Dia 21 - Quinta Feira:
Nas ultimas semanas, as tartarugas bem como as outras salas do infantário a Nuvem2 trabalharam a alimentação. Falamos em vários alimentos e vários géneros alimentares como a carne, o peixe, a fruta, os legumes entre muitos outros. Na Quarta feira anterior ao primeiro dia de estágio desta semana, as tartarugas desenvolveram uma actividade com vista à construção da grande Roda dos Alimentos que se iria construir nesta Quinta Feira. Com a ajuda do Educador, as crianças construíram “queijos” feitos de massa com farinha e água. Estes “queijos” iriam servir para completar a fatia da roda dos alimentos, correspondente à sala das tartarugas: O Leite e derivados. O objectivo é que cada sala do infantário trabalhasse uma fatia da roda dos alimentos, para que no fim construissemos em conjunto uma roda gigante. Com os queijos preparados, os pais contribuiram ao enviar pelas crianças pacotes de leite, iogurtes e afins. Esta foi a grande actividade desta semana de estágio. Por volta das dez horas, dirigimo-nos todos, desde crianças a auxiliares e educadores para o Polivalente. Cerca de uma centena de crianças, escutavam a explicação do educador Davide, sobre a importancia da roda dos alimentos. Todos participavam colocando em pratica o que aprenderam nas suas salas. Com a simplicidade já conhecida, as resposta variavam entre o surpreendente e o engraçado. Cada educador ajudava a criança a colar os alimentos correspondentes à sua fatia na roda, sendo que por sala, apenas era solicitada a colagem a duas ou tres crianças em representação do grupo. No caso das tartarugas, fomos representados pelo Daniel Santos, a Daniela e o Ruben. No final das colagens, ouvimos uma historia alusiva à alimentação retratando o casamento do “Srº Diospiro com a Srª Noz”
Dia 22 - Sexta Feira:
Na Sexta feira e para finalizar a semana da alimentação, vimos uma apresentação sobre a roda dos alimentos e todos os seus constituintes. Destaque para a interacção de todas as crianças e para o enorme conhecimento revelado sobre o tema indentificando muitos alimentos desde frutas a leguminosas. A apresentação foi realizada por mim, pelo que tentei dar o meu melhor passando até alguns dos ensinamentos que o Educador me falou.
Dia 28 - Quinta Feira:
Esta semana foi uma das actividades principais e serviu para uma primeira abordagem de despista ao desenvolvimento da criança. Como relatado em relatórios anteriores, esta actividade permite desenvolver e perceber em que ponto está a criança em termos de motricidade fina, concentração, preenchimento de espaços etc. Uma a uma a criança dirigia-se para a folha e tinha várias cores à disposição permitindo analisar também a autonomia.
Dia 29 - Sexta Feira:
Para quem não sabe o Halloween tem uma origem católica e esta semana trabalhámos também esta quadra que as crianças nunca esquecem. Em pequenos cartões, as crianças fizeram um desenho associado a jesús. Os mais pequenos eram ajudados por mim e desenhavam com lápis de cor e de cêra. Já os mais crescidos utilizavam canetas de feltro, pois estão mais habituados a utilizar este material no pré escolar. No final do desenho realizado, colávamos uma vela no cartão para que todos a acendesse a Jesús no dia de todos os santos.
· Apresentação sobre o Halloween – DVD Pikaboo
Dando seguimento ao trabalho do Halloween, apresentei às crianças o video “Festa do Halloween” do dvd Pikaboo. É um dvd infantil com muitas musicas para crianças, utilizando muita cor e personagens cativantes ao seu imaginário. Esta música retratava todo o espirito do Halloween, com o tradicional doce ou travessura em pleno destaque.