"Tudo o que sei, aprendi no Jardim de Infância"
segunda-feira, 30 de março de 2009

terça-feira, 24 de março de 2009
Cá está mais um trabalho para TPIE. A actividade tinha como objectivo contarmos uma historia baseada na nossa própria história ou numa situação que tivessemos presenciado enquanto pequenos. Aqui está a minha com algumas alterações, mas apenas porque quem conta um conto acrescenta sempre mais um ponto.
domingo, 22 de março de 2009
Clique aqui para ver mais trabalhos - therockim







quarta-feira, 18 de março de 2009
Conta-se que, há muito tempo, num país distante, era costume antigo, quando as pessoas ficavam muito velhinhas, já não podiam trabalhar e os familiares já não podiam cuidar delas, que as conduzissem à floresta ficando aí abandonadas.Ora, acontece que chegada a hora, um filho pegou no seu velho pais e o levou para a floresta, onde o deixou. Na volta do caminho, ia pensando que quando era criança tinha achado estranho que também o seu pai, cumprindo a tradição, tivesse, um dia, guiado o seu avô doente e cego até ao interior da floresta, não tendo o mesmo voltado. Pensava com os seus botões que apesar de ter deixado uma broa de milho, ele se sentiria sozinho, triste e com frio. E pensou: “Amanha vou voltar lá e deixar-lhe uma manta com que se tape nas noites frias!”Assim fez. No dia seguinte pegou numa manta e foi ter com o pai. Quando chegou entregou a manta ao pai e virou costas. O pai chamou-o e disse-lhe, rasgando a manta ao meio:- Filho, toma metade desta manta e guarda-a bem, pois ela irá fazer-te falta, quando fores velho.O filho virou-se, abraçou o sue velho pai r conduziu-o de novo a casa, onde viveu em paz o resto dos seus dias. Conta-se que, a partir daqui, se abandonou a tradição e as pessoa s mais velhas ficaram em paz.Contam os antigos que daqui se pode tirar a seguinte lição:“Filho és, pais serás, conforme fizeres assim acharás.” terça-feira, 17 de março de 2009
Contudo, o tempo de Heidi nas montanhas seria interrompido, quando é levada para casa de uma família, numa grande cidade cheia de perigos e opressões. Durante a sua estadia com a família, Heidi conhece Clara, uma menina Rica da cidade. Heidi era pobre mas rica em espirito, Clara tinha tudo mas faltava-lhe a felicidade devido à sua condição: Clara era paraplégica. Nesta familia que a recebeu, Heidi sofre ao lado da amiga Clara, lutando com todas as suas forças para que a levem de volta ao seu lar nas montanhas, mas sobretudo para perto do seu avô.
Segundo a professora, as histórias de Heidi giram muito à volta dos conflitos e aventuras que vivia com o seu avô, com o amigo Pedro e com a amiga Clara.
A história de Heidi acaba, como os verdadeiros contos para crianças, ou seja com um final feliz. Depois de muitas aventuras e desventuras, Heidi volta para casa, levando consigo a sua amiga da cidade, Clara que inclusive volta a andar, redescobrindo assim a alegria de viver.
Esta foi a história que a professora escolheu. Heidi, uma menina pura e sem maldade que usa a alegria de viver para nos transmitir uma mensagem muito especial: É nas pequenas coisas que se encontra a felicidade.






segunda-feira, 16 de março de 2009
Este comentário sobre uma menina que vive numa aldeia, de nome Mariana, mostra-nos como cada um de nós vive um dia à dia diferente. Mariana é a única menina na sua aldeia, mas nem por isso deixa de fazer o que as outras crianças fazem. Brincar ou ir à escola faz parte do dia à dia desta menina que transparece uma grande alegria de viver. É uma história de vida. Mariana no final do documentário diz que é livre. E dentro da sua realidade acaba por o ser. Vive no meio da Natureza, não é pertubada pela agitação de uma cidade, inventa as suas próprias brincadeiras. É óbvio que não usa Internet ou tem a companhia de outras crianças na aldeia, mas a maneira como encara a sua realidade é inspiradora. Vive com o que tem, e não se queixa por isso como muitos de nós fazemos. De facto até faz coisas que nós não fazemos! Eu pelo menos nunca andei de égua...sábado, 14 de março de 2009
Bem, a semana acabou outra vez. Semana cheia, mas calminha. E começamos com TPIE, onde fizemos apresentações da actividade "Caixa de Palavras". As apresentações correram bem no geral com destaque para o grupo da Diana, Patricia, Máxima e Vera. Estiveram muito bem aproximando-se do publico alvo. Ainda na aula de TPIE, avançamos com a intrudação de alguns projectos nomeadamente a "Escola amiga" e "A semana da criança". As histórias dos professores? Essas ficam para a semana! A Português, ouvimos mais alguns contratos de leitura e avançámos em Poesia do século XX/XXI. Em Sociologia, acabámos de ouvir as apresentações sobre Padrões de Cultura. ECDM, foi muito divertido, porque estivemos a tentar fazer moldagens de balões. Eu tentava fazer uma espada e saia-me um "Canivete" mas pronto, mesmo assim foi engraçado. Acho que com prática acabo por fazer uma autentica "Katana". A Expressão dramática já temos mais ou menos as ideias definidas e os esboços vão começar a ganhar forma. O trabalho sobre Crianças Soldado, para Área de Integração, já vai no fim. Na semana que entra, começam as apresentações. Em Educação Física, levamos uma "tareia". Continuámos as matérias de Andebol e "Basket", debaixo de um sol abrasador. Em Saúde Infantil, passámos de etapa. Agora falamos da idade dos 0 aos 3. E chegamos ao final da semana. Dou o meu destaque para Psicologia. Apresentamos o trabalho sobre o desenvolvimento em crianças com trissomia 21. Correu bem, com aspectos a melhorar é claro, mas no geral acho que não foi mau. Foi pena não conseguirmos o testemunho familiar relativo a estes casos, mas fica para uma próxima. O teste de psicologia é já esta Terça. É sempre uma disciplina onde a dificuldade impera. Eu acho que estou preparado até porque a matéria mais dificil acho que já passou. Mas todo o cuidado é pouco. As férias aproximam-se a passos largos. Há trabalhos, testes e apresentações. É carregar na ponta final agora, para sair em grande depois. Bem pelo menos é o que eu vou tentar fazer e já está dito. E quando ... ...Digo está dito e faço-o por escito!terça-feira, 10 de março de 2009
O Sonho Do Pinoquio
domingo, 8 de março de 2009
Ora aqui está uma noticia que vi agora e que vai muito ao encontro do que a Stôra de TPIE postou no blog da turma. É uma notícia sobre o assedio sexual na internet. É preciso estar alerta para estas situações e a informação nunca é demais.
Alerta: Maioria dos pais não sabe por onde navegam os filhos
Preocupação com Assédio na NetEsta preocupação assenta em dados como os de um estudo efectuado com alunos dos 6º e 9º anos do Colégio de São Miguel, em Fátima. Nove por cento dos inquiridos foram abordados por desconhecidos na net com conversas de cariz sexual. Informação que vem ao encontro da revelada ontem pelo CM, que aponta para a existência de 30 mil vítimas (5% dos utilizadores com dez a 15 anos). E um relatório encomendado pelo MySpace indica que 13% dos jovens já recebeu solicitações sexuais on-line. Destes, 80 % têm entre 14 e 17 anos.
Nos EUA, uma pesquisa demonstrou que 32% dos adolescentes foram contactados por estranhos, dos quais 7% se sentiram assediados. Na União Europeia 54% dos pais receiam que os filhos sejam vítimas de assédio na net.
Fonte : http://www.correiomanha.pt/
1º Ora para começar esta rúbrica, esta semana trago um video sobre moldagem de balões. Como sabem, este vai ser o tema da próxima aula de Expressão Dramática e existem algumas construções que são aconselhadas aos iniciantes como eu. Sempre tive curiosidade em aprender como se fazia a espada do Pirata, que pedia aos senhores das feiras quando era criança. Bem, já não há segredos.
2º Bem começa agora a lista de sugestões da professora de Psicologia. O mérito aqui é da Stôra porque eu só passo a palavra e dou a conhecer o que nos aconselha. Desta vez é um filme. O Urso de Jean Annaud. Poucos filmes conseguem captar tão bem a verdadeira essência da vida selvagem como este filme de Jean Annaud. Foram quase quatro anos de filmagens, para obter o que o diretor chama de ponto de vista dos animais. O personagem central da história chama-se Youk, um precoce urso bebé que, ao ficar órfão, tem de aprender a sobreviver num mundo hostil. Dois caçadores, Tom (Tchéky Karyo) e Bill (Jack Wallace), matam a mãe do pequeno Youk e fazem o animal suportar as vida dificil da floresta e a fazer face aos perigos que o rodeiam. Mas ele também encontra Kaar, um grande urso solitário que, contra todas as expectativas, ajuda Youk a enfrentar seus piores e mais mortíferos inimigos: os dois caçadores. O Urso ganhou o César de Melhor Filme Francês em 1988 e foi indicado para o Oscar de Melhor Montagem. Fiquem com o trailer
3º Na busca de autores proposta pela professora, escolhi Harry Harlow. Harry F. Harlow (1905-1981) foi um psicólogo norte-americano que ficou conhecido pelas suas experiências sobre a privação maternal e social em macacos Rhesus, e que demonstraram a importância dos cuidados, do conforto e do amor nas primeiras etapas do desenvolvimento. As suas experiências laboratoriais consistiram na criação de duas “mães” artificiais onde uma era feita apenas com armação de arame enquanto a outra, era também de armação de arame, porém, forrada com pano felpudo e macio. Harlow observou que os macacos bebés preferiam claramente as “mães” mais confortáveis. O contacto parecia ser essencial ao estabelecimento de uma relação que transmitia segurança. Perante um estímulo gerador de medo, os macaquinhos agarravam-se à “mãe” macia tal como o fariam a uma mãe real. Além disso, perante uma situação com muitos estímulos novos e na presença da “mãe” confortável, as reacções de medo e de se agarrar, rapidamente davam lugar à exploração curiosa dos objectos, com regressos periódicos à “mãe” para recuperar a segurança. Pelo contrário, na ausência da “mãe” confortável, os macaquinhos ficavam paralisados pelo medo e não exploravam o ambiente.
4º Deixo-vos com mais um site que ainda não tinha visitado. Encontrei à pouco tempo e tem muita informção que como o nome indica, é para toda a família.http://www.portaldafamilia.org/
5º Realiza-se entre 9 e 15 de Março de 2009, a 8ª edição da MONSTRA, o consagrado Festival de Animação de Lisboa, que decorrerá este ano no Cinema São Jorge e, mas também e à semelhança dos anos anteriores, em outros espaços da cidade, entre os quais se destacam o Museu do Oriente, o Museu da Marioneta e a Escola D. Dinis.O tema central da edição de 2009 é o centenário do Futurismo e as escolas e os artistas que se lhe seguiram. Este ano o aspecto formativo do festival contemplará a realização de várias masterclasses e workshops para estudantes, realizadores e público interessado, coordenados e dirigidos por, um conjunto de artistas, professores e investigadores de renome mundial. Haverá também a MONSTRINHA que proporcionará programas especiais para crianças, jovens, escolas, pais, filhos e professores. Mais informações em: www.monstrafestival.com. Fiquem com o TVSpot do ano passado.
Categorias
- Actividades (66)
- Área de Integração (12)
- Carnaval (5)
- Cinema-3.2.1.Acção (50)
- Criatividade (7)
- Curiosidades - Sabias que... (14)
- Desenhos Animados (3)
- Dias Festivos (25)
- Dias Mundiais (10)
- Direitos das Crianças (1)
- ECDM (2)
- Educação Física (2)
- Educação Visual (2)
- Estágio (46)
- Expressão Plástica (4)
- Halloween (3)
- Hoje Vamos Ler (63)
- Informação (161)
- Inglês (5)
- Inquéritos (4)
- Literatura infantil (2)
- Multiculturalidade (1)
- Multimédia (177)
- Na Hora (8)
- Natal (1)
- O meu percurso (86)
- Olha o trabalho (31)
- Os Meus Jogos Infantis (30)
- Outono (1)
- PAP (2)
- Pela Estrada Fora (2)
- Pesquisar e informar (91)
- Podcasts (5)
- Português (5)
- Psicologia (20)
- Publicações (13)
- Receitas; (9)
- Revistas (1)
- São Martinho (3)
- Saúde Infantil (40)
- SETANIMA (1)
- Sociologia (4)
- T.I.C (1)
- Teatro (1)
- TPIE (25)
- Uma história que li (50)
- Vamos Colorir (24)
- Voluntariado (1)
Arquivos
-
▼
2009
(314)
-
▼
março
(20)
- "My Opinion Awards"Bem amigos, visto que o 2º Perí...
- Um dia diferenteSexta feira chegou à velocidade da...
- 3 Anos, 2 Objectivos, 1 SonhoAí está! Chegaram fin...
- Olha o trabalho! Bem este é um trabalho que ainda ...
- Olha o trabalho!Cá está mais um trabalho para TPIE...
- Olha o trabalho!Aqui fica mais um trabalho. Desta ...
- Na Hora !!!Portugal: 700 acidentes com crianças po...
- Brincar e Divertir é Informar e SugerirOra cá está...
- 3 anos, 2 objectivos, 1 sonhoA escola caminha a pa...
- Olha o trabalho!Aqui fica a segunda história da ac...
- Olha o trabalhoHistória recontada pela professora...
- Brincar e divertir é informar e sugerirBem, esta s...
- 3, 2, 1 Acção - A menina da pena - ComentárioEste...
- 3 Anos, 2 Objectivos, 1 sonho Bem, a semana acabou...
- Olha o Trabalho!Aqui está mais um trabalho de TPIE...
- Na Hora Ora aqui está uma noticia que vi agora e ...
- Brincar e divertir é informar e sugerir.1º Ora par...
- 3, 2, 1 AcçãoEm Inglês vimos o primeiro filme que ...
- 3 anos, 2 Objectivos, 1 SonhoMais uma semana que a...
- Olha, tive uma idéia!!Depois de um mês inteiro par...
-
▼
março
(20)
Temas
- Actividades (66)
- Área de Integração (12)
- Carnaval (5)
- Cinema-3.2.1.Acção (50)
- Criatividade (7)
- Curiosidades - Sabias que... (14)
- Desenhos Animados (3)
- Dias Festivos (25)
- Dias Mundiais (10)
- Direitos das Crianças (1)
- ECDM (2)
- Educação Física (2)
- Educação Visual (2)
- Estágio (46)
- Expressão Plástica (4)
- Halloween (3)
- Hoje Vamos Ler (63)
- Informação (161)
- Inglês (5)
- Inquéritos (4)
- Literatura infantil (2)
- Multiculturalidade (1)
- Multimédia (177)
- Na Hora (8)
- Natal (1)
- O meu percurso (86)
- Olha o trabalho (31)
- Os Meus Jogos Infantis (30)
- Outono (1)
- PAP (2)
- Pela Estrada Fora (2)
- Pesquisar e informar (91)
- Podcasts (5)
- Português (5)
- Psicologia (20)
- Publicações (13)
- Receitas; (9)
- Revistas (1)
- São Martinho (3)
- Saúde Infantil (40)
- SETANIMA (1)
- Sociologia (4)
- T.I.C (1)
- Teatro (1)
- TPIE (25)
- Uma história que li (50)
- Vamos Colorir (24)
- Voluntariado (1)

