Olá outra vez. Desta vez, venho actualizar os meus dias de estágio que têm sido muito gratificantes porque simplesmente trabalho. E gosto de trabalhar onde trabalho e vou-me sentindo cada vez mais à vontade no meu local de estágio. 6 dias que corresponde quase a uma semana de estágio. 6 dias onde se abordaram vários temas, entre o Outono, as castanhas, o são Martinho, estando agora a entrar no Natal. A rotina essa, já é conhecida. Chega-se por volta das 9 horas e faz-se o acolhimento das crianças que se encontram no Polivalente com as auxiliares que abrem o jardim de infância. Até às 10 horas as crianças brincam com os cestos dos brinquedos sendo que depois é hora de trabalhar em actividades distintas. Por volta das 11:45, as crianças vão almoçar, deitando-se para a sesta à 13:00. Dormem até às 15 horas, enquanto os mais crescidos trabalham no pré escolar com muita diversão. Segue-se a hora do lanche e depois é só brincar ora no exterior, ora no polivalente. Esta é a rotina normal de um dia no Jardim de Infância. Resta agora especificar as actividades especificas que se realizaram ao longo desta semana de trabalho:
· Pintura de Castanhas com Aquarela (Dia 11 de Novembro,16º dia de estágio)
Foi uma das grandes actividades da semana. Recorrendo a uma técnica de pintura muito própria e até certo ponto, mais difícil que as DIGITINTAS, a Aquarela, permite que a criança sinta a necessidade de ir buscar tinta e passar o pincel pela água, pois existe uma altura em que o mesmo já não deita tinta. O objectivo era pintar uma Castanha gigante de castanho, com Aquarelas. Seguidamente, recortaram-se outras castanhas em miniatura e previamente pintadas a caneta e lápis de cor, que simulariam a boca, o nariz e os olhos da Castanha gigante. Depois faltava colocar os cabelos da castanha, que foram realizados com lã. Como normalmente, as crianças foram sub divididas em três grupos distintos. Os mais pequenos e que necessitam de mais ajuda, os intermédios que envolve crianças com 4 anos, ou a fazer os 4 anos mas com grande índice de desenvolvimento, e as crianças de 5 anos.
• Colagem de Olhos, nariz e boca nas Castanhas (Dia 11 de Novembro,16º dia de estágio)
Não se pense que era uma actividade com menos importância, pois existe sempre o despiste necessário para se realizar uma boa aprendizagem e um bom estudo cognitivo da criança. As crianças do Pré Escolar, cortaram as suas proprias castanhas que simulavam olhos, nariz e boca. Já os mais pequenos receberam ajuda. Contudo na hora de colar, eram elas que tinha de fazer a disposição correcta na castanha maior, de modo a percebermos se conheciam o lugar correcto para cada parte do corpo.
• Fotografias de São Martinho (Utilização de um cavalo realizado em aula de Expressão Plástica) - (Dia 11 de Novembro,16º dia de estágio)
Fazendo uma interligação entre a Formação em Contexto de Trabalho e a aula de Expressão Plástica, do professor Rui Ermitão, decidi a pedido do educador e meu orientador, construir um Cavalo de Pau para as crianças brincarem ao São Martinho. Com materiais recicláveis, construí um Cavalo que as crianças reconheceram logo como tal, o que foi bom, pois foi sinónimo de um trabalho com sucesso, visto que era esse o objectivo. No final todas colocaram uma capa e tiraram fotografias montadas no Cavalo do São Martinho.
• Banda Desenhada do São Martinho (Em 4 Fases) - (Dia 11 de Novembro,16º dia de estágio)
O Pré Escolar, realizou esta semana um exelente trabalho dedicado ao São Martinho, pois foi algo diferente do que estão habituados. Apesar de serem desenhos, esses mesmos desenhos tinham uma ordem de ligação pois estavam dispostos consecutivamente. Assim as crianças tinham de desenhar quatro momentos da história de São Martinho escolhidos pelo educador, de modo a realizarem uma autentica banda desenhada.
• Visita à Sala dos Coelhinhos para a a Hora do Chá (Dia 12 de Novembro,17º dia de estágio)
Mediante um convite realizado pela sala dos Coelhinhos à boa moda Inglesa, fomos à sala da Educadora Lena, beber chá, comer um pouco de bolo e ouvir uma história intitulada “Um mundo a Preto e…Cores”. Uma óptima actividade que não só foge da rotina, mas que contém tambem muita aprendizagem, pois apesar de ser um momento de brincadeira com a hora do chá e a boa tradição inglesa, foi também altura de ouvir uma história que remetia para valores de defesa do Meio Ambiente.
• Workshop “Fada da Cor” com os alunos da Escola Secundária de Bocage ( Dia 18 de Novembro, 18º dia de estágio)
Este Workshop consistia na leitura de uma história intitulada a Fada da Cor, que remetia para aspectos da imaginação e da magia. O objectivo era trabalhar as várias cores existentes de modo a que as crianças percebessem que o mundo era repleto de cores. O Workshop era constituido por variadas actividades oferecendo às crianças uma manhã completamente diferente. A primeira actividade consistia em retirar de um saco uma bola com uma cor. A criança associava essa cor a algo e desenhava numa mesa digitalizadora, aparecendo o seu desenho projectado na parede com a ajuda de um video projector. Seguidamente distribuiu-se fitas de várias cores pelas crianças que abanavam as mesmas enquanto ouviam a música das cores. A terceira actividade foi de pintura. Com um desenho de uma bola a sorrir as crianças tinham de colorir com a ajuda de canetas de feltro. Depois de colorida a bola sorridente, era altura de fazer o cabelo utilizando a técnica da palhinha e gotas de tinta, onde as crianças sopravam pela palhinha , obtendo um efeito de alongamento da tinta. Para terminar, os alunos do liceu distribuiram dois cartazes, sendo que um ficaria na posse da sala das tartarugas, para que colocassem as suas mãos nos mesmos depois de terem sido pintadas de azul para os meninos e rosa para as meninas. No final do WorkShop reunimo-nos todos para tirarmos uma fotografia conjunta para mais tarde recordar e comprovar o que aprendemos.
• Desenho dos Pais ( Dia 19 de Novembro, 19º dia de estágio)
Esta actividade teve um propósito. Fazer uma surpresa aos pais que iriam no dia de hoje à reunião de pais. Com lápis de cor para os mais pequeninos e canetas de feltro para os mais crescidos, todos fizeram o pai e a mãe. Contudo, havia ainda um pequeno detalhe muito importante. Ninguém iria por o nome no desenho, para que os pais adivinhassem qual o seu desenho.
• O anjo de algodão ( Dia 09 de Dezembro, 20º dia de estágio)
Com o regresso ao trabalho a ser efectuado, já no mês de Natal, os trabalhos relativos a esta quadra sucedem-se. O anjo de Natal consistia em realizar as seguintes actividades:
• Pintar a cara, mãos e pés do anjo que se encontra em anexo.
• Colorir o laço e os pássaros com uma cor à escolha
• Colocar cola nas asas e nas nuvems, preenchendo depois com algodão
• Colocar cola nas estrelinhas, preenchendo desta vez com pequenos brilhantes.
• A actividade foi dividida em duas partes. Primeiramente coloriu-se os desenhos e só depois se passou às colagens.
• De notar que foram divididos dois grupos, um composto pelas crianças mais pequenas e outro composto pelos mais crescidos que realizavam o trabalho de forma mais autónoma.
• Os presentes do Jesús ( Dia 10 de Dezembro, 21º dia de estágio)
Este ano, o jardim de infância “Nuvem2” está a tentar incutir um espírito diferente às crianças, remetendo a entrega dos presentes para a figura do menino Jesús ao invés do mítico Pai Natal. Este facto é explicado devido ao enorme presépio que se vai construindo no jardim de infância e. De notar também que é uma forma de as crianças se afastarem um pouco de um persongem que mais tarde deixarão de acreditar sendo que muitas por vezes deixam escapar que são os pais que compram os presentes.
