sábado, 3 de outubro de 2009

O 1º dia de Estágio


Chegou o grande dia. A ansiedade gerava nervosismo e o nervosismo gerava ansiedade. Mas lá estava eu há hora marcada. O educador chegou e desde logo me pôs à vontade. Os meninos que até então estavam no corredor à espera do Educador, entraram na sala. Vesti a minha bata e desde cedo tentei tomar contacto com eles. Muitos já me conheciam. Outros eram novos para mim. Depois de brincarem um pouco no tapete, o Educador realizou duas actividades distintas. Algumas crianças iam com a ajuda do educador pintar objectos feitos com massa recorrendo às tão famosas Digitintas. Outro grupo, juntou-se a mim e fomos realizar uma actividade com uma técnica inovadora. Primeiramente as crianças colavam pedaços de algodão preenchendo o desenho de uma nuvem. Depois vinha a parte nova. Mergulhando uma pequena escova de dentes (pelo aspecto parecia) em tinta azul, esfregávamos a ponta do dedo das crianças e escovávamos o dedo em direcção à folha, provocando um efeito de gotas de chuva. Desconhecia esta técnica mas funciona na perfeição. Quando acabámos fomos para o exterior. NO regresso, e depois de ir à casa de banho fazer a higiene habitual, foi hora de almoçar. Almocei com eles no Infantário e depois na minha hora de almoço fui desaliviar um pouco. Há tarde quando regressei enquanto as crianças que faziam a sesta continuavam a descansar, duas crianças foram fazer umas actividades de maior percepção. O Educador deu-lhes uma folha em que eles apenas podiam pintar os animais que estariam fora da jaula. Depois de pintarem fizeram um desenho copiando esses mesmos animais. Estava então na hora de acordar as crianças para tomarem o lanche. à medida que iam acabando de comer, iam lá para fora e esperavam num banquinho pelos restantes colegas. Quando todos acabaram o lanche, o Educador pediu-me para formar um comboio e ao mesmo tempo levar uma caixa de brinquedos para as crianças se entreterem no exterior. Formei o comboio e levei-as para o exterior. Fomos a primeira sala a ir para o exterior e lá estava eu a tomar conta dos pequenos. Contudo sabia que lá dentro da sala estava o apoio necessário para se algo de menos bom acontecesse. Enquanto estava no exterior as crianças iam fazendo perguntas como se podiam beber água ou ir à casa de banho. Mas tudo tem os seus truques e às vezes eu pedia conselhos aos educadores para saber se podiam ir ou não pois há uma altura exacta para isso acontecer, senão passam o dia todo a pedir. Um pouco depois das cinco fui embora. Estava na minha hora. Peguei nas minhas coisas e sai pelo portão com o sentimento de que o dia tinha corrido muito bem. Todos me ajudaram e só tenho a agradecer. Espero que possa evoluir cada vez mais de modo a retribuir com esforço a confiança que me deram.

1 comentários:

Unknown disse...

E aqui esta um ponto alto. Não que já não tivesses experiência, mas é sempre diferente. Ainda bem que esta tudo a correr bem.