sábado, 10 de outubro de 2009

2º dia de Estágio - 9/10/09


Esta nova experiência continua e corre cada vez melhor. Passamos por muitas coisas diferentes porque nenhum dia é igual e há muitas coisas para contar. Cheguei à hora marcada, 9:00, onde as crianças como é habitual, esperavam os educadores que iam chegando um a um. As crianças esperavam sentadas no átrio no meio da brincadeira habitual e da observação atenta das auxiliares que as acompanhavam. Com um pouco mais de há vontade, equipei a minha bata e comecei a arrumar a sala para que as "Tartarugas" pudessem entrar e brincar até o educador dar inicio às actividades. A sala invadia-se de cestos de brinquedos com a imaginação a sobressair. Eu ia brincando e entretendo as tartarugas até o educador estar pronto. Por volta das 10:00, o educador mandou arrumar, e todos se sentaram no tapete. O educador sentou-se em frente ás crianças e começou a cantar a Música dos Bons dias, depois fez a chamada e sempre que uma criança respondia pelo nome as outras batiam palmas. Quando um amigo não estava presente todos dizíamos "OHHHH". Depois foi altura da música. Mas antes do Educador iniciar a música era altura de afinar a voz. Muita descontracção onde as crianças imitavam os sons produzidos pelo educador para afinar a voz. Muito engraçado pois os sons eram os mais variados possíveis. Começaram as músicas onde o educador fazia imenso gestos e as crianças acompanhavam. De notar que um menino que necessita de cuidados especiais escolheu a música e deu inicio à mesma com a ajuda do educador. Cantou-se a música do "coelhinho", dos"palhacinhos", "o Balão do João" e a mais engraçada e expressiva foi a dos "dedos". Esta musica apelava ao movimento, à reacção e à desinibição das crianças. Muito interessante e divertido. Acabadas as músicas estava na hora de dividir as crianças por algumas actividades à escolha, sempre com a noção de que não poderiam escolher as mesmas do dia anterior. Haviam 3 opções, sendo que uma não era opção visto que foi o próprio educador que disse para algumas crianças irem brincar com a plasticina. Assim sendo, algumas crianças brincaram com a plasticina enquanto outras puderam escolher entre a Casinha das Bonecas, Os Jogos ou o Cantinho da Leitura. Eu fui entretendo as crianças e ajudando ora na construção dos puzzles ora na leitura. De facto foi no cantinho da leitura que fiquei mais tempo visto que a auxiliar estava na plasticina e o Educador ia dando uma mãozinha sempre que possível nos Puzzles. Assim, fiquei pelo Cantinho da leitura a fazer imensos jogos com as crianças, a ler histórias e a brincar com eles. Chegava a altura de ir lá fora. Comboio feito e vamos a isso. Lá fora as crianças brincavam enquanto eu observava atentamente. Tive uma primeira situação de maior susto visto que uma criança caiu mal e aleijou-se, mas rapidamente fui ter com ela e tentei acalma-la, ver se estava tudo bem e com alguns "mimos" passou rapidamente. De facto pareceu-me até que chorava mais por não conseguir subir pela corda até ao escorrega do que da queda. Mas as crianças são mesmo assim. Hora de voltar para dentro porque o almoço estava pronto. Higiene habitual. Lavar as mãos e fazer xixi. Fiquei com elas na casa de banho enquanto a auxiliar tirava os almoços. Uma criança fez xixi nas calças e disse-me muito assustada. Pedi ajuda ao educador pois não sabia bem o que fazer e ele ajudou-me sem problema. Seguiu-se a hora do almoço onde ia ajudando sempre que necessário. Almocei também na instituição e ia ajudando a levantar os pratos à medida que iam acabando. Entretanto fui espairecer um pouco na minha hora de almoço. No regresso as crianças faziam a sesta. O educador aproveitava para fazer algum trabalho relacionado com a instituição enquanto eu aproveitava para tirar alguns apontamentos. Nesta fase, o educador ajudou-me também na caracterização da instituição, e falámos um pouco o que é sempre bom para nos ambientarmos cada vez melhor. Era altura de acordar, fazer a higiene e ir lanchar. Eu ia ajudando a arrumar a sala. Levantar as camas, dobrar lençóis pois era o ultimo dia da semana e é habitual levar o bibe e os lençóis para casa de modo a serem trocados. Quando o lanche acabou, era hora de ir brincar para o exterior até os pais chegarem. Eu observava e dentro dos possíveis ia falando com as educadoras de outras salas, perdendo alguma timidez. O dia acabava às 17, mais uma vez. Mais um bom dia de estágio, com o sentimento que fiz o que estava ao meu alcance para ajudar, sempre com a noção de que a pouco e pouco vou-me soltando um pouquinho mais. Tem de ser assim. Um passinho de cada vez.

2 comentários:

Andreia Andrade disse...

Muito bem Fábio sempre a informar os seus colegas podíamos experimentar um dia destes esse jogo o que me dizes??? era giro...
Bem mais uma vez queria dar te os parabéns pelos teus dotes informáticos o blog está excelente não mexas mais senão estraga(lembras te dos velhos tempos era o que me dizias :P) lool.
A nábila contou me que andas a ponderar em ir para a faculdade sei que a minha opinião não é importante mas só queria que soubesses que concordo contigo tens muitas capacidades e acho que é um desperdício se não souberes aproveita-la .Mas por outro lado não quero perder o LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOODDDDDDDDDDDDD da turma, mas como é obvio quero o teu bem se é isso que queres força ai.
Ahhh já ia me esquecendo OBRIGADÃO por teres dado aquele toque feminino ao meu blog :P (nao nao é bicha)loool obrigado mesmo!!!fico a dever te uma.....

Dianinha * disse...

Fabio... Obrigado pelo o comentario que deixaste-me!
O teu blogge esta muito engraçado, todo bem organizado, muitas imagens, bastante colorido, com varias musicas. .etc!

MuitO bem ;

"Coisa que o meu não esta. . LOL"

Beijinho e continua assim!