domingo, 7 de junho de 2009

Kung Fu Panda - Opinião Crítica

Saído o ano passado e mais recentemente em DvD, Kung Fu Panda, realizado por Mark Osborne e John Stevenson, é mais uma obra prima saída directamente dos estúdios da DreamWorks, responsável por sucessos como Shrek ou Madagáscar. A recorrente aposta em animais como personagens principais tem tido um enorme sucesso e desta vez o herói dá pelo nome de Pô, um Urso Panda felpudo, gordo e muito engraçado. De facto é este ar meio desajeitado de Pô que o transforma num herói pouco comum, oferecendo ao espectador muitos e bons momentos de pura diversão.
A mensagem do filme é já um clássico. A busca de um sonho quase impossível recorrendo à força de vontade e à capacidade de luta que existe em cada um de nós, foi já diversas vezes utilizadas em filmes como Ratatui ou À procura de Nemo, da Disney Pixar. Sendo assim, o argumento é bastante simples mas funcional, especialmente se tivermos em conta o público alvo. Pô, o tal urso trapalhão, trabalha no restaurante da família e tem o sonho quase impossível de um dia se tornar mestre de Kung Fu. Um dia o sonho começa a tornar-se realidade quando Pô inesperadamente se junta aos grandes mestres desta arte marcial, os 5 fantasticos,Tigresa, Grou, Louva, Víbora, Macaco e ainda o mestre Shivu. Contudo Tai Long, um antigo discípulo de Shivu consumido pelo ódio, sede de vingança e poder, consegue fugir da sua prisão e vai em busca do pergaminho, guardado pelo mestre Shivu, reservado ao lendário Guerreiro Dragão. O único capaz de o impedir, é claro está, o desajeitado urso Pô. O enredo mesmo, girando à volta de um tema tão usual, funciona na perfeição e prende o espectador ao ecrã na ansiedade de ver como pode o urso Pô derrotar o terrivel Tai Long.
A animação está simplesmente fantástica com destaque para o soberbo grafismo das personagens e para as incríveis sequências de artes marciais. Os cenários como paisagens, ruas e templos conseguem representar todo o misticismo da cultura chinesa, sendo uma mais valia para o filme. O filme é bastante cómico, ou não fosse Pô interpretado por Jack Black, entre outros actores de renome como Dustin Hoffman, Angelina Jolie e o sempre engraçado Jackie Chan.
A banda sonora está também muito bem conseguida, captando toda a essencia da cultura chinesa. As musicas, as vozes ou o rufar dos tambores retratam o grande empenho por parte da DreamWorks. Este empenho é também visivel na grande quantidade de cultura que nos é transmitida. Nota-se que a DreamWorks fez o trabalho de casa, ao utilizar muitas expressões e factos históricos de modo a tornar a história do filme bastante convincente.
Em suma, Kung Fu Panda é mais um bom filme de animação para toda a família. Não fosse a temática tão actual de Wall-E e talvez Kung Fu Panda tivesse ganho o Óscar para melhor filme de animação. Ainda assim, é um filme muito divertido que nos proporciona 90 minutos muito bem passados. Imperdivel para os que gostam de animação e essencial para os que adoram dar umas boas gargalhadas.

Fiquem com o trailer:



Texto realizado para a semana da escola aberta

0 comentários: