sábado, 31 de outubro de 2009

5º Dia de Estágio - 30/10/09

E chegou mais uma sexta feira e com ela mais um dia de estágio. O dia 30 antecedia o Halloween, mas por esta altura já se prepara o Mês da Castanha e o São Martinho. Assim sendo, não foi dada muita atenção ao Dia das Bruxas. Cheguei por volta das 9:05. Desta vez o Educador já estava à minha espera e as crianças dentro da sala. Vesti a minha bata e pus-me a brincar um pouco com elas até ser hora das actividades. Por entre as várias brincadeiras, Andreia chorava porque não podia ficar com os seus óculos de Sol trazidos de casa. Já se sabe que não é aconselhável nesta fase trazer objectos de casa, devido à gripe A. A menina chorou e eu fui tentar acalma-la brincando um pouco com ela. David que terão oportunidade de conhecer aquando a minha apresentação de uma criança alusiva à actividade 2 de estágio, não brincou durante todo o dia. Foi um dia de castigo para David, explicado pelo Educador como uma forma de aprendizagem visto que é um menino que se volta muito contra o Educador e faz muitas travessuras. Por volta das 10 horas, hora habitual das actividades, as tartarugas foram acabar de desenhar frutos, uma actividade em atraso e que teria de ser acabada, pois no próximo mês não haveria tempo devido às inúmeras actividades relacionadas com o São Martinho. Eu ajudava na escolha de cores e nas pinturas enquanto o Educador mostrava imagens reais de frutos para que as crianças pudessem ter uma noção do fruto a desenhar. Mas nem todas as crianças fizeram os desenhos. Algumas foram brincar para a Casinha das Bonecas. Na hora de arrumar, total desarrumação. Ruben, outro menino que terão oportunidade de conhecer, arrumou a casinha toda, pois enquanto os amigos arrumavam, ele desarrumava. Durante a manhã, a pequena Joaninha presenteou-nos com algo inesperado. Numa altura em que me senti um verdadeiro "Chupeta" ao bom nível de Vin Diesel, fui aprender a trocar fraldas. Como o hábito faz o monge para a semana é a minha vez. Vamos a isso. Mas a minha aprendizagem não ficou por aqui. Dei o almoço à Joaninha. Uma menina de 4 anos, mas que age ainda como uma bebé. Com a ajuda do Educador e da auxiliar da sala, penso que não me saí nada mal. Aliás para a semana, acho que posso fazê-lo outra vez. Todas as crianças iam acabando de almoçar, enquanto eu dava comer à Joaninha. David foi o ultimo a almoçar, porque esteve de castigo. Seguiu-se também a minha hora de almoço. De tarde quando cheguei havia 2 crianças que iam fazer trabalhos. Falei com o educador e prupus que pintassem uns desenhos de Halloween, já que não se festejara a data naquele dia. O Educador disse para eu avançar. Dei os desenhos a escolher e as crianças estavam muito contentes. Também fiquei contente porque a pouco e pouco vou levando as minhas ideias. Outra ideia que tive, era baseada numa folha com vários pontos separados por desenvolvimento cognitivo, Afectivo Social e Motor. O objectivo era que o educador me desse o seu ponto de vista, em relação aos dois meninos que vou caracterizar, o Ruben e o David. As folhas eram diferentes porque também as idades eram diferentes. O resultado fica para apresentar em sala de aula. Esta altura da tarde foi propicia a troca de impressões entre mim e o educador. Falámos e trocámos alguns papeis necessários ao estágio. Enquanto isto, ia ajudando as crianças na escolha de cores para os desenhos de Halloween. Estava na hora de acordar. A rotina já é conhecida. Levantar as camas, dobra lençóis, arrumar nas mochilas, ir fazer a higiene, sentar à mesa a lanchar e esperar pela brincadeira no exterior. Lá fora jogue à "Linda Falua" com as crianças e todas se mostravam muito contentes. Eu fiquei com essa ideia. Antes de me ir embora, Lara, ainda foi pintar mais um desenho para me oferecer. David também era para ter pintado um, mas à ultima da hora pisou mais uma vez o risco e acabou por não acontecer. Saí por volta das 17:30 com duas coisas em mente. Adoro brincar com as crianças e à medida que o tempo passa consigo tentar fazê-lo mais vezes. Mas esta profissão não passa apenas por actividades engraçadas e sinto que também ai tenho muito a aprender e que estou a fazê-lo a pouco e pouco com a ajuda do Educador e de todas as pessoas do infantário. A forma como me incentivam sempre num ambiente de brincadeira, é bom para que a ansiedade não se sobreponha às minhas acções. Só tenho a agradecer.

0 comentários: