sábado, 28 de fevereiro de 2009

Brincar e divertir é informar e sugerir

Muito se falou esta semana em Guernica. Até porque a semana foi pequena, apenas dois dias de escola devido ao carnaval, a palavra Guernica sobressaiu nos dois dias de aula. Quinta em Expressão e Sexta em Área de Integração. E porquê? Porque vamos trabalhar num projecto que tem como pano de fundo o famoso quadro de Picasso relativo ao ataque à vila de Guernica, em Espanha.
Nesta semana não tivemos Psicologia na Sexta e salvo erro a semana que vem tambem não será completa em relação a esta matéria. A stôra tinha-nos lançado um desafio. Criar alguns posts sobre psicologia. Porque não? Pode ser interessante. Bem então aqui ficam as minhas sugestões e algumas coisas interessantes para este semana.
Viajamos até Guernica, passando pela mitologia grega ao ritmo de Freud. Da evolução das espécies de Darwin, vamos ao encontro de Nemo, um peixe que encantou e agora pode ser visto em Lisboa, no Pavilhão atlantico. E porque estamos à muito sem TPIE, deixo uma história onde a imaginação reina, sobre os balões que voam tal e qual as fadas Winx e o seu espéctaculo para os mais novos.

1º Kids Guernica. Assim se chama o projecto que preencherá as próximas aulas de Expressão Plástica. O objectivo não é ser artista ou pintor. Mas sim fomentar a solidariedade, a paz e o companheirismo trabalhando em equipa para um projecto em comum com o mundo inteiro. Uma homenagem aos que partiram em Guernica, mas que ainda hoje são lembrados ao ver animações como estas inspiradas na grandiosa obra de Pablo Picasso.





2º Freud e a sexualidade. Tema um pouco dificil de se compreender e de interiorizar. É que Freud via as coisas um pouco diferente da maioria quando surgiu com a sua teoria da sexualidade. Desta sua teoria surgiu ainda o Complexo de Édipo. Pois bem porquê este nome e que relação tem este ser da mitologia grega com Freud? Pois bem pesquisei quem foi Édipo e deixo um video sobre Freud onde o mesmo aborda o assunto perante uma plateia exaltada. Exerto retirado do filme "Freud: The Secret Passion", que demonstra não só as suas ideias de sexualidade como a forma como elas foram bastante discutidas.

Quem foi Édipo
Édipo é um personagem de um conto grego. Famoso por matar o pai e casar-se com a própria mãe. Filho de Laio e de Jocasta, pai de Etéocles, Ismênia, Antígona e de Polinice.
Segundo a lenda grega, Laio o rei de Tebas havia sido alertado pelo Oráculo de Delfos que uma maldição iria se concretizar: Seu próprio filho o mataria e que este filho se casaria com a própria mãe.
Por tal motivo, ao nascer Édipo, Laio abandonou-o no monte Citerão pregando um prego em cada pé para tentar matá-lo. O menino foi recolhido mais tarde por um pastor e batizado como Edipodos, o de "pés-furados", que foi adotado depois pelo rei de Corinto e voltou a Delfos. No caminho, Édipo encontrou um homem e, sem saber que era o seu pai, brigou com ele e o matou, pois, Laio o mandou sair de sua frente.
Após derrotar a Esfinge que aterrorizava Tebas, que lançara um desafio ("Qual é o animal que tem quatro patas de manhã, duas ao meio-dia e três à noite?"), Édipo conseguiu desvendar, dizendo que era o homem. "O amanhecer é a criança engatinhando, entardecer é a fase adulta, que usamos ambas as pernas, e o anoitecer é a velhice quando se usa a bengala".
Conseguindo derrotar o monstro ele s eguiu à sua cidade natural e casou-se "por acaso" (já que ele pensava que aqueles que o haviam criado eram seus pais biológicos) com sua mãe, com quem teve quatro filhos. Aquando da consulta do oráculo, por ocasião de uma peste, Jocasta e Édipo descobrem que são mãe e filho, ela comete suicídio e ele fura os próprios olhos por ter estado cego e não ter reconhecido a própria mãe. Após sair do palácio, Édipo é avisado pelo Corifeu que não é mais rei de Tebas; Creonte ocupara o trono, desde então. Édipo pede para ser exilado, mandado embora. Pede, ainda, para que Creonte cuide das suas duas filhas como se fossem suas próprias.
Fonte: ( Www.Wikipédia.com )





3º Exposição " A evolução de Darwin". Já falámos em Darwin nas aulas de Psicologia. Foi muito por alto,é verdade, sobretudo se tivermos em conta nomes como Freud ou Piaget. Mas surge uma expos ição no aclamado museu Gulbenkian em Lisboa, que achei interessante postar no Blog. Afinal de contas foi Darwin o primeito autor da psicologia de que falámos em aula. Esta exposição fala sobretudo sobre teoria da evolução das espécies bem como a sua ligação e contributo à medicina e biologia nos dias que correm.




4º Le Ballon. Esta animação demonstra bem a força que a imaginação pode ter. Como estamos à muito tempo sem TPIE e achei muito engraçada resolvi postar. É bom não esquecer que para se contar uma história é preciso muita imagoinação e nesta animação o que não faltou foi imaginação. Afinal de contas para onde vão os balões que ficam a voar no are? Eu pensava que rebentavam, mas depois disto fiquei a pensar... até porque eu não os via rebentar quando os deixava fugir.





5º Disney no Gelo - À proucura de Nemo. Já vi anunciar na televisão e é capaz de ser muito giro. Disney no Gelo é um espéctaculo cheio de imaginação, ritmo e fantasia sem esquecer a estrela principal idolatrada pelos mais novos, ou seja, Nemo. Fiquem com o video.






6º Winx, ao vivo. Muito na onda de Nemo ( perceberam amigos? Onda? o Nemo é um peixe !!! ... esqueçam lá, era só um trocadilho mas saiu mal ) , surge-nos este espectaculo também para os mais novos. Winx, as famosas fadas que deliciam os miudos de hoje ganham uma versão ainda mais animada com este musical, onde cantores e bailarinos interpretam as musicas da serie e dão vida às fadas preferidas da pequenada.


3 anos, 2 objectivos, 1 sonho

A semana foi pequena
devido ao carnaval
escrevo assim em poema
em vez da prosa normal

Sociologia foi acabar
um trabalho sobre o padrão
a cultura diferente
de um país como o Japão

Iniciar a semana
que sempre passa e não fica
um trabalho de Expressão
Chamado Kids Guernica

Ingles tambem seguiu
e mais uma apresentação
alguns trabalhos em grupo
para terminar a lição

A portugues continuamos
na materia que perdura
ouvimos sendo assim
mais um contrato de leitura

O destaque semanal
é Área de Integração
muitas aulas tivemos
devido á substituição

Direitos humanos e da criança
trabalhar isto como base
crianças- soldado foi o tema
que escolhemos nesta fase

No dia de educação fisica
não pudemos ir embora
a stôra esteve doente
espera-se a rápida melhora

Como a stôra não pode vir
houve friado, um em mil
mas a seguir ainda tivémos
aula de saúde infantil

Continuámos a matéria
sobre o recém nascido
tenho de acabar o post
está a ficar comprido

então para para acabar
o que está dito está dito
desta vez foi em poema
mas mesmo assim fi-lo por escrito

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Brincar e divertir é informar e sugerir

Estamos na época de carnaval. Esta época é muito apreciada pelos mais pequenos. Também gostei. Quando era criança enfrentava os maus com a espada de zorro, fazia duelos com o revolver do Cowboy e afundava navios com a coragem de um pirata. É nesta época que cada um é o que quer. Hoje em dia gosto de ver os mais pequenos. Não acho tanta piada a algumas brincadeiras dos mais velhos. Mas compreendo. Porque eu também passei por lá e nada me dava mais gozo do que meter uma fita à frente dos olhos e ser uma Tartaruga Ninja por exemplo.
Nesta época tão apreciada pelos mais novos, deixo algumas sugestões de como aproveitar os três dias de férias que nos são dados. Ora aqui vai.


1º As Máscaras de Carnaval

Para começar deixo esta pequena história dedicada ao carnaval, onde o Gato Musti é o protagonista.






2º Apassionata - Grand Voyage

Assim se chama este magnifico espectáculo onde existe magia e uma relação de cumplicidade e confiança entre o ser humano e o cavalo. Uma banda sonora original, magníficos cavalos e emocionantes momentos de arte equestre, são os ingredientes fundamentais para se embarcar numa viagem repleta de segredos fascinantes e momentos sem igual





3º O Barbeiro de sevilha

Está inserido na 13ª edição da Mostra de Teatro de Almada e é um bom espectáculo para os mais novos. Fantoches e actores, num mundo de música e de efeitos teatrais em que a única regra é surpreender, divertir e maravilhar as crianças que se perdem sempre neste mundo mágico.




4º O Entrudo dos Meninos


Inspirado no espírito carnavalesco da época, este espéctaculo é um autentico convite à folia. Para ajudar à festa, é normalmente acompanhado pela apresentação de diversos brinquedos musicais capazes de captar a atenção do pequeno público e divertir, claramente, os adultos que o acompanham.




5º Bedtime Stories - Histórias para adormecer

Por ultimo mas não menos importante, não podia deixar passar esta amostra de cultura sem aconselhar um filme aos mais novos. Histórias para adormecer é sem duvida uma boa opção e acaba por se relacionar com a nossa ultima matéria de TPIE. O actor Adam Sandler vai enbarcar na maior aventura das suas vidas quando as hstórias que tem por hábito contar aos sobrinhos para que adormeçam começam a ganhar vida. Skeeter tenta assim dar o seu toque mágico às histórias mas serão os seus sobrinhos e os pontos que acrescentam que virarão a vida do tio de pernas para o ar. Vindo dos estudios da Disney é uma aventura a não perder.



Para mais informações sobre os espéctaculos clique aqui
3,2,1 Acção

Volta uma das minha rubricas preferidas.
Desta vez este espaço está reservado a um documentário e não a um filme. Trata-se de "Um cérebro brilhante - Nascido para ser génio". Com a marca da National Geographic, este documentário conta-nos a história de Marc Yu, um jovem pianista que desde muito cedo revelou um talento inigualável para a música. Aos dois anos Marc Yu ouviu uma canção no piano e tocou-a ser qualquer erro. Aos três já tocava Beethoven. Este documentário mostra-nos o talento de crianças que ao serem estimulados, tornam-se num caso sério de genialidade e brilhantismo. Através de alguns exemplos, como a história cruel de uma menina isolada do mundo, mostra-nos como os estimulos e o meio podem ter importancia nos conhecimentos que adquirimos ao longo da vida. Nascemos génios? Pode-se aprender a ser um génio? O talento é algo inato? Ou adquire-se? Perguntas que este documentário fantástico responde de forma clara e precisa, ou não fosse ele da National Geographic.
3 anos, 2 objectivos, 1 sonho

Férias? Eu prefiro 3 dias de descanço já que o fim de semana é nosso por direito. De qualquer das formas calha numa boa altura. Estamos a entrar certamente numa fase decisiva e prova disso são os inúmeros trabalhos que temos em mão. Mas vamos lá então ao resumo da semana. Bem, a semana começou algo diferente. Não tivemos ECDM durante a tarde de segunda. Assistimos a uma palestra muito interessante, sobre primeiros socorros. É sempre bom estarmos a par de algumas situações menos boas que possam acontecer. A Português continuámos a fazer apresentações. A TPIE também apresentámos trabalhos e continuámos a nossa matéria sobre a literatura Infantil. Aproveitámos ainda o decorrer das aulas de TPIE ,para fazer algumas remodelações numa sala que a pouco e pouco vamos considerando nossa. Em Área de Integração decidiu-se grupos e trabalhos. O meu próximo trabalho em grupo será sobre crianças soldado. Meninos que pegam em armas como eu pego num comando de consola. Ou talvez não! Talvez sejm obrigadas a fazê-lo! Deixarei esta questão para um trabalho que será certamente interessante. Psicologia foi semana de dose tripla ou quadrupla, nem sei bem. Tivemos mais aulas esta semana, porque a "Stôra" terá de se ausentar na que entra.
Saúde Infantil começámos e terminámos um trabalho. Um pequeno trabalho dois a dois sobre a importancia da amamentação enquanto bebé. Ainda deu para receber os testes. Boa nota para terminar bem a semana. A Educação Física reforçaram-se conteudos sobre Futebol e Estafeta, mas ainda deu para introduzir o lançamento do peso. Na aula do professor Rui, Expressão Plástica, acabámos os trabalhos dos pontos e das linhas. Nesta ultima fase, já gostei mais. Apesar de estarmos resumidos a linhas e pontos como nos outros, tinhamos de dar a forma de uma imagem já definida e preecher espaços com sombras. Achei mais interessante. Sociologia tivemos apenas uma aula e foi porque a "stôra de Inglês" esteve doente na Quarta. De qualquer forma foi bom para adiantarmos o trabalho sobre Padrões de Cultura. Bem, falta então o Inglês. Tivemos apenas uma aula mas é para mim o destaque da semana. Porquê? Bem porque tivémos uma apresentação oral e a inglês é sempre dificil. De qualquer forma correu bem tanto a mim como à minha colega Andreia Andrade. Nestes trabalhos ficamos sempre nervosos porque não sabemos bem como vai correr. Não podemos levar nenhum auxiliar de memória, além de suporte visual para ilustrar os trabalhos. A verdade é que neste trabalho o objectivo era falar. É que nem vale a pena decorar nada porque chegamos lá à frente e as coisas nunca saem iguais. É a minha opinião e já está dita e...

Quando digo está dito e faço-o por escrito.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Olha o Trabalho!

Bem aí está o trabalho de Inglês. O poema que fizemos para o Dia dos Namorados. Isto de fazer poemas não é nada fácil. Ainda mais se for em Inglês. Mas aí está a alma de William Shakespeare a falar mais alto.

3 anos, 2 objectivos, 1 sonho.

Semana dificil esta! Há muito tempo que uma semana não demorava tanto a passar. Esta demorou. A semana até começou bem com o teatro a ECDM a correr melhor do que estava à espera. Aliás, todas as peças correram muito bem. Gostei particularmente da Peça interpretada pelas colegas Diana e Patrícia. Penso que a colega Vera tem muito jeito para este tipo de exercicios. É dinâmica, expressiva e tem muito à vontade. Ainda assim acho que todos para uma primeira vez estiveram próximos de levar um Globo de Ouro para casa. Não posso deixar de mencionar a minha parceira de Teatro, Andreia Andrade, até porque acho que esteve ao mais alto nível. Depois de um primeiro dia que correu bem, começei a sentir algumas dificuldades em deslocar-me até ao recinto escolar. Começei a ficar um pouco engripado chegando mesmo a faltar um dia da semana. Sexta feira arrastei-me pela escola, apesar de à tarde ter melhorado um bocadinho. Foi uma semana dificil. A gripe apanhou-me e eu fui tentando não faltar, mas às vezes só fazia figura de corpo presente. Nada mais. Em relação às disciplinas acho que o destque está dado. ECDM, foi engraçado e positivo. Nas outras progredimos em matérias. Psicologia e TPIE continuamos matéria e trabalhos de grupo. Expressão Plástica "continua no ponto, mas acho que em breve vou entrar na linha". S.I tivemos teste. Correu bem, mas vamos ver o resultado. A Inglês vi-me na pele de William Shakespeare. Um poema em Inglês para o dia dos namorados? Ok... Let's Go! Não ficou nada de especial mas é sempre uns pontinhos na avaliação. A Português apresentei dois trabalhos esta semana. O contrato de leitura, que se não fosse por ECDM seria o meu destaque porque me correu muito bem, e o trabalho sobre Camões Vs poetas contemporâneos realizado em grupo. Educação Fisica calhou no dia em que tinha de faltar. Foi pena. Porque era no ginásio pequeno e apesar de ter bastantes dificuldades é o local onde se faz mais condição física. Como só temos uma vez por semana, cria-me algum inconformismo quando acabo por faltar. Aliás, acontece o mesmo com ECDM. Mas o que lá vai lá vai e temos de seguir em frente. Na discplina de AI, vamos entrar na matéria dos direitos humanos. Não será fácil, mas espero que corra bem. Em sociologia começamos a fazer um trabalho sobre padrões de cultura. Ficou decidico que seria a cultura Japonesa que o meu grupo irá trabalhar. Também não será fácil devido à muita informação que teremos de trabalhar, mas será sem duvida interessante. E por falar em Japão, a escola parece Iwo Jima qundo bombardeada pelos Estados Unidos, tal é o numero de Balões de Água que se vê pelos ares, na aproximação do carnaval. Muito engraçado para quem vê, certamente embaraçoso para quem é atingido, digo eu... e quando digo está dito...

... e faço-o por escrito

Brincar e divertir é informar e sugerir

Bem esta semana vou fazer algo diferente. Todos nós sabemos que a criança gosta de brincar. As brincadeiras ao longo dos anos têm vindo a evoluir e a ganhar outro aspecto. As figuras de acção, as bonecas "barbie", os típicos puzzles ou uma simples bola de futebol são hoje rivalizados com os videojogos. Seja numa consola ou num computador, as crianças são visivelmente atraídas por um mundo bastante apelativo. Conseguir controlar um boneco que gostamos e vemos, sobretudo se formos autenticos fâns, leva a criança a pedir um videojogo. Aqui surge o problema. Alguns jogos considerados para adultos vão parar às mãos da criança. Falta informação aos pais, sobre o que os filhos devem/podem ou não jogar. Afinal que jogos são bons para as crianças? Bem na minha opinião o tipico jogo plataforma e aventura é o preferivel. Ainda assim acho que existem jogos didáticos e muito aconselhaveis para a criança que juntam a necessidade de jogar à vontade de aprender. Assim deixo a lista dos 20 jogos que acho mais aconselhados para a criança.

"A desinformação é um aspecto muito vulgar hoje em dia, especialmente nos pais que sentem a necessidade de comprar um jogo para os seus filhos." (My Games)

As caracterristicas dos seguintes jogos têm muita coisa em comum, apesar de serem para variadas plataformas e de diferentes géneros. Não existe violência explicita, têm histórias cativantes, boa apresentação, muita diversão e sobretudo o expirito essencial aos mais novos.


Clique no jogo para ver o trailer e no nome para recolher informação sobre o jogo.


1 - Singstar : Canções Disney
2 - WII Mario Kart
3 - Lego Batman
4 - Lego Indiana Jones
5 - Zelda Wind Waker


6 - World of Goo
7 - Paper Mario 2: A Thousand Year Door
8 - Little Big Planet
9 - Spore: Creature Creator
10 - Ratchet e Clank Future


11 - Ben 10: Protector of Earth
12 - Crash Bandicoot: Mind Over Mutant

13 - Super Mario Galay
14 - New Super Mario Bros
15 - Viva Piñata


16 - NintenDogs
17 - WII Sports
18 - Loco Roco
19 - Pokemo Pearl
20 - Buzz: Jungle Party

Para alem destes jogos, existem muitos mais. Esta é apenas uma opinião. A minha. O que é imposrtante salientar é que é possivel comprar um jogo a uma criança, que seja divertido sem ter grandes doses de violencia. Esse, terão a hipótese de jogar no futuro, se assim desejarem

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Brincar e Divertir é Informar e Sugerir

Depois da descrição da semana, cá está a crónica onde se informa e sugere, através do que encontramos no nosso dia à dia. Esta semana vou falar de 3 assuntos que podem ser interessantes. Ora dêm uma espreitadela:

1º Ficou decidido que o trabalho de grupo a Psicologia seria Trissomia 21. Falei com as colegas do grupo e concordaram. Mas é sempre um tema dificil e complicado de tratar. Mas também é um tema muito interessante porque desperta a curiosidade. Todos já sabem que eu sou muito ligado ao cinema. Acho que os filmes transmitem muita coisa do nosso dia à dia.
Pois bem aqui ficam dois videos ligados à Trissomia 21. Em 1996 foi lançado o filme, O Oitavo Dia. Um filme françes. De vez em quando estes filmes, escapam aos olhares menos atentos da sétima arte. Eu aconselho. Este filme conta-nos a história de um homem com Trissomia 21 que enfrenta a morte da mãe e de um ocupado homem de negócios, divorciado e sem a possibilidade de ver os seus filhos. Um encontro acidental é o primeiro passo para o nascimento de uma grande amizade. É um filme onde podemos ficar a perceber melhor o que é Trissomia 21. Eu já vi e gostei. E como vamos tratar este tema a propósito do desenvolvimento das crianças, achei por bem aconselhar. Clique sobre a imagem para saber mais.




2º Ora cá está mais um grande artigo que encontrei na Internet. Fala sobre o temperamento das crianças. Diferentes tipos de temperamento, até porque somos todos diferentes.

Dicas sobre o temperamento - Clique aqui
Cada criança nasce com a sua forma individual de abordar o mundo — o seu temperamento.




3º Tendo em conta a literatura Infantil, pesquisei um pouco soube José Jorge Letria. Este grande autor, que maravilhou e continua a maravilhar as crianças, deu uma interessante entrevista no Programa Sexta à Noite, na RTP, onde explica por exemplo, como contar uma história à criança abordando temas como a morte. Muito interessante. Foi também a apresentação do seu livro para crianças, "O dia em que mataram o rei"

3 anos, 2 objectivos, 1 sonho

Lá vai mais uma semana a voar. Muitos trabalhos a decorrer e semanas decisivas a aproximarem-se. Testes marcados. Grupos formados. Ideias em mente. De muito esforço se faz um curso. E assim vamos caminhando. Português foi semana de comparar poemas. O meu grupo pôs frente a frente o eterno Camões contra o homem que considera os cães como um de nós, ou seja, Manuel Alegre. TPIE estamos a analisar textos. Textos estes que nos permitem ficar a conhecer melhor as caracteristicas da literatura infantil. A sociologia segue matéria. ECDM segue ensaios. Foi com pena que faltei ao ultimo ensaio. Segunda feira tentei aguentar o maximo de tempo na escola. Só deu a parte da manhã. Sentia-me doente e à tarde piorei. Contudo vou dar o melhor de modo a representar a senhora raposa da melhor forma que puder. Psicologia damos matéria e preparamo-nos para um trabalho de grupo que me parece muito interessante. O nosso tema é Trissomia 21. Vamos ver o resultado. Um bom grupo e um bom tema são elementos que perspectivam um trabalho pelo menos prometedor. A inglês fiquei a conhecer o método de apresentação da stôra. "Safa-te !! Não há "abebia". Quando for a minha, vou levar umas cábulas! Cábulas é uma palavra feia. Uns auxiliares de memória." - Pensei - Era o levas. A stôra quer mesmo por-nos a falar Inglês. Bem vou ter de me safar. Mas temos de ver pelo lado bom. Ao menos aquilo que dissermos, sabemos mesmo, não é lido. Penso que é este o objectivo da stôra. Sem uma ajudinha do papel, fica mais dificil, mas percebo a intenção. A saúde infantil foi semana de revisões, ao passo que em Expressão plástica os trabalhos estão a ficar mesmo no ponto. E como o tempo não anda para brincadeiras, Educação Física ficou em banho maria. Ainda equipei, mas as nuvens deixaram-me equipar, para depois enxarcar o terreno de jogo. Esqueçam. Educação Fisica só na próxima semana. E prontos só falta a aula de A.I. Isto porque é o meu destaque semanal. A stôra trousse uns envelopes e fizémos uma espécie de jogo. Em grupo, tirámos um envelope que continha um problema ético. Quando acabávamos de analisar, iamos trocando de envelopes. Isto na Terça. Na Sexta foi dia de analisar cada situação e respectivos resultados. São mesmo problemas, porque quando nos aparecia uma solução, a stôra acabava por nos atrapalhar as ideias, num bom sentido. Achei interessante a maneira como a stôra tentava barrar-nos o pensamento. A ética é sempre um assunto díficil de tratar, mas este jogo foi muito interessante. Bem, e a semana passou. Nesta que vai entrar, haverá muito trabalho pela frente. Segunda Feira tenho 3 apresentações. A luta do século entre Cámões e Manuel Alegre, a farsa da Raposa e uma história para o contrato de leitura que será uma autentica malandragem, ou não fosse o meu livro, A crónica dos bons malandros. E como bom malandro que sou, vou dar à sola com tudo dito e ...

...Quando digo está dito e faço-o por escrito.