sábado, 17 de outubro de 2009

O direito mais importante (opinião)

No seguimento de um dos trabalhos de Psicologia, escolhemos o direito da criança que achamos mais importantes. Fica a minha escolha bem como a minha opinião. De seguida, coloco o video do milagre Australiano que correu mundo. Uma mãe que através de um acto negligente deslarga o carrinho do seu bebé e este cai na linha do comboio que vinha mesmo a passar. Momentos de angustia e dor para uma mãe que viu um milagre salvar o seu filho que escapou de um destino quase provável. Uma segunda oportunidade, sem qualquer tipo de duvidas. É caso para dizer que todo o cuidado é pouco.

O direito mais importante na minha opinião:

Artigo nº19 - Protecção contra maus tratos e negligência

O Estado deve proteger a criança contra todas as formas de maus tratos por parte dos pais ou de outros responsáveis pelas crianças e estabelecer programas sociais para a prevenção dos abusos e para tratar as vítimas.


Considero este um dos direitos mais importantes. Foi bastante dificil escolher um não só porque se tratam de crianças como tambem porque todos eles têm uma grande importancia no que há protecção das crianças diz respeito. Contudo, e nos dias que correm penso que este direito é cada vez mais violado. Quase todos os dias, os noticiarios trazem-nos noticias de crianças que sofrem em guerras, são espancadas, raptadas, vitimas de violencia fisica e ou psicologica ou até mesmo de negligencia por parte dos seus progenitores. É dificil ouvir situações assim, sabendo que estudamos para exercer uma profissão onde o superior interesse da criança é peça fundamental. Com maus tratos não há saude, não há felicidade, não há alegria de viver. A Protecção da criança é fundamental, por isso o artigo 19, é para mim um dos mais importantes.

Casos de maus tratos como o de Natasha Campush raptada e mantida cativa pelo raptor, ou Elisabeth violada pelo próprio Pai Josef Fritzl de quem teve sete filhos, vieram a publico e invadiram os nossos lares de forma arrasadora, chocante e dramática. Se tivermos em conta casos de Negligencia, muito se tem falado ultimamente de Madelainne McCain, cujo suposto rapto teria sido efectuado enquanto a menina estava em casa sozinha com os irmãos. São casos que evidenciam bem um direito que as crianças têm e que me fizeram escolher este direito como um dos mais importantes a cumprir.


1 comentários:

Unknown disse...

Mais uma vez excelente postagem. É sem dúvida uma coia revoltante, os maus tratos.