terça-feira, 17 de março de 2009

Brincar e divertir é informar e sugerir

Bem, esta semana a minha rubrica preferida chega um pouco mais tarde devido a alguma falta de tempo. Ainda assim continua a ser a minha rubrica preferida. Esta semana dou aos leitores do Blog mais alguns sites dedicados aos mais novos, falo sobre o filme a Marcha dos Pinguins aconselhado pela Stôra de Psicologia, bem como mais um autor desta disciplina. Desta vez fui pesquisar um pouco sobre René Spitz.  Coloco ainda um poema de Miguel Torga, que diz respeito à infancia, como homenagem ao Dia Internacional da Poesia. Pode não ser muito famoso, mas é ligado à infancia e achei interessante colocar. Dou também especial atenção aos pais, porque esta Quinta-feira é dia do pai. Por último faço uma viagem a LazyTown. Um programa para crianças que não se fala muito e passa um pouco ao lado, até porque é transmitido por um canal menos rotulado que o Panda ou Disney Channel, a velhinha Rtp2.

1º Sites não só para os mais novos, mas para toda a família:

O Castelo Andante

O Site Junior

O Sítio dos Miudos

2º Filme - Marcha dos pinguins

"A cada inverno na Antártica, o local mais inabitável da Terra, milhares de pinguins imperadores abandonam a segurança do oceano e sobem para 
a terra congelada, na intenção de iniciar uma longa jornada rumo o interior. Em fila indiana, os pinguins marcham para o terreno de reprodução tradicional da espécie. As fêmeas permanecem no local apenas o tempo necessário para a procriação, iniciando logo após sua viagem de retorno através de 200 quilômetros de gelo rumo ao mar cheio de peixes. Os imperadores machos permanecem para guardar e chocar os ovos. Após 4 meses, nos quais os machos nada comem, os ovos começam a se partir e os filhotes a nascer. Entretanto eles apenas conseguem sobreviver por 48 horas sem comida, dependendo do retorno dos imperadores fêmeas ao local, que precisam trazer comida do oceano. "




3º Quem foi René Spitz

"Psicanalista austríaco, nascido em 1887 e falecido em 1974, formou-se em Medicina tendo-se especializado em psicologia infantil. Vai para os Estados Unidos da América onde ensina Psicologia de orientação psicanalítica em Nova Iorque e depois Psiquiatria na Universidade do Colorado. Desenvolve estudos experimentais sobre as trocas emocionais entre a criança e a mãe. Considera que o sorriso, que ocorre entre as seis e as doze semanas, é a primeira manifestação intencional desenvolvida na comunicação mãe/bebé. Estudou o efeito que a ausência de uma relação materna pode provocar nas crianças. Analisou esta situação em crianças órfãs ou abandonadas, criadas em asilos e orfanatos, tendo designado por "hospitalismo" a depressão resultante desta situação de abandono. 
Para além das obras escritas, das quais se pode destacar Le Non et le Oui , Spitz produziu cerca de cinquenta filmes documentando as suas pesquisas."




4º Poesia de Miguel Torga 

Miniatura

Pois eu gosto de crianças!
Já fui criança, também…
Não me lembro de o ter sido;
Mas só ver reproduzido
O que fui, sabe-me bem.

É como se de repente
A minha imagem mudasse
No cristal duma nascente,
E tudo o que sou voltasse
À pureza da semente.

Miguel Torga
Diário VIII , 1957


5º  Dia do Pai - O Pai do século XXI

Nunca, como hoje, os homens mostraram tanto o seu lado emocional. E ainda bem!

