no meu caminho. Vou tentar ir esta semana porque quero levar exercicios para fazer durante as férias. Bem tentei ser breve, mas a escrever digo mesmo muita coisa e ...
Quando digo está dito, e fáço-o por escrito.
domingo, 7 de dezembro de 2008
Olha !!! tive uma idéia.
Cá está a minha nova proposta para deixar o blog ainda mais interactivo para quem o visita. É uma espécie de "mini - inquérito". Todas as semanas eu faço uma pergunta e quem quiser dá a sua opinião. No final da semana eu coloco a resposta certa no Blog em conjunto com os resultados. É uma espécie de brincadeira. O curso é de Apoio à Infância e a brincadeira também faz parte. Mas ao mesmo tempo serve para ver até que ponto, somos observadores e atentos sobre o que se passa à nossa volta. Bem a primeira pergunta já está online. É assim uma perguntinha fácil, para começar. É só tentar acertar e dar a tua opinião, porque aqui ela também conta. Boa sorte.
Brincar e divertir é informar e sugerir
Bem esta semana vou colocar algumas coisas que acho interessantes. Como não tenho limites vou preenchendo o meu blog com tudo o que esteja dentro do contexto do curso. Bem então aqui vai:
1º-Eu já tinha aconselhado o filme de animação "Madagascar 2" da "Dreamworks". Estava era a estranhar a "Disney Pixar" não responder à letra. Bem acho que me enganei. Estreia dia 11 "Bolt" a aventura de um cão duplo de cinema, que não separa a realidade da ficção, metendo-se por isso numa grande aventura. Fiquem com o trailer.
2º-Esta semana começámos a ver "Uma verdade Inconveniente" de Al Gore. O ducumentário retrata os problemas naturais que o planeta sofre. Pois muito bem. No passado mês de Outubro crianças de todo o mundo participaram numa exposição denominada "Paint for the Planet". Esta iniciativa organizada pela "ONU" tinha como objectivo demonstrar através de pinturas realizadas por crianças os problemas que afectam o meio ambiente, especialmente o aquecimento global. Podem aceder às pinturas através do site http://www.unep.org/paint4planet/. "Só para ficarem sabedores" aqui fica uma pequena ideia do que foi a exposição. Ora vejam.
3º-Bem quem diria! Segundo este vídeo as crianças devem sujar-se. Isso mesmo sujar-se. Pelos vistos o contacto com a mãe natureza faz bem. A areia, a terra ou a relva faz a criança sentir-se confortável nas suas brincadeiras. Acham que não. Ora então vejam só!
sábado, 6 de dezembro de 2008
3 anos, 2 Objectivos, 1 Sonho
Uau! Mais uma semana que passou e desta vez nem precisei de muletas. Deixei a amiga em casa e pus-me a caminho de uma semana mais curta do que o habitual por causa do feriado de Segunda. Ora então a semana começou Terça. Bem e começou com Sociologia onde eu e o meu grupo demos continuidade ao trabalho que actualmente temos em mãos. Aliás a sociologia foi assim durante toda a semana. Em TPIE, tivemos apresentações. E verdade seja dita, fica aqui os meus parabens aos trabalhos no geral porque acho que já começa a existir grandes evoluções ao nível das apresentações. Pelo menos ao nivel do Power Point porque nestas apresentações ninguem "piou". Era só imagem e som, e este som não era da nossa voz. Eu gostei do meu e de realizá-lo com o meu grupo. A expressão plástica é sempre avançar até ao fim. Sabemos os que fazer. Por isso é só esperar pelo final do módulo. Quinta feira é que parece que houve um mal entendido não é? A professora substituta marcou-me falta. A mim e às minhas colegas. Depois retirou-as. Mas não percebi muito bem o que se passou? Ou secalhar não quis perceber!! É que com todo o respeito, já passava muito tempo da hora de entrada e não estava ninguem para substituir o professor de Expressão. Depois é assim, eu não critíco o facto de a professora chegar atrasada, porque eu também chego e provavelmente irei chegar mesmo não querendo. Critico é a forma de nos fazer entender que estávamos errados ao dizer que temos de esperar até o professor vir. Ok! Se a professora só chegasse uma hora depois, eu ia passar frio, porque não levei o "Saco cama". Bom mas a professora até era simpática e a aula depois correu muito bem e até nos tirou as faltas como já referi. Tive teste formativo a saúde infantil. Muito bom para prepararmo-nos para o sumativo. O de Inglês foi adiado. Mas está à porta. Esta semana não houve Psicologia. Foi pena. Mas a ficha que a "stôra" nos deixou é practicamente um teste. Também é bom para estudarmos. Português e AI tivemos só no final da semana. A português vi e ouvi atentamente mais umas apresentações de leitura e ainda tive de fazer auto-avaliação. Detesto auto-avaliação. Sei o que fiz de bem e de mal, mas não gosto de "pedinchar" notas. Claro que estou a brincar. Faço-o sem problemas. Até gosto de pedir a mais. Pode ser que tenha sorte. A AI recebi a nota do meu trabalho e correu muito bem. Depois fomos ver o filme "Uma verdade Inconveniente". Filme exelente, para quem se preocupa de facto com o mundo e para quem tem muita curiosidade. Eu já o vi e gostei muito. E vejo outra vez porque adoro cinema e apesar de ser mais um género de documentário, está muito bem realizado, mas depois faço a minha critica ao filme na minha crónica "3,2,1 acção". Isto porque ainda não acabámos de visualizar o filme. Bem e cá vai o meu "Best moment of the week". Regressei às aulas de E.F. Ainda um pouco condicionado, é certo, mas agora vai indo aos poucos. Gostei, de voltar ao activo. Agora é sempre em frente. Não sei se alguem vai ler o meu post. Espero que sim porque quero deixar uma mensagem. Existe uma frase no inicio do Blog. Uma pergunta. "ATÉ ONDE VAI A TUA FORÇA ?" Esta pergunta é uma forma de se superarem. É a minha forma de mostrar que está tudo ao vosso alcance. Os módulos estão a chegar ao fim e às vezes os resultados não são os melhores e temos tendencia para desmoralizar. Mas lembrem-se de uma coisa... A verdadeira força é a vossa persistencia... Insistam, lutem, trabalhem e "rebentem com a escala". A força está dentro de cada uma de voçes. Depois é só encontrar os amigos certos para ajudar. Sou o amigo certo?Cada uma de voçes é que sabe. Mas eu estou pronto para ajudar quem precisar. Força colegas.Bem esta semana já foi, o Natal está à porta e na altura que escrevo já o Sporting ganhou e ainda estou vivo. Safa grande texto. Até me doiem as falangetas. Bem mas eu gosto de escrever. E escrevo o que digo e quando ....
Digo está dito e faço-o por escrito
PS: Nem sabem o esforço que faço para todas as semanas terminar com esta frase. É que às vezes não encaixa. XD
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Trabalho de TPIE realizado por mim e pelas minhas colegas Ana e Vânia
Ora chegou a vez da minha rubrica semanal. Esta semana tenho 1 noticia que selecionei e que achei muito interessante. Ora, mérito para quem o tem, o texto tem a netgrafia presente caso queiram visitar o site e pesquisar ainda mais.
A noticia tem como objectivo ajudar a proteger a criança do perigo que às vezes escapa mesmo aos mais atentos.
Clique na imagem para ampliar
domingo, 30 de novembro de 2008
3 Anos, 2 Objectivos, 1 Sonho
Já está...chegamos ao fim de semana prolongado. É bom para desaliviar um pouco do stress que tem sido esta recta final com trabalhos importantes para finalizar e completar módulos. Começemos então pelo principio. Ainda a recuperar da minha lesão, começei a semana com uma alta nota no teste de Português. Boa. Nada mal para iniciar a semana. Foi pena não ter conseguido interagir mais na aula de ECDM, mas a lesão não o permitia. Mesmo assim ainda consegui efectuar os exercicios que eram só da cintura pr'a cima. À maioria das disciplinas, continuámos a caminhada pela matéria que irá certamente acabar em testes. Mais prático sobressaiu o trabalho final de TPIE e o de Expressão plástica. O primeiro é um trabalho aliciante em que só se pode utilizar imagem, som e palavras ou expressões soltas para passar uma mensagem. O segundo é um postal natalicio para trocar com as minhas amigas do outro lado do mundo. Por falar nisto, parece que a coisa corre bem. Será quem mandei a imagem do Bradd Pitt por engano??? Humm!! ... tenho de averiguar. Vi apresentações de colegas a muitas disciplinas e mais uma vez não fiz aula de EF, pelo óbvio. Mesmo assim, não deixa de me trazer alguma preocupação, pelo facto de a ginástica ser muito rigorosa. Mas vou dar o meu máximo. E pode ser que o gabinete de saúde também me ajude especialmente porque se regressar esta semana como penso vou estar ainda muito condicionado. O tempo o dirá. Mas uma coisa é certa. Nunca tinha pensado em fazer educação física com uma meia elástica para proteger as zonas mais débeis do meu corpo. É que não é a primeira entorse que tive e curiosamente, se bem me lembro, foi no mesmo pé!!!. Boa ideia, stôra e obrigado pela dica. Acho que foi tudo. A semana correu estável, muito cansaço por andar "cima e baixo" com a amiga atrás, mas não foi mau. Há, é verdade. Esta semana já estava tudo sentadinho nos lugares adequados conforme a nova planta de aula. Uns gostam, outros não. Eu gosto do meu lugar. Se bem que a minha nova colega de mesa, me queira roubar o lugar junto à parede, mas se não o apanha enquanto eu estou "coxo", também não o apanha quando eu voltar a 110%. A brincar Andréia... ou não!!!XD Bem é tudo. Esta semana já lá vai e a próxima começa mais tarde. Será que a escola fecha na Quarta?? Só tinhamos três dias de aulas. Com todo o respeito pelo trabalho dos professores era mesmo bom. Vamos a ver. Bem cá a vai a frase "mestra"...
Eu disse está dito, e fi-lo por escrito.
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Poema : 3 Meses
Dedicado à minha turma
Pr'a voçês pessoal XD
Clica na imagem para ampliares
domingo, 23 de novembro de 2008
Brincar e divertir é informar e sugerir
Ora aqui está a minha rúbrica da semana. E esta semana temos...
1º Está ai a chegar o novo filme da Dreamworks, Madagáscar 2. A sequela das aventuras do leão Alex e a sua trupe está prestes a estrear no cinema. E parece estar ainda mais engraçado. Quem não viu o primeiro, despachem-se a ver, para rir ainda mais na próxima aventura. Fiquem com o trailer amigos
2º Sugiro que passem por este site. É muito bom e engraçado. Um projecto notável. São histórias e fábulas que se contam aos mais novos e todos os dias à uma história nova. E ainda para mais acho que está um pouco relacionado com a pesquisa sugerida pela professora de Expressão Dramática, porque muitas das histórias são contos conhecidos.
3º Para quem não sabe sou uma espécie de fã numero 1 dos Gatos Fedorentos. Só que deve haver milhares. Mas este vídeo é uma autentica paródia ao que se passa no actual nível de ensino. Parece que gozam com os nossos direitos e até os dos professores. Pois tomem lá a resposta. Fantástico, engraçado e para rir à brava.
sábado, 22 de novembro de 2008
3 Anos, 2 Objectivos, 1 Sonho
Mais uma semanaque passou. E eu estou de regresso. Ainda faltei segunda feira. Mas Terça já me sentia preparadopara voltar à acção. É óbvio que tenho uma nova amiga, que me acompanha todos os dias. É chato, mas tem de ser e este tipo de lesões pode mesmo deixar mazelas. Tive de sair temporariamente do Futsal, que por sinal gostava muito, e vou perder algumas aulas de Educação Física. Contudo vou fazer o que puder para ser avaliado em aula enquanto a lesão perdurar. Bom mas vamos lá aos destaques da semana. Com alguns trabalhos em atraso tentei acompanhar o ritmo das aulas o mais rápido possivel. Acho que não me saí nada mal. Entreguei trabalhos e recebi outros. Dos que recebi destaco o teste de Inglês que me correu bem e também os trabalhos de Psicologia que são sempre bons elementos de avaliação. Dos que entreguei não posso deixar de destacar o trabalho de área de integração porque foi um trabalho onde sei que me esforcei muito saí no final com o sentimento de dever cumprido. O trabalho de Expressão plástica também correu bem e já estamos a preparar a quadra natalícia. No final da semana, tive finalmente o meu teste de Português. Prógnosticos? Não sei. Só quando receber. Apresentei também o trabalho de Saúde Infantil. Um trabalho que não correu tão bem como eu esperava porque acho que era muito extenso e alguns grupos tinham dois aspectos a trabalhar. Para mais não me tinha apercebido da entrega de um trabalho escrito, confesso que por falta de atenção já que a professora referiu o mesmo no papel entregue com os objectivos. Para finalizar quero destacar o projecto do Etwinning. É que já fui contactado e é muito engraçado. Conheçemos pessoas muito interessantes, treinamos o nosso inglês e ficamos a saber coisas sobre outros locais do mundo. De notar que no momento em que escrevo este post, já tenho mais um contacto adicionado. Pois é meninas, eu estou a colher frutos. Como é? Só eu sou abordado? Deve ser o meu encanto natural que atravessa fronteiras. Estou a brincar como é óbvio. Mas é muito interessante o projecto e estou a gostar. Pronto esta semana está tudo dito e quando...
Digo está dito e faço-o por escrito.
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Brincar e divertir é informar e sugerir!
Pois é amigos. Esta semana ainda não tinha feito a minha rúbrica onde sugiro algumas coisas que acho interessante. Bom esta semana vou aconselhar um site que achei interessante e mais um vídeo.
1º Bem em primeiro lugar achei muito interessante este site. É um site onde pomos o nosso nome e cantam uma música para crianças com o nosso nome. É engraçado porque é uma maneira diferente de fazer publicidade a um CD de música. Mas, sobretudo é engraçado porque descobri este site hoje mesmo, e pode-se dizer que este é um direito da criança. Ou seja, ter identidade própria. Ao pormos o nosso nome na música estamos a ouvir a música com um dos direitos da criança. O direito à identidade.
2º Vou colocar o anuncio publicitário que trabalhei em Sociologia. Escolhi um anuncio de um jogo de video para consola. Todas as crianças jogam consola. E achei engraçado fazer sobre um jogo não só por isso mas também porque gosto das novas tecnologias. Mais digo que irei colocar o anuncio português, mas colocarei também o anuncio do mesmo jogo em Inglês, porque na minha opinião consegue ser muito engraçado.
Anuncio em Português .....Em espera....
Anuncio em Inglês
20 de Novembro: Dia Internacional Dos Direitos da Criança
Pois é caros leitores! Hoje é um dia importante. Faz hoje 49 anos que uma criança pôde passar a dizer ao mundo "Eu tenho direitos". Foi no dia 20 de Novembro de 1959 que as crianças passaram a ter a uma declaração que demonstra todos os seus direitos. A partir deste dia a criança pôde dizer "Eu sou igual, eu tenho direitos, eu tenho um futuro à minha frente". Eu fui criança e estou hoje aqui a escrever porque tive os meus direitos enquanto criança. O que nos entristece neste dia, é saber que muitas crianças ainda vêm os seus direitos serem desrespeitados. O que nos alegra, é passar na rua e ver um sorriso no rosto, a alegria de brincar ou a paixão de viver de quem só tem a oportunidade de ser criança uma vez na vida, apesar de todos nós termos uma criança dentro de nós.
A minha homenagem à criança é prestada através de uma música que escolhi e que acho que tem muito a ver com a criança. Se existe alguém capaz de brilhar mais que o sol, é realmente a criança.
Canção Simples
Tiago Bettencourt
Há qualquer coisa de leve na tua mão, Qualquer coisa que aquece o coração Há qualquer coisa quente quando estás, Qualquer coisa que prende e nos desfaz
Fazes muito mais que o sol Fazes muito mais que o sol
A forma dos teus braços sobre os meus, O tempo dos meus olhos sobre os teus Desço nos teus ombros para provar Tudo o que pediste para levar
Fazes muito mais que o sol Fazes muito mais que o sol Fazes muito mais que o sol Fazes muito mais...
Tens os raios fortes a queimar Todo o gelo frio que construí Entras no meu sangue devagar E eu a transbordar dentro de ti
Tens os raios brancos como um rio, Sou quem sai do escuro para te ver, Tens os raios puros no luar, Sou quem grita fundo para te ter
Fazes muito mais que o sol Fazes muito mais que o sol Fazes muito mais que o sol Fazes muito mais...
Quero ver as cores que tu vês Para saber a dança que tu és Quero ser do vento que te faz Quero ser do espaço onde estás
Deixa ser tão leve a tua mão, Para ser tão simples a canção Deixa ser das flores o respirar Para ser mais fácil te encontrar
Fazes muito mais que o sol Fazes muito mais que o sol Fazes muito mais que o sol Fazes muito mais...
Vem quebrar o medo, vem Saber se há depois E sentir que somos dois, Mas que juntos somos mais
Quero ser razão para seres maior Quero te oferecer o meu melhor Quero ser razão para seres maior Quero te oferecer o meu melhor
Fazes muito mais que o sol Fazes muito mais que o sol Fazes muito mais que o sol Fazes muito mais que o sol Fazes muito mais que o sol
domingo, 16 de novembro de 2008
3 anos, 2 objectivos , 1 sonho
Como é que vou começar este post? Estou chateado, aborrecido e inconformado. Passou mais uma semana e uma semana que me correu extremamente mal. Como já deve ser do conhecimento de colegas e professores faltei dois dias às aulas, devido a uma lesão no pé que contrai no decorrer de um treino de futsal. No inicio parecia não ser nada, mas afinal é "Brincadeira para três semanas". Faltei ao teste de Português, não cumpri a minha entrega do trabalho de A.I, faltei a mais um trabalho de sociologia e para não bastar estou a escrever este post cheio de dores. Bom mas a lesão foi contraída na terça. Ainda tenho três dias para relatar, mas mesmo assim... a semana correu mal! Se o blog serve para descrever o que se passa de bom, tambem tem de servir para contar o que correu mal. Inexplicavel, absurdo, infeliz e inopurtuno o incidente ocorrido no inicio da semana na aula de Expressão Dramática. Numa aula em que temos de ser autenticos "mosqueteiros" pelo menos no que diz respeito ao famoso lema do "Um por todos e todos por um", o que se passou foi completamente inaceitável. Mais não é preciso dizer. Se não fosse pelo triste acontecimento ocorrido, a aula em termos pessoais até me tinha corrido bem, pois com a ajuda de alguns colegas e da "stôra" consegui fazer os exercicios. pedidos. Terça começou mal, adivinhando a lesão do final do dia. Esqueci-me completamente da pesquisa para Psicologia. Quarta, vim a coxear com o objectivo de falar com a professora de educação física por causa da lesão no pé. Aconselhou-me, fiz o que disse, fui ao hospital e a "coisa" piorou devido ao facto de ter andado o dia inteiro em cima do pé, mas para ir ao hóspital não tinha outro remédio. Mesmo assim ainda fiz o teste de Inglês. Quinta tinha em mente falar com a professora de Educação física, por causa do gabinete de saúde, mas qual quê? Eu nem conseguia movimentar o pé e o tratamento era caro. Assim sendo tive de ir tratar do seguro escolar para poder voltar às aulas. Ou melhor, trataram por mim! Bem o que é verdade, é que os azares acontecem e desta vez calhou-me a mim. Peço desculpa a todos os professores com quem faltei aos meus compromissos e se o tempo cura tudo, então eu vou voltar a 110%. Todos os trabalhos estão feitos, não pude foi entregá-los a tempo. Está bem, tenho a plataforma. Mas a parte de Psicologia e Sociologia não estão a funcionar. Está bem, tenho justificação mas não gosto de faltar aos meus compromissos. Espero regressar em força depois desta lesão e retribuir o apoio daqueles que me apoiaram até agora e daqueles que me apoiarem daqui para à frente. Depois da tempestade vem a bonança, não é o que dizem? A ver vamos... Quanto ao post que já vai longo, tenho a dizer que não estou a gostar de algumas atitudes que observo no dia à dia no curso. Para meio entendedor meia palavra basta. E é a minha opinião, doa a quem doer e se servir a "carapuça". Logo, se...
Eu disse está dito, e fi-lo por escrito. ( e cheio de dores )
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Brincar e divertir é informar e sugerir!
1º - Como já referi o livro "Cão como nós", é espectacular. Mas quem sou eu para o dizer. Oiçam o autor na primeira pessoa. De certeza que é aquele que melhor sabe explicar o que o levou a escrever um livro com tanto sentimento.
2º O sonho comanda a vida. Quando era pequeno ouvia muitas vezes esta música que coloco a seguir. Li o testemunho da Soraia no Blog do Curso. Não é toda a gente que tem a coragem de expor os seus sentimentos. Boa Soraia. Aqui fica os parabéns de um colega e uma música que o teu testemunho me fez lembrar. Tudo é possível. Sobretudo se sonharmos!
3 Anos, 2 Objectivos, 1 Sonho
Esta semana estava díficil actualizar o blog. Às vezes faz-se rápido, mas outras vezes é dificil arranjar tempo. E eu também não gosto muito de actualizar na aula. Bom, mas vamos lá ao que de bom teve a semana passada. Bem, uma aula extra de Área de Integração para mim foi óptimo pois estava a atrasar-me um pouco com o meu trabalho. Assim avançei e será entregue na hora exacta. Organizei o meu pórtfolio digital com todos os trabalhos, por isso agora acho que é só ir colocando documentos. E por fim caros leitores, a minha apresentação de Português correu perfeita, para mim, claro está. É que não é facil apresentar trabalhos orais, mas fiquei com o sentimento de dever cumprido e sobretudo que tinha conseguido transmitir à professora tudo aquilo que queria sobre a minha leitura. Quem um dia estiver interessado em ler o livro "Cão como nós", leia. Eu até empresto o meu a quem estiver interessado. É muito bom. Aspectos maus? Acho que não termos educação física foi mau para mim no sentido de já não ter a aula à algumas semanas, mas certamente que nas próximas darei o meu máximo. Ops!! Ia-me esquecendo, recebi o teste de Psicologia. Correu bem. Só não digo a nota, senão vêm dizer-me "À e tal ... és um gabarolas". É claro que estou a brincar. Só espero que todos corram da mesma forma. Já está! Esta semana demorou mais um pouco o post, mas cá está ele pronto para ser lido e se ...
Eu disse está dito, e fi-lo por escrito!
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Brincar e divertir é informar e sugerir.
Ora aí está a minha nova rúbrica, mais uma vez, só para encher o blog. Estava a brincar!! Serve para dar a conhcer tudo o que diga respeito às crianças sejam assuntos sérios ou divertidos. Ora vamos lá. Esta semana trago mais dois videos que achei muito interessantes.
Crianças Indigo
Bem, eu também não sabia ao certo o que era, e se me perguntarem ainda fico naquela de " Eu sei, mas não sei explicar". Bom, este é um video de uma instituição existente em lisboa, e que apoia crianças que necessitam de cuidados especiais. Vem até no seguimento da matéria dada em TPIE, crianças na instituição. Por isso quem quiser saber o que é uma criança indigo é só clicar e ver.
Espectáculo "Rua Sésamo ao vivo: O Super Gualter"
Espalhados em jornais, revistas, panfletos está o anuncio desta exibição ao vivo que poderemos ver a partir do dia 07 de Novembro, no coliseu dos recreios em Lisboa, destes herois que divertiam as crianças e continuam a divertir se as transmissões televisivas ainda estiverem no ar. Que saudades de ser criança, levantar-me às horas que cria e ir para o sofá ver a rua sésamo. Brutal. Achei interessante até porque " A rua sésamo ao vivo" fará espéctaculoes nas próprias escolas o que para as crianças deve ser fantástico. Para quem nunca chegou a ver ai vai a abertura da série que ensina, educa e diverte qualquer criança.
3 Anos, 2 Objectivos, 1 Sonho
A semana que passou foi talvez a pior a nível pessoal que tive desde que cheguei ao curso. Tive de faltar muitas vezes devido a uns problemas pendentes que só eu os podia resolver. Mas nem tudo correu mal porque ainda fui a algumas aulas. Consegui dar um bom avanço no meu trabalho de A.I e praticamente acabar o trabalho de grupo de expressão plástica. Mas ia sabendo noticias. Acabam uns entram outros. Já tenho um trabalho de grupo a Inglês para realizar com mais três colegas. É bom no meu caso para trabalhar a escrita e a compreensão ao nível do Inglês. Terminei de ler, o livro Cão Como Nós, um dos indicados pela professora Josete. Eu que não era muito de ler, fui devorado pelo livro. Gostei mesmo muito. É pequeno mas transborda muitas mensagens. Mas depois na minha apresentação, digo de minha justiça. Mais digo ainda, que na minha opinião e claro está, vale o que vale, a relação Profesora de Português, plataforma da escola e aluno está a correr muito bem e com um grande dinamismo. Isto porque a professora mete muitos documentos na plataforma que nos ajudam a perceber melhor algumas matérias dadas em aula. Mas também compreendo o lado de quem não tem PC ou até mesmo Internet, porque são ferramentas necessárias para aceder aos tais documentos. Bom para acabar espero que a próxima semana corra melhor, que falte menos e que... que mais nada, era só isto! Por isso carissimos leitores até para a semana e já sabem como é...
Eu disse está dito, e fi-lo por escrito.
domingo, 26 de outubro de 2008
Brincar e divertir é informar e sugerir!!
Bem, este vai ser uma espécie de passatempo. O blog é educativo mas a vida não é só trabalho por isso podemos aliar as duas coisas. Assim neste espaço colocarei alguns videos interessantes.
Os direitos da criança
1º- No âmbito da matéria dada em aula, consegui arranjar este video. Merito para quem o fez, porque não é da minha autoria. Mas está engraçado e podemos perceber quais os direitos das crianças, através das próprias crianças.
"Office" para as crianças
2º- Em segundo lugar destaco este programa dedicado às crianças. Achei muito criativo e cada vez mais, a tecnologia faz parte do mundo delas. Por isso, vamos facilitar-lhes um pouco a vida. Acham que não? Então vejam só!!
3 Anos, 2 Objectivos, 1 Sonho
Óla leitores. Semana acabada é sinal de postagem. Ora bem, esta semana vou destacar o trabalho realizado a Português. Isto porque foi um trabalho que me deu gozo fazer. É bom podermos escrever sobre algo que vivemos, ainda mais sabendo que alguém vai ler e compartilhar pelo menos "mentalmente" a mesma experiencia. Depois fiquei contente com o resultado, apesar de ter falhas como é óbvio foi fruto do meu empenho. Finalmente conhecemos a professora de E.C.D.M. O que espero? Bom, que corra tudo bem e que consiga passar na disciplina. É o que espero. Vamos ver. Esta semana foi como o tempo. Passou a correr. O primeiro teste aprxima-se. Como me disseram em tempos: "A primeira nota é marcante e define o estudante". Eu estou mais que pronto. Foi bom saber que não serão acrescentadas aulas ao hórario escolar. Assim o meu trabalho de voluntariado irá continuar. Óptimo. Aspectos negativos, saliento o facto de ter dado as minhas primeiras faltas. Mas esta semana seguir-se-ão as próximas porque tem mesmo de ser. Nada que um papel devidamente justificado não resolva. Penso eu! Bem acho que é tudo...Oh! ia-me esquecendo. Já escolhi o livro que vou ler a Português. "Cão como nós" de Manuel Alegre foi o escolhido. Como nunca fui muito de ler espero gostar. E já dizia Neil Armstrong... "Um pequeno passo para mim, um grande passo para o fim"!!?? Bem acho que não era bem assim, mas já sabem...
Eu disse está dito, e fi-lo por escrito.
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Atenção!!!
Peço desculpa a todas as pessoas que já tivessem inserido comentários no meu Blog do curso, mas houve uma falha da minha parte e os comentários não estavam a chegar ao mail. Penso que o problema estará resolvido pelo que os comentários já poderão ser enviados. Às pessoas que já tinham comentado, peço que comentem novamente de modo a perceber também se o problema está verdadeiramente solucionado. Mais uma vez, "posto" aqui as minhas mais sinceras desculpas.
Obrigado
sábado, 18 de outubro de 2008
Crónica - 3 anos, 2 objectivos, 1 sonho
E chega ao fim outra semana. Uma semana de trabalho e para mim um pouco intensa. O que destaco desta vez? deixem-me ver. Já sei! Para começar o trabalho de A.I. Não vai ser fácil. É um trabalho longo e que tem de ser muito bem trabalhado, contudo tivemos hipótese de escolher os temas. De seguida destaco o trabalho desenvolvido na aula de Português. É que para mim não é fácil recuperar tanta coisa que ficou para trás, mas as aulas são muito dinâmicas e fáceis de "apanhar". Aliando isto ao facto de a "stôra" nos ajudar com a entrega de fichas e outros documentos que nos ajudam a recordar alguma matéria perdida no meio dos neurónios, podemos dizer que estão reunidas as condições para que tudo corra bem. Eu gosto de ler. Mas é só jornais. Logo, o contrato de leitura vai ser bom para ver se me habituo. Já tenho livro escolhido. Vamos lá ver é se não faço um requerimento à stôra a pedir a rescisão do contrato. Claro que estou a brincar. Esta semana começei os treinos de futsal . Porreiro. No meio de tanta rapariga realizar um exercicio só com rapazes sabe bem para sair da rotina. Ok...isto foi esquisito. No final estava era cheio de dores. Vem ai o primeiro teste. Psicologia. A mim não me parece ser dificil mas não gosto de subestimar as matérias. Deixo os prognósticos para o final do jogo. Bem, o que correu mal? O cansaço é evidente, ainda por cima com os recentes treinos de futsal. A noticia da inclusão de mais duas horas no horario tambem não caiu bem. Eu compreendo. Mas tenho outras actividades fora de aula e de certeza que vai condicionar as minhas tarefas. Mas já que tem de ser, que seja na Terça - Feira. É melhor que depois de E.F às Quintas. Aos "stôres" que leiam o post, metam lá uma cunha. Bom para acabar, digo ainda que em relação à turma em si, ainda me estou a habituar. É muita mulher para um homem só. A única vez que tive no meio de cerca de 20 raparigas foi...não foi. Nunca tinha estado no meio de 20 raparigas. Isto dá que pensar. Dá-me graça é quando os "stôres" dizem que a turma é maioritariamente raparigas. Pelo amor de deus. É só raparigas. Eu sou uma espécie de emplastro. Mas no que depender de mim, vou ser emplastro até ao fim. E já sabem como é...
Eu disse está dito, e fi-lo por escrito.
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
"3,2,1 Acção"
Estava na aula de A.I, e a "stôra" deu-me uma idéia. "Mar Adentro" não será de certeza o unico filme que iremos ver ao longo de três anos de curso, logo cada vez que virmos um filme em aula haverá lugar à minha nova crónica - "3,2,1 Acção". Nesta crónica vou comentar todos os filmes visionados em aula. Para começar, "Mar Adentro". E que filme, para começar. É um fílme espectacular que retrata a história de Rámon Sampedro, um tetraplégico que procura morrer recorrendo ao método da Eutanásia. Todo o filme gira em volta de Rámon, e faz-nos pensar realmente na vida e na sua dignidade. Será que nas condições de Rámon, achariamos a vida digna de ser vivida? Será que tal como ele dizia, a vida é um direito e não uma obrigação? Não posso falar nem julgar quem passa por uma situação destas. Só tenho a referir que é um filme de nível mundial com grandes representações, especialmente a de "Javier Bardem"(Rámon Sampedro), merecedor dos prémios que recebeu e das críticas que teve. "Mar Adentro" vem nos confirmar que nem só de Hollywood vive o cinema. O cinema Europeu está bem e recomenda-se.Para quem duvida, aqui fica o trailer.
A minha nota: 8.5
sábado, 11 de outubro de 2008
Crónica - 3 anos, 2 objectivos, 1 sonho
Ok! Cá estou eu como prometido para fazer um pequeno comentário à minha semana de trabalho no curso. No primeiro post falei das 3 primeiras semanas, agora passarei a comentar semanalmente. Sendo assim, destaco nesta semana 3 acontecimentos, porque como é óbvio não posso falar de todas as disciplinas. Em primeiro destaco o aspecto mais negativo. A saída do meu colega Ricardo. Passarei a ser o unico elemento masculino e veremos se será bom ou mau em termos de trabalho porque noutros aspectos não me faz diferença! Só quero dizer que desejo a maior sorte ao Ricardo e que tenho pena que ele já não esteja presente dentro da turma, porque fora dela continuaremos certamente a falar. De positivo destaco a aula de Educação Física. Porquê? Porque esta semana realizamos a prova da "milha" e no meu ver, como é óbvio, não me saí nada mal. Fiquei contente com a minha prestação. No final ainda recebi a boa notícia de que vou poder participar nos treinos de Futsal. Muito bom, não só para melhorar a minha forma fisíca mas também para realizar uma actividade que a nível pessoal, é das minhas preferidas. O post já vai longo mas não posso deixar de falar do excelente filme que vi na disciplina de AI. "Mar Adentro", um filme espectacular em todos os sentidos e muito bem escolhido pela professora tendo em conta o tema abordado em aula. Assim me despeço e até ao próximo post.
Eu disse está dito, e fi-lo por escrito.
Fichas 1/2 Exel
Disciplina: TIC
Ai estão os dois trabalhos já efectuados a TIC. São dois trabalhos em Exel. 1 sobre os dados de cada pessoa da turma e outro já relacionado com o nosso curso de apoio à Infancia. Para uns um primeiro contacto com o exel, para outros a continuação do trabalho de outros anos.
Aqui estão os todos os trabalhos de TPIE já formatados, conforme aprendido em sala de aula. São todos os trabalhos já postados de TPIE, mas mais apresentáveis.
Bem resolvi dar este nome à minha crónica que passará a ser semanal. Todas as semanas relaterei neste espaço como está a ser o meu percurso neste curso profissional de Apoio à Infancia.Passaram já 3 semanas desde o ínicio desta etapa que durará 3 anos. O que posso dizer? Bem sou o mais velho de uma turma dominada pelo sexo feminino. Criei logo empatia com o meu colega Ricardo porque é rapaz e temos interesses em comum. Mas acho que a turma é composta por pessoas com muito valor e que poderemos formar um grupo unido, forte e com espirito de entreajuda. Veremos. Quanto a mim, estas 3 semanas serviram para me adaptar a uma nova realidade, aos meus colegas, à própria escola e a um horario muito bem preenchido. Percebi os meus pontos fracos através dos testes diagonósticos que têem sido realizados e isso é bom para eu saber onde terei de trabalhar mais. Em termos de disciplinas tenho gostado mais das práticas é um facto, mas as teóricas têm sido menos aborrecidas do que eu pensava, logo tem sido positivo. Tenho tido mais dificuldade em adaptar-me a Educação Física por ter um regime tão rigoroso. Existem muitos exercicios que nunca sequer realizei e outros que realizei mas de outra forma. Mas estou disposto a dar o meu máximo. Vamos ver o que nos reserva as próximas semanas.
Eu disse está dito, e fi-lo por escrito
Até ao proximo post
Pesquisa sobre o Património Cultural de
Setúbal
Disciplina - AI
Esta é a pesquisa de um trabalho que ainda vai no ínicio. É um trabalho longo e que será certamente díficil mas recompensador. Para já é só a pesquisa, para termos uma ideia do património cultural da nossa região. Fiz a pesquisa com o meu colega Ricardo e já temos uma ideia.
Aqui está o primeiro trabalhinho de expressão plástica feito a partir de computador. Uma pesquisa sobre desenho infantil e as suas caracteristicas. Era a pares e fiz com o Ricardo. Um bom trabalho no sentido de percebermos o que cada linha, traço ou ponto significa no desenho de uma criança. Quem quiser ver, ai está ele.
Bem, este é o primeiro trabalho realizado a Português. Podia estar melhor e mais completo é verdade, mas é o primeiro. Espero melhorar daqui para a frente.
Trabalho relacionado com os direitos das crianças. Baseava-se na procura dos direitos das crianças usando a Internet e ilustrando depois cada direito. O trabalho era em grupo e eu fiz com o Ricardo.
Esta é a história que eu inventei para uma criança mas agora está com algumas figuras de modo a parecer uma banda desenhada. Quem quiser ver é so aceder.
Este foi o primeiro trabalho realizado no Curso. Chama-se "O meu maior projecto sou eu" e serve basicamente para me apresentar. É um trabalho em Power Point por isso amigos é melhor terem o Office instalado.
Aqui está o meu segundo trabalho individual. O tema era "Coisas de Crianças". Caso queiram ver é só clicar em baixo. À segunda semana de Estudo mais um trabalho para a colecção. Ufa!