sábado, 10 de outubro de 2009

Impressões e Expectativas

Psicologia continua no seu sentido pratico como no ano passado. Aulas dinâmicas e muito intuitivas, com as diferenças normais vindas de storas diferentes como é também normal. Mas o material para se fazer boas postagens continua e esta semana escolhi um texto encontrado na net, sobre as impressões e as expectativas. Precisamente no mês em que iniciamos uma nova etapa da nossa vida, os estágios, a matéria não poderia vir em melhor hora. Queremos criar boa impressão e temos expectativas enormes em relação à forma como esta experiência pode correr. Até agora e falarei deste assunto mais à frente, está a correr muito bem excedendo as minhas expectativas. A minha impressão é excelente, só não sei que impressão têm de mim, porque as impressões são subjectivas e pertencem a cada um de nós, cabendo a nós próprios divulgá-las ou não.

Mas afinal o que são impressões e expectativas?

"Ao contactarmos pela primeira vez com uma pessoa, automaticamente construímos uma imagem, uma ideia sobre essa mesma pessoa a partir de algumas características ou indícios que apreendemos no primeiro encontro. Seleccionamos alguns dos aspectos mais significativos no momento e na situação que nos levam a avaliar as pessoas. A impressão com que ficamos de determinada pessoa tanto pode ser negativa como positiva consoante a avaliação que fizemos desta.
Subjacente à impressão está a categorização, ou seja, ao fazermos uma avaliação das pessoas, dos objectos ou das situações reagrupamo-las em diferentes categorias significativas consoante as suas semelhanças e diferenças.
Assim que construímos, esquematicamente, uma imagem global ou um esboço psicológico de determinada pessoa, o nosso comportamento para com essa pessoa vai ser orientado ao permitir-nos definir o lugar dos outros na sociedade e o nosso próprio lugar.
Mas afinal, porque será que agimos de diferentes formas para diferentes pessoas em determinadas situações?
A resposta está na expectativas que desenvolvemos sobre certa pessoa, ou seja a partir das características e indícios que uma pessoa apresente, nós construímos um conjunto de expectativas relativamente ao seu comportamento face a diversas situações, por exemplo, se uma pessoa demonstra ser trabalhadora, empenhada e responsável, podemos esperar que esta obtenha bons resultados a nível profissional. São as expectativas, sendo mútuas, que nos dão segurança e facilitam as relações interpessoais.
É a partir dos indícios que transmitimos aos outros, que estes desenvolvem expectativas, esperando assim, que nos comportemos de determinada forma em diversas situações."

Fonte: Texto Realizado Pela Aluna Ana Marisa do 12ºA, blog "Associação Livre - A Psicologia no 12ºA - 2009/2010 ( http://psicologia-12abc.blogspot.com/2008/11/impresses.html )

1 comentários:

**Raquel Conceição** disse...

muito bem fabio, tens um blog espectacular, quem me dera saber fazer as coisas como tu ! :P ai ai q inveja :P
bem falado coisas serias, contina assim, sempre com uma bOa imaginação para cativares os tuas "queridas" colegas :P ehehe
kiss**
força nas manetas