Este trabalho era composto pelas seguintes tarefas:
• Colorir o corpo do menino Jesús com Cor de Rosa
• Colorir a aurela de amarelo
• Colorir a cama de castanho
• Colorir a fralda com uma cor à escolha
• Cobrir de cola a figura que representava a palha
• Colar palha sobre a figura dando um aspecto mais real ao trabalho
• Visualizar os catálogos de prendas e pedir ao menino jesús as prendas pretendidas no Natal, apontadas pelo educador na actividade.
· Pintura de Castanhas com Aquarela (Dia 11 de Novembro,16º dia de estágio)
Foi uma das grandes actividades da semana. Recorrendo a uma técnica de pintura muito própria e até certo ponto, mais difícil que as DIGITINTAS, a Aquarela, permite que a criança sinta a necessidade de ir buscar tinta e passar o pincel pela água, pois existe uma altura em que o mesmo já não deita tinta. O objectivo era pintar uma Castanha gigante de castanho, com Aquarelas. Seguidamente, recortaram-se outras castanhas em miniatura e previamente pintadas a caneta e lápis de cor, que simulariam a boca, o nariz e os olhos da Castanha gigante. Depois faltava colocar os cabelos da castanha, que foram realizados com lã. Como normalmente, as crianças foram sub divididas em três grupos distintos. Os mais pequenos e que necessitam de mais ajuda, os intermédios que envolve crianças com 4 anos, ou a fazer os 4 anos mas com grande índice de desenvolvimento, e as crianças de 5 anos.
• Colagem de Olhos, nariz e boca nas Castanhas (Dia 11 de Novembro,16º dia de estágio)
Não se pense que era uma actividade com menos importância, pois existe sempre o despiste necessário para se realizar uma boa aprendizagem e um bom estudo cognitivo da criança. As crianças do Pré Escolar, cortaram as suas proprias castanhas que simulavam olhos, nariz e boca. Já os mais pequenos receberam ajuda. Contudo na hora de colar, eram elas que tinha de fazer a disposição correcta na castanha maior, de modo a percebermos se conheciam o lugar correcto para cada parte do corpo.
• Fotografias de São Martinho (Utilização de um cavalo realizado em aula de Expressão Plástica) - (Dia 11 de Novembro,16º dia de estágio)
Fazendo uma interligação entre a Formação em Contexto de Trabalho e a aula de Expressão Plástica, do professor Rui Ermitão, decidi a pedido do educador e meu orientador, construir um Cavalo de Pau para as crianças brincarem ao São Martinho. Com materiais recicláveis, construí um Cavalo que as crianças reconheceram logo como tal, o que foi bom, pois foi sinónimo de um trabalho com sucesso, visto que era esse o objectivo. No final todas colocaram uma capa e tiraram fotografias montadas no Cavalo do São Martinho.
• Banda Desenhada do São Martinho (Em 4 Fases) - (Dia 11 de Novembro,16º dia de estágio)
O Pré Escolar, realizou esta semana um exelente trabalho dedicado ao São Martinho, pois foi algo diferente do que estão habituados. Apesar de serem desenhos, esses mesmos desenhos tinham uma ordem de ligação pois estavam dispostos consecutivamente. Assim as crianças tinham de desenhar quatro momentos da história de São Martinho escolhidos pelo educador, de modo a realizarem uma autentica banda desenhada.
• Visita à Sala dos Coelhinhos para a a Hora do Chá (Dia 12 de Novembro,17º dia de estágio)
Mediante um convite realizado pela sala dos Coelhinhos à boa moda Inglesa, fomos à sala da Educadora Lena, beber chá, comer um pouco de bolo e ouvir uma história intitulada “Um mundo a Preto e…Cores”. Uma óptima actividade que não só foge da rotina, mas que contém tambem muita aprendizagem, pois apesar de ser um momento de brincadeira com a hora do chá e a boa tradição inglesa, foi também altura de ouvir uma história que remetia para valores de defesa do Meio Ambiente.
• Workshop “Fada da Cor” com os alunos da Escola Secundária de Bocage ( Dia 18 de Novembro, 18º dia de estágio)
Este Workshop consistia na leitura de uma história intitulada a Fada da Cor, que remetia para aspectos da imaginação e da magia. O objectivo era trabalhar as várias cores existentes de modo a que as crianças percebessem que o mundo era repleto de cores. O Workshop era constituido por variadas actividades oferecendo às crianças uma manhã completamente diferente. A primeira actividade consistia em retirar de um saco uma bola com uma cor. A criança associava essa cor a algo e desenhava numa mesa digitalizadora, aparecendo o seu desenho projectado na parede com a ajuda de um video projector. Seguidamente distribuiu-se fitas de várias cores pelas crianças que abanavam as mesmas enquanto ouviam a música das cores. A terceira actividade foi de pintura. Com um desenho de uma bola a sorrir as crianças tinham de colorir com a ajuda de canetas de feltro. Depois de colorida a bola sorridente, era altura de fazer o cabelo utilizando a técnica da palhinha e gotas de tinta, onde as crianças sopravam pela palhinha , obtendo um efeito de alongamento da tinta. Para terminar, os alunos do liceu distribuiram dois cartazes, sendo que um ficaria na posse da sala das tartarugas, para que colocassem as suas mãos nos mesmos depois de terem sido pintadas de azul para os meninos e rosa para as meninas. No final do WorkShop reunimo-nos todos para tirarmos uma fotografia conjunta para mais tarde recordar e comprovar o que aprendemos.
• Desenho dos Pais ( Dia 19 de Novembro, 19º dia de estágio)
Esta actividade teve um propósito. Fazer uma surpresa aos pais que iriam no dia de hoje à reunião de pais. Com lápis de cor para os mais pequeninos e canetas de feltro para os mais crescidos, todos fizeram o pai e a mãe. Contudo, havia ainda um pequeno detalhe muito importante. Ninguém iria por o nome no desenho, para que os pais adivinhassem qual o seu desenho.
• O anjo de algodão ( Dia 09 de Dezembro, 20º dia de estágio)
Com o regresso ao trabalho a ser efectuado, já no mês de Natal, os trabalhos relativos a esta quadra sucedem-se. O anjo de Natal consistia em realizar as seguintes actividades:
• Pintar a cara, mãos e pés do anjo que se encontra em anexo.
• Colorir o laço e os pássaros com uma cor à escolha
• Colocar cola nas asas e nas nuvems, preenchendo depois com algodão
• Colocar cola nas estrelinhas, preenchendo desta vez com pequenos brilhantes.
• A actividade foi dividida em duas partes. Primeiramente coloriu-se os desenhos e só depois se passou às colagens.
• De notar que foram divididos dois grupos, um composto pelas crianças mais pequenas e outro composto pelos mais crescidos que realizavam o trabalho de forma mais autónoma.
• Os presentes do Jesús ( Dia 10 de Dezembro, 21º dia de estágio)
Este ano, o jardim de infância “Nuvem2” está a tentar incutir um espírito diferente às crianças, remetendo a entrega dos presentes para a figura do menino Jesús ao invés do mítico Pai Natal. Este facto é explicado devido ao enorme presépio que se vai construindo no jardim de infância e. De notar também que é uma forma de as crianças se afastarem um pouco de um persongem que mais tarde deixarão de acreditar sendo que muitas por vezes deixam escapar que são os pais que compram os presentes.
Este trabalho era composto pelas seguintes tarefas:
• Colorir o corpo do menino Jesús com Cor de Rosa
• Colorir a aurela de amarelo
• Colorir a cama de castanho
• Colorir a fralda com uma cor à escolha
• Cobrir de cola a figura que representava a palha
• Colar palha sobre a figura dando um aspecto mais real ao trabalho
• Visualizar os catálogos de prendas e pedir ao menino jesús as prendas pretendidas no Natal, apontadas pelo educador na actividade.
0 comentários:
Postar um comentário