domingo, 8 de março de 2009

Brincar e divertir é informar e sugerir.

1º Ora para começar esta rúbrica, esta semana trago um video sobre moldagem de balões. Como sabem, este vai ser o tema da próxima aula de Expressão Dramática e existem algumas construções que são aconselhadas aos iniciantes como eu. Sempre tive curiosidade em aprender como se fazia a espada do Pirata, que pedia aos senhores das feiras quando era criança. Bem, já não há segredos.



2º Bem começa agora a lista de sugestões da professora de Psicologia. O mérito aqui é da Stôra porque eu só passo a palavra e dou a conhecer o que nos aconselha. Desta vez é um filme. O Urso de Jean Annaud. Poucos filmes conseguem captar tão bem a verdadeira essência da vida selvagem como este filme de Jean Annaud. Foram quase quatro anos de filmagens, para obter o que o diretor chama de ponto de vista dos animais. O personagem central da história chama-se Youk, um precoce urso bebé que, ao ficar órfão, tem de aprender a sobreviver num mundo hostil. Dois caçadores, Tom (Tchéky Karyo) e Bill (Jack Wallace), matam a mãe do pequeno Youk e fazem o animal suportar as vida dificil da floresta e a fazer face aos perigos que o rodeiam. Mas ele também encontra Kaar, um grande urso solitário que, contra todas as expectativas, ajuda Youk a enfrentar seus piores e mais mortíferos inimigos: os dois caçadores. O Urso ganhou o César de Melhor Filme Francês em 1988 e foi indicado para o Oscar de Melhor Montagem. Fiquem com o trailer


3º Na busca de autores proposta pela professora, escolhi Harry Harlow. Harry F. Harlow (1905-1981) foi um psicólogo norte-americano que ficou conhecido pelas suas experiências sobre a privação maternal e social em macacos Rhesus, e que demonstraram a importância dos cuidados, do conforto e do amor nas primeiras etapas do desenvolvimento. As suas experiências laboratoriais consistiram na criação de duas “mães” artificiais onde uma era feita apenas com armação de arame enquanto a outra, era também de armação de arame, porém, forrada com pano felpudo e macio. Harlow observou que os macacos bebés preferiam claramente as “mães” mais confortáveis. O contacto parecia ser essencial ao estabelecimento de uma relação que transmitia segurança. Perante um estímulo gerador de medo, os macaquinhos agarravam-se à “mãe” macia tal como o fariam a uma mãe real. Além disso, perante uma situação com muitos estímulos novos e na presença da “mãe” confortável, as reacções de medo e de se agarrar, rapidamente davam lugar à exploração curiosa dos objectos, com regressos periódicos à “mãe” para recuperar a segurança. Pelo contrário, na ausência da “mãe” confortável, os macaquinhos ficavam paralisados pelo medo e não exploravam o ambiente.


4º Deixo-vos com mais um site que ainda não tinha visitado. Encontrei à pouco tempo e tem muita informção que como o nome indica, é para toda a família.
http://www.portaldafamilia.org/





5º Realiza-se entre 9 e 15 de Março de 2009, a 8ª edição da MONSTRA, o consagrado Festival de Animação de Lisboa, que decorrerá este ano no Cinema São Jorge e, mas também e à semelhança dos anos anteriores, em outros espaços da cidade, entre os quais se destacam o Museu do Oriente, o Museu da Marioneta e a Escola D. Dinis.
O tema central da edição de 2009 é o centenário do Futurismo e as escolas e os artistas que se lhe seguiram. Este ano o aspecto formativo do festival contemplará a realização de várias masterclasses e workshops para estudantes, realizadores e público interessado, coordenados e dirigidos por, um conjunto de artistas, professores e investigadores de renome mundial. Haverá também a MONSTRINHA que proporcionará programas especiais para crianças, jovens, escolas, pais, filhos e professores. Mais informações em: www.monstrafestival.com. Fiquem com o TVSpot do ano passado.


0 comentários: