Ok! Aqui vai. As férias de Natal estão à porta e vai acabar a primeira fase desta aventura iniciada em Setembro. O que pretendo aqui escrever é um balanço destes primeiros 3 meses. Bem eu pessoalmente iniciei esta aventura um pouco de pé atrás, mas perseguindo um objectivo que para mim é importante. Cheguei e dei tudo o que tinha. Fiz coisas boas, outras menos boas mas chego ao final desta primeira fase com o sentimento de que tudo fiz para alcançar os melhores resultados possíveis. Tive sortes, tive azares, tive muito trabalho e dei sempre o meu melhor. A pouco e pouco vou me habituando a um facto que muitos podem dizer que não interessa, mas que no fundo tem sempre uma relevância, por muito pouca que seja. Isso mesmo, falo de ser o único rapaz da turma.
Se tivesse que destacar pontos positivos e negativos eu não teria dúvidas.
Positivo:
- As amizades que já criei - O facto de ter dado sempre o máximo de modo a ajudar-me a mim e se possivel, os meus colegas.
Negativo:
- Muito azar numa disciplina onde sei que tenho que melhorar imenso, Educação física. Sejam por que motivos forem, não correu bem... Faltei a muitas aulas e o único culpado fui eu. - O clima vivido diariamente dentro da turma. Salta a vista que existem conflitos e nesta "guerra" como disse a professora Fátima Campos, já existe um ferido. É triste ver isto acontecer. É só a minha opinião. Até quando vai durar?
Os meus prémios:
O melhor trabalho individual: Adorei fazer o trabalho de A.I sobre a região militar de Setúbal. É possível aliar a diversão ao trabalho. Garanto-vos.
O melhor trabalho em grupo: Gostei muito de trabalhar com as minhas colegas Vânia e Ana Isabel especialmente no trabalho de final de módulo onde apenas se podia usar som e imagem. Formámos "Stable" algumas vezes e eu gostei imenso. Mais uma vez é a minha opinião. Os trabalhos saem naturalmente e as ideias coincidem. E é um grupo onde há trabalho e esforço da parte de todos os elementos. Isso posso garantir.
O pior momento: O triste acontecimento passado durante uma aula de ECDM. Mais não é preciso dizer. Todos sabem o que se passou.
Este é o meu balanço final, a partir daqui espero continuar com força e voltar em grande, especialmente a Educação Física e espero também que algo mude no seio da turma.
Brincar e divertir é informar e sugerir.
Ok aqui ficam as minhas sugestões para esta semana, nesta rubrica que pessoalmente é uma das minhas favoritas... porque posso dar asas à minha imaginação, apesar de não ser uma Phoenix, e esta dica é para uma amiga. Ela sabe quem é. Bem mas fiquem com as minhas sugestões.
1º - Vimos em sala de aula um escelente documentário, que aliás já tem a sua crítica postada no blog. Mas o mundo que chamamos nosso será um dia mais tarde de milhares de crianças, por isso escolhi este video que é espectacular e que mostra bem os problemas do planeta. Vejam porque acho que vale a pena
2º - Em segundo lugar vou colocar um texto retirado de uma página de Internet mas muito bom para quem quiser disfrutar desta quadra natalícia com as crianças da melhor maneira possível:
Natal em grande para os mais pequenos
Tudo o que não pode esquecer Os mais pequenos andam entusiasmados e já só pensam nos presentes. Para que as suas crianças tenham um Natal ainda mais feliz, não se esqueça das suas necessidades na hora dos preparativos da quadra natalícia.
1º - Quando for às compras, evite ao máximo levá-los atrás. Esta será uma das atitudes mais sensatas. Além de perder menos tempo a procurar as prendas para oferecer, vai passar metade do tempo a ver se não os perde na confusão das lojas e dos abarrotados centros comerciais. Como se não bastasse, as crianças, que já andam agitadas com toda a animação da quadra, correm o risco de ficar ainda mais excitadas. Se a maratona de compras for longa, vão ficar cansadas e saturadas e vão entrar numa fase em que pedem tudo o que vêem.
2º - Como não lhes vai fazer a vontade, as mais pequenas tenderão a amuar e a fazer birras, o que acabará por dar cabo da sua paciência, desviando-a dos seus objectivos iniciais. E, mesmo que tudo corra bem, vai ter que parar por diversas vezes para lanchar, para lhe dar água e para o levar à casa de banho.
A não esquecer antes do Natal
3º - À medida que for confirmando as presenças para a noite de Natal, informe-se se algum convidado tem exigências especiais em termos de menu. Tenha especial atenção às necessidades das crianças. Muitas não comem bacalhau com couves nem muitos dos doces tradicionais da época.
4º - Na hora de ir às compras para a consoada, lembre-se de adquirir alimentos fáceis de preparar de que as crianças gostem. Uma sopa de legumes para iniciar a refeição afigura-se uma excelente opção.
5º - Tente que as crianças fiquem todas juntas na hora da refeição. Faça um plano da mesa, dispondo os convidados por afinidades ou temas de conversa. Caso haja muitas crianças, crie uma mesa infantil, usando loiça mais resistente para evitar acidentes e estragos maiores.
6º - Pelo sim pelo não, prepare uma caixa SOS com antiácido, aspirina, pensos, gaze e outro material útil para uma possível emergência. No meio da confusão festiva, há sempre uma criança que cai ou que se magoa.
Incuta-lhes o espírito natalício
7º - Estimule o espírito natalício das crianças que o rodeiam. Pegue nos enfeites do ano anterior e veja quais podem ser reutilizados. Se tiver filhos envolva-os no projecto de decoração da casa.
8º - Para conseguir uma árvore de Natal ainda mais original, peças-lhes para recortar figuras douradas e prateadas e junte-as às decorações tradicionais. Use-as também para enfeitar as portas e as janelas, explicando-lhes que o Natal não é só receber prendas. Também é ajudar na festa.
9º - Desafie também os seus filhos para prepararem uma exibição para a noite de Natal com cantigas, teatro ou dança. Além de os manter distraídos e ocupados enquanto prepara as coisas, esta é também uma maneira de deliciar os seus familiares. Os avós, esses, vão ficar ainda mais embevecidos com os netos!
10º - Se está a planear uma surpresa para o seu filho, esconda o embrulho num lugar que sabe que ele nunca irá descobrir. Não o deixe à vista, num sítio alto, pois a criança poderá subir a uma cadeira para lhe mexer e pode cair. Controle também se os presentes que estão de baixo da árvore ainda não foram descobertos pelos mais pequenos.
Texto retirado do site http://familia.sapo.pt/articles/familia/saber_viver/901453.html
Olha!!! Tive uma idéia
Bemnão houve muita gente a votar...mas quem votou deu a sua opinião e isso para mim jé é importante. Bem a pergunta da semana que passou era "Como se chama o novo filme da Disney Pixars". Entre as várias hipóteses existentes a correcta era "Bolt". Esta pergunta até tinha uma rasteira visto que eu já tinha colocado no Blog a sugestão do filme para os mais pequenos.Bem a maioria acertou e a brincadeira esta semana vai continuar. Ao lado vai estar exposta a pergunta da semana. E desta vez, dar a resposta, acho que vai dar que pensar!!
3, 2, 1 Acção
Aqui está a minha crónica referente aos filmes que vemos em aula. Desta vez a "stôra" de A.I presenteou-nos com o fantástico documentário de Al Gore lançado em 2006, com o nome de "Uma Verdade Inconveniente". Como já sabem, e quem não sabe pode ficar a saber agora, sou um enorme fã de cinema. E em 2006, este documentário não me escapou. Foi a terçeira vez que o vi mas sempre com a mesma disponibilidade, porque acho o filme mesmo muito interessante. O que conta então este documentário? Este documentário/filme demonstra a autentica cruzada do ex-vice presidente dos estados unidos, Al Gore, em busca do apelo de todos os cidadãos do mundo. O filme mostra-nos uma visão inquietante sobre o aquecimento global e outros problemas ambientais, através de mitos, ideias erradas e verdades cientificas, de modo a mobilizar toda a gente a ter consciencia dos verdadeiros problemas que o planeta atravessa. É um excelente documentário de um homem que redefeniu a sua vida, numa tentativa de ajuda para salvar o planeta, que por enquanto ainda podemos chamar "nosso". Fiquem então com o trailer do vídeo.
3 anos, 2 objectivos, 1 sonho
Cá estou eu mais uma vez. Esta semana tenho muito para falar e muitas coisa para postar. É assim que eu sou. Se tenho de fazer, dou o meu melhor. Por isso vou tentar ser breve. É que normalmente escrevo muito. Pronto esqueçam lá...já me estou a alongar...Quando começo já não paro. Esta semana começou como a passada, ora seja, mais cedo. Não houve aulas segunda feira, logo arrancámos na Terça. Durante a semana, preparámo-nos para o teste de Psicologia e Saúde Infantil, continuámos a nossa caminhada em direcção ao final do módulo de Expressão Plástica, acábamos de ver o fantástico documentário de Al Gore intitulado "Uma verdade Inconveniente" na disciplina de área de integração e realizámos teste de Inglês. Ufa...Semana preenchida. Sociologia ficou um pouco para segundo plano devido a trocas entre professores e a posteriores compensações. Em TPIE finalizámos o módulo completando os trabalhos que faltavam e avançando um pouco para a frente com o projecto Etwinning, devido à troca de postais de Natal. O positivo da semana acho que foi o teste de Inglês. Correu-me bem. Fiquei com essa sensação. Mas também achei muito positiva a mensagem que a "stôra" de TPIE, tentou transmitir, agarrando no espirito que esta quadra transmite para tentar resolver um problema interno que existe na turma e que está à vista de todos. Entre muitas, à uma que concordo plenamente. As férias vão dar para pensar, mas só para quem quiser resolver mesmo a situação. Esperemos. Finalmente é inevitável falar de Educação Física. Para mim não só é o momento mau da semana, como o momento mau de toda esta primeira fase. Tento não ficar triste, mas esta situação além de me deixar triste, deixa-me inconformado. Voltei a não fazer Educação Física. Numa disciplina em que sempre lutei e dei o meu máximo, sempre que a apanhei no meu percurso escolar, acho que não fui a pessoa mais surtuda do mundo nesta primeira fase. Alguns problemas pessoais afastaram-me das primeiras aulas. Ultrapassados vi-me "grego" com uma lesão, e quando estou pronto a voltar falto logo na segunda aula devido a uma consulta no dentista. Para a semana é o quê? Vai haver um terramoto e destrói o campo?? Vou perder o equipamento?? INCONFORMISMO é o que sinto em relação a Educação Física. Tentei marcar a consulta para Terça Feira mas decidiram fazer-me um "Screw Job". Ou seja, marcaram-me para Quinta feira e eu é que fiquei na mão mais uma vez. Nesta situação, nada podia fazer. As consultas são marcadas pelo posto médico, e ou ia agora, ou ia só no final de Janeiro. Esta ladaínha toda só para me justificar e desabafar o que acho que para mim foi mesmo negativo durante a semana. Eu já não prometo nada. Ando ao tempo a dizer que passo no Gabinete de Saúde e à sempre qualquer coisa que se intromete no meu caminho. Vou tentar ir esta semana porque quero levar exercicios para fazer durante as férias. Bem tentei ser breve, mas a escrever digo mesmo muita coisa e ...
Quando digo está dito, e fáço-o por escrito.
domingo, 7 de dezembro de 2008
Olha !!! tive uma idéia.
Cá está a minha nova proposta para deixar o blog ainda mais interactivo para quem o visita. É uma espécie de "mini - inquérito". Todas as semanas eu faço uma pergunta e quem quiser dá a sua opinião. No final da semana eu coloco a resposta certa no Blog em conjunto com os resultados. É uma espécie de brincadeira. O curso é de Apoio à Infância e a brincadeira também faz parte. Mas ao mesmo tempo serve para ver até que ponto, somos observadores e atentos sobre o que se passa à nossa volta. Bem a primeira pergunta já está online. É assim uma perguntinha fácil, para começar. É só tentar acertar e dar a tua opinião, porque aqui ela também conta. Boa sorte.
Brincar e divertir é informar e sugerir
Bem esta semana vou colocar algumas coisas que acho interessantes. Como não tenho limites vou preenchendo o meu blog com tudo o que esteja dentro do contexto do curso. Bem então aqui vai:
1º-Eu já tinha aconselhado o filme de animação "Madagascar 2" da "Dreamworks". Estava era a estranhar a "Disney Pixar" não responder à letra. Bem acho que me enganei. Estreia dia 11 "Bolt" a aventura de um cão duplo de cinema, que não separa a realidade da ficção, metendo-se por isso numa grande aventura. Fiquem com o trailer.
2º-Esta semana começámos a ver "Uma verdade Inconveniente" de Al Gore. O ducumentário retrata os problemas naturais que o planeta sofre. Pois muito bem. No passado mês de Outubro crianças de todo o mundo participaram numa exposição denominada "Paint for the Planet". Esta iniciativa organizada pela "ONU" tinha como objectivo demonstrar através de pinturas realizadas por crianças os problemas que afectam o meio ambiente, especialmente o aquecimento global. Podem aceder às pinturas através do site http://www.unep.org/paint4planet/. "Só para ficarem sabedores" aqui fica uma pequena ideia do que foi a exposição. Ora vejam.
3º-Bem quem diria! Segundo este vídeo as crianças devem sujar-se. Isso mesmo sujar-se. Pelos vistos o contacto com a mãe natureza faz bem. A areia, a terra ou a relva faz a criança sentir-se confortável nas suas brincadeiras. Acham que não. Ora então vejam só!
sábado, 6 de dezembro de 2008
3 anos, 2 Objectivos, 1 Sonho
Uau! Mais uma semana que passou e desta vez nem precisei de muletas. Deixei a amiga em casa e pus-me a caminho de uma semana mais curta do que o habitual por causa do feriado de Segunda. Ora então a semana começou Terça. Bem e começou com Sociologia onde eu e o meu grupo demos continuidade ao trabalho que actualmente temos em mãos. Aliás a sociologia foi assim durante toda a semana. Em TPIE, tivemos apresentações. E verdade seja dita, fica aqui os meus parabens aos trabalhos no geral porque acho que já começa a existir grandes evoluções ao nível das apresentações. Pelo menos ao nivel do Power Point porque nestas apresentações ninguem "piou". Era só imagem e som, e este som não era da nossa voz. Eu gostei do meu e de realizá-lo com o meu grupo. A expressão plástica é sempre avançar até ao fim. Sabemos os que fazer. Por isso é só esperar pelo final do módulo. Quinta feira é que parece que houve um mal entendido não é? A professora substituta marcou-me falta. A mim e às minhas colegas. Depois retirou-as. Mas não percebi muito bem o que se passou? Ou secalhar não quis perceber!! É que com todo o respeito, já passava muito tempo da hora de entrada e não estava ninguem para substituir o professor de Expressão. Depois é assim, eu não critíco o facto de a professora chegar atrasada, porque eu também chego e provavelmente irei chegar mesmo não querendo. Critico é a forma de nos fazer entender que estávamos errados ao dizer que temos de esperar até o professor vir. Ok! Se a professora só chegasse uma hora depois, eu ia passar frio, porque não levei o "Saco cama". Bom mas a professora até era simpática e a aula depois correu muito bem e até nos tirou as faltas como já referi. Tive teste formativo a saúde infantil. Muito bom para prepararmo-nos para o sumativo. O de Inglês foi adiado. Mas está à porta. Esta semana não houve Psicologia. Foi pena. Mas a ficha que a "stôra" nos deixou é practicamente um teste. Também é bom para estudarmos. Português e AI tivemos só no final da semana. A português vi e ouvi atentamente mais umas apresentações de leitura e ainda tive de fazer auto-avaliação. Detesto auto-avaliação. Sei o que fiz de bem e de mal, mas não gosto de "pedinchar" notas. Claro que estou a brincar. Faço-o sem problemas. Até gosto de pedir a mais. Pode ser que tenha sorte. A AI recebi a nota do meu trabalho e correu muito bem. Depois fomos ver o filme "Uma verdade Inconveniente". Filme exelente, para quem se preocupa de facto com o mundo e para quem tem muita curiosidade. Eu já o vi e gostei muito. E vejo outra vez porque adoro cinema e apesar de ser mais um género de documentário, está muito bem realizado, mas depois faço a minha critica ao filme na minha crónica "3,2,1 acção". Isto porque ainda não acabámos de visualizar o filme. Bem e cá vai o meu "Best moment of the week". Regressei às aulas de E.F. Ainda um pouco condicionado, é certo, mas agora vai indo aos poucos. Gostei, de voltar ao activo. Agora é sempre em frente. Não sei se alguem vai ler o meu post. Espero que sim porque quero deixar uma mensagem. Existe uma frase no inicio do Blog. Uma pergunta. "ATÉ ONDE VAI A TUA FORÇA ?" Esta pergunta é uma forma de se superarem. É a minha forma de mostrar que está tudo ao vosso alcance. Os módulos estão a chegar ao fim e às vezes os resultados não são os melhores e temos tendencia para desmoralizar. Mas lembrem-se de uma coisa... A verdadeira força é a vossa persistencia... Insistam, lutem, trabalhem e "rebentem com a escala". A força está dentro de cada uma de voçes. Depois é só encontrar os amigos certos para ajudar. Sou o amigo certo?Cada uma de voçes é que sabe. Mas eu estou pronto para ajudar quem precisar. Força colegas.Bem esta semana já foi, o Natal está à porta e na altura que escrevo já o Sporting ganhou e ainda estou vivo. Safa grande texto. Até me doiem as falangetas. Bem mas eu gosto de escrever. E escrevo o que digo e quando ....
Digo está dito e faço-o por escrito
PS: Nem sabem o esforço que faço para todas as semanas terminar com esta frase. É que às vezes não encaixa. XD
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Trabalho de TPIE realizado por mim e pelas minhas colegas Ana e Vânia
Ora chegou a vez da minha rubrica semanal. Esta semana tenho 1 noticia que selecionei e que achei muito interessante. Ora, mérito para quem o tem, o texto tem a netgrafia presente caso queiram visitar o site e pesquisar ainda mais.
A noticia tem como objectivo ajudar a proteger a criança do perigo que às vezes escapa mesmo aos mais atentos.