"Habituámo-nos a ouvir dizer que o conceito de família está em crise. Alguns, os mais pessimistas, chegam a afirmar que as verdadeiras famílias deixaram de existir e agora só persistem fragmentos.
Os estudos do âmbito da sociologia mostram que esta ideia é completamente falsa e o que de facto se passa, é que a família se encontra em profunda mutação, mudança essa que tem que ser encarada de frente para que consigamos gerir a diferença, sem angústias desnecessárias.
Existem agora famílias de muitos tipos: monoparentais, reconstruídas, alargadas, de acolhimento, adoptivas, etc. A maior parte dos casais tem unicamente um filho, o que pressupõe que as crianças são muito planeadas e desejadas.
Por outro lado, apenas uma minoria, usufrui dos cuidados permanentes da mãe, já que as mulheres optaram por responder ao apelo de trabalhar fora de casa, o que as torna mais felizes do ponto de vista individual e não prejudica necessariamente a educação dos filhos."

Mudança de papéis

"Neste contexto, também os papeis das figuras parentais, acabaram por sofrer profundas mudanças. Aquilo a que assistimos durante décadas deixou de ser uma realidade.
Essa realidade pode até chocar as gerações mais antigas, onde o homem e a mulher tinham papeis muito distintos dos que desempenham actualmente. Deixando de lado o caso dos pais solteiros, ou dos divorciados, podemos constatar que mesmo nos casais que se mantêm juntos, a vida familiar se tem vindo a alterar.
A imagem do pai deste século, é de um homem emocional e activo no que respeita às questões do lar. Vai buscar os filhos ao infantário e ajuda nas tarefas caseiras como aspirar a casa ou mesmo lavar a louça. É um homem interventivo, que gosta de partilhar tarefas e que as faz na perfeição.
É com agrado que se desloca às compras ao hipermercado, mesmo que para isso leve uma lista elaborada pela mulher. Não demonstra nenhum acanhamento em fazê-lo, porque encara essa atitude como algo perfeitamente natural."

6º LazyTown

Mil e uma aventuras

A personagem principal de LazyTown é Stephanie, uma menina que chega à cidade para convencer seus amigos Ziggy, Trixie, Stingy e Pixel a brincar ao ar livre em vez de passar o dia inteiro a jogarem jogos de computador e consola.
O presidente da cidade e tio de Stephanie, Milford Meanswell, pede a ajuda de Sportacus, um autêntico super-herói, que inspira as crianças a brincarem fora de casa e resolve os problemas que surgem de vez em quando. 
Quem não gosta nada do novo plano é Robbie Rotten, uma personagem muito preguiçosa que mora em num refúgio subterrâneo. Na maioria dos episódios, Robbie aparece disfarçado, na tentativa de estragar a brincadeira das crianças e expulsar Sportacus da cidade para sempre. 





O que as crianças aprendem?

Motivar as crianças fazendo com que tomem as decisões mais acertadas é um dos principais ensinamentos desta série. Seguir um bom estilo de vida, imitando as atitudes dos heróis de Lazytown, é  a melhor forma de fazer com que as crianças compreendam algo. As crianças ficam motivadas e optam por bons exemplos a serem seguidos.
Ao utilizar correctamente a música, os movimentos, o humor e a interactividade, LazyTown cativa as crianças com uma versão levemente exagerada do mundo em que vivem. 
A mensagem de LazyTown ajuda a desenvovler crianças saudáveis e equilibradas, um objectivo compartilhado com os pais pelo mundo fora.
O processo de aprendizagem ocorre enquanto todos se divertem. LazyTown motiva as crianças com personagens e histórias que as estimulam a confiar no seu bom senso, nas suas idéias e intuições.
A série foi criada para estimular as crianças a movimentarem-se, a brincarem, a pularem, a dançarem, a cantarem mas sobretudo a experimentarem coisas novas e sentirem-se bem com isso.
É uma boa série para os mais novos, que não tem tanto mediatismo como Winx, Noddy ou Naruto, porque passa num canal com menos exposição. A velhinha Rtp2, contudo habituou-nos sempre a transmitir séries onde os mais novos eram reis e senhores. Babar, Jardim da Celeste ou Rua Sésamo são bons exemplos. Mais recentemente, tivemos Noddy, que antes de ter a sua grande ascensão no Canal Panda, já era transmitido na Rtp2.

Visitar o site: http://www.lazytown.com/


0 comentários: