domingo, 22 de março de 2009

Na Hora !!!

Portugal: 700 acidentes com crianças por dia

Esta semana, registaram-se seis acidentes graves com crianças em Portugal, sendo que três deles resultaram em mortes.

Não há uma estatística oficial sobre o número total de acidentes que envolvem crianças em Portugal, mas através do cruzamento dos dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (acidentes de viação) e do Observatório Nacional de Saúde (acidentes domésticos e de lazer), entre 2004 e 2006, a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) chegou à conclusão de que, todos os dias, há cerca de 700 acidentes com crianças no nosso país, avança o JN.

A maioria das ocorrências não são graves, mas, garante Sandra Nascimento, presidente da APSI, seriam "evitáveis" caso o Governo as encarasse como "um problema grave de saúde pública" e avançasse com a obrigatoriedade de medidas há muito identificadas, como a definição de regras para o sector da construção civil como, por exemplo, a regulação da altura e o tipo de guardas das varandas.

"É inacreditável como tudo isto não anda e nós continuamos a aceitar que as nossas crianças morram desta maneira", desabafou, ao JN, Sandra Nascimento, acusando o Governo de "falta de vontade de resolver" este problema.

A responsável lembra este propósito, que, desde Novembro de 2007, nada mais foi feito pelo Plano Nacional de Acção para a Segurança Infantil - um conjunto de medidas e metas calendarizadas em sete áreas prioritárias para a redução destes números - que vinha sendo trabalhado com o Ministério da Saúde e envolveu 54 entidades diferentes.

Sandra Nascimento espera que a semana "desastrosa e trágica" que estamos a viver "abra os olhos do país" e obrigue o Governo a "assumir este compromisso com as famílias portuguesas".

Esta semana, registaram-se seis acidentes graves com crianças em Portugal, sendo que três deles resultaram em mortes.

0 comentários: