domingo, 22 de março de 2009

Brincar e Divertir é Informar e Sugerir

Ora cá está mais uma rúbrica do "Brincar e Divertir é Informar e Sugerir". E depois de na última 
semana ter estado um pouco atrasada, volta a tempo e horas de colocar mais umas informações interessantes, consoante a opinião de cada um. Eu só aconselho aquilo que acho "porreiro". Para esta semana continuo a viagem pelos autores de Psicologia com Mary AinsWorth, estou em cima dos acontecimentos com dois filmes que estrearão brevemente nos cinemas para o público mais jovem, coloco um artigo sobre o autocontrolo e a rotina de crianças e bebés e falo ainda de um torneio muito especial e interessante realizado em Albufeira, Algarve.

1º Torneio Internacional de Futebol Adaptado

É mesmo pelo torneio que começo a rúbrica de hoje. O Estádio Municipal de Albufeira, foi palco, este sábado, dia 21 de Março, do 3º Torneio Internacional de Futebol Adaptado de Albufeira. Uma iniciativa organizada pela APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve em colaboração com a autarquia, um campeonato contou com a participação de cerca de 300 atletas nacionais e internacionais, nos escalões de juniores e seniores.
O torneio que decorreu entre as 10h00 e as 19h00, e contou com a participação de quatro equipas portuguesas e seis holandesas, tendo como ponto alto o jogo entre os veteranos da selecção da APEXA e a equipa holandesa de Amersfoort. Esta iniciativa reúniu atletas da cidade de Albufeira e de Amersfoort, que, ao longo de três anos, promovem a prática desportiva junto da pessoa com deficiência. “Trata-se de um acontecimento de particular relevo para o concelho de Albufeira e que se insere numa estratégia de valorização do município, numa lógica de desenvolvimento do potencial inerente ao turismo desportivo. Por outro lado, a relação entre a cidade de Amersfoort está perfeitamente consolidada, sendo este evento prova disso”, referiu Desidério Silva, presidente da Camara Municipal de Albufeira. Refira-se que a APEXA nasceu em 2003, por um grupo de pais e amigos de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais, possuindo actualmente cerca de 300 associados. “Neste momento há alguns torneios em Portugal envolvendo equipas nacionais, porém com esta amplitude juntando equipas estrangueiras é único”, salientou Nuno Neto, Presidente da Associação de Apoio à Pessoas 
Excepcional do Algarve.

A minha experiencia

Agora vem a minha opinião. Fui convidado pela APPACDM de Setúbal a participar neste torneio internacional do Algarve no passado Sábado. Foi com agrado que recebi o convite, sabendo à partida que o que estava em causa era apenas o convivio e a solidariedade para com alguns amigos que já fiz na instituição. Não interessavam os resultados, até porque sabíamos o grande valor das outras equipas e também que a que representei era uma equipa em construção. 
Jogámos contra equipas portuguesas e holandesas num torneio organizado de forma magnifica. A forma como o torneio estava organizado, foi espectacular e deverti-me imenso. Ainda treinei um pouco o Inglês, visto que era uma das linguas mais faladas no torneio pela quantidade de pessoas holandesas. Joguei, brinquei, conversei e vi como um torneio deste género pode ser muito 
importante para pessoas com necessidades especiais. Uma experiencia a repetir, se o convite também se repetir. Para recordação,  fica a medalha do torneio e uma foto da minitaça (entre muitas outras) que certamente irá para a vitrine da instiruição.


2º Amor, Aprendizagem e rotinas

As rotinas ajudam os bebés e as crianças pequenas a aprender a auto-controlar-se.

Para a grande maioria, as nossas vidas envolvem uma série de padrões – rotinas que realizamos quase todos os dias, como tomar café no mesmo local todos os dias. O mesmo se passa com os bebés e as crianças até aos três anos. Embora tenhamos uma participação na criação de rotinas na vida dos nossos filhos, talvez não tenhamos a noção absoluta do papel que tais rotinas têm no desenvolvimento das crianças.

As rotinas ajudam os bebés e as crianças pequenas a aprender a auto-controlar-se. Rotinas consistentes, actividades que ocorrem todos os dias mais ou menos da mesma forma, proporcionam conforto e segurança às crianças pequenas. Quer se trate da hora da brincadeira, da hora do lanche ou da hora do pai ou da mãe voltar a casa, saber o que se vai passar dá aos bebés e às crianças pequenas uma sensação de segurança e estabilidade emocional.

Ajuda-os a confiar nos adultos que irão atender às suas necessidades. Quando as crianças têm esta sensação de confiança e segurança, ficam mais livres para o seu “trabalho”, ou seja brincar, explorar e aprender.

As rotinas podem aproximá-la mais do seu filho e reduzir as lutas de poder. As rotinas estáveis ajudam os bebés e as crianças pequenas a antecipar o que vai acontecer em seguida. Isto proporciona à criança uma sensação de segurança e também de controlo, como quando os pais dizem: “Está na hora de ir para a caminha. Queres lavar os dentes agora ou depois de vestir o pijama?”

As rotinas podem também limitar a quantidade de “nãos” e as correcções ao comportamento necessárias ao longo do dia, uma vez que a criança consegue prever melhor o que vai acontecer em seguida: “Sei que queres uma bolacha. Mas agora está na hora de arrumar. Já sabes, depois 
de arrumar, está na hora do lanche.”

As rotinas orientam o comportamento positivo e a segurança. As rotinas são como as instruções – guiam as acções da criança para um objectivo específico. As rotinas podem também ser utilizadas por muitos motivos, mas os dois mais importantes são garantir a saúde e a segurança da criança e ajudar a criança a ter um comportamento positivo e responsável. Por exemplo, as crianças lavam as mãos antes de comer ou devem dar a mão a um adulto quando atravessam a 
estrada. Eis outro exemplo:

Jorge, com dois anos, adora brincar com os seus camiões enquanto a mãe dá de comer à irmã mais pequena, Ana. Quando a mãe termina, está na hora de ir buscar o pai à paragem do autocarro. Os camiões devem estar todos arrumados na caixa antes de saírem. A mãe avisa o Jorge de que está na hora de arrumar tocando uma campainha especial e dizendo, "Muito bem, Sr. motorista, está na hora de estacionar os camiões na garagem." Jorge conduz os camiões um a um através de uma prancha e coloca-os na caixa. Fazem isto todos os dias e assim, Jorge sabe sempre que irá encontrar os seus camiões onde os deixou — na caixa. Sabe também que depois de guardar os camiões, irá ver o pai, o que o deixa sempre muito contente.


3º Mary Ainsworth

Psicóloga e professora universitária norte-americana, Mary D. Satler Ainsworth nasceu em Dezembro de 1913, em Glendale, no estado de Ohio, e faleceu a 21 de Março de 1999, em Carlottesville, no estado da Virgínia. A investigação de Mary Ainsworth ficou conhecida pelos trabalhos relacionados com as ligações afectivas entre mãe e filho. Das observações feitas no Uganda e dos estudos subsequentes realizados em Baltimore, Ainsworth concluiu que há padrões distintos de ligação entre as crianças e as suas mães, ao longo dos primeiros anos de vida dos filhos. Esses padrões podem ser manifestados pelo conforto, segurança, tensão ou conflito. A psicóloga descobriu provas que indicam que as relações mãe/filho estão relacionadas como o nível de reacção das mães manifestadas nos primeiros meses dos filhos. Ainsworth, juntamente com outros colegas, criaram um sistema, conhecido por The Strange Situation (A situação estranha), para avaliar as diferenças individuais, nas reacções das crianças, a diferentes tipos de separações e uniões com as respectivas mães. Com este método, Ainsworth descobriu que as diferenças individuais surgiam na reacção dos bebés no momento do regresso da mãe. A psicóloga classificou essas reacções em três categorias: ansioso/evasivo; ligação segura; ansioso/resistente.




4º Monstros Vs Aliens

'Monstros vs. Aliens' conta a história de um confuso grupo de monstros terrestres com a missão de salvar o mundo depois de uma invasão alienígena. Susan Murphy, uma rapariga normal da Califórnia, é atingida por um meteorito no dia do seu casamento e fica com 15 metros de altura. Depois de ser capturada pelos militares e mantida num local secreto do governo, o mundo descobre que os militares, durante muitos anos, têm reunido e escondido em segredo outros monstros. Brevemente no cinema, este é mais um filme a não perder pelos mais novos. Fiquem com o trailer.






5º Corrida à montanha mágica

Durante anos, várias histórias circularam sobre um lugar secreto no deserto de Nevada, conhecido por fenómenos inexplicáveis e estranhos sinais. Esse lugar chama-se Montanha Mágica. Quando um motorista de táxi dá boleia para a Montanha Mágica a dois jovens com poderes sobrenaturais, ele vai embarcar numa aventura que não conseguirá explicar. Quando descobrem que a única forma de salvar o mundo está em desvendar os segredos da montanha mágica, começa uma corrida em que o governo, um gang de bandidos e até extraterrestres irão fazer tudo para os impedir. Este filme vindo dos estudios da Disney, conta com a participação do sempre divertido Dwayne "The Rock" Johnson e promete fazer as delicias dos mais novos. Fiquem tmbém com o trailer.


0 comentários: