domingo, 7 de junho de 2009

O Dia Mundial da criança

Pois é! Hoje é dia 7 e o dia Mundial da Criança foi dia 1. Mas dia 1 foi Segunda Feira e eu como expliquei na crónica semanal estive doente durante a semana. Mas não me esqueci do dia dos mais pequenitos. O que aconteceu é que depois de faltar dois dias ás aulas, tornou-se dificil postar alguma coisa porque tinha alguns trabalhos em atraso. Então chegou a altura de fazer o meu post em homenagem ao Dia Mundial da Criança.


O que é ? Como Surgiu ?

O mundo ainda vivia as consequências da 2ª Guerra Mundial, que terminou em 1945. As pessoas viviam em más condições, especialmente as crianças.

Os adultos andavam preocupados em retomar as suas vidas e a educação dos mais pequenos foi ficando para trás. Também muitos ficaram órfãos e outros tiveram de começar a trabalhar para ajudar no sustento da família. Por isso a ONU, a Organização das Nações Unidas, em 1946 tentou mudar este cenário. Foi quando surgiu a UNICEF, que ajuda crianças em todo o mundo. Mesmo assim era difícil defender os direitos da criança e em 1950 a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs à ONU a criação de um dia dedicado às crianças em todo o mundo. A comemoração começou no dia 1 de Junho de 1950 e prolonga-se até aos dias de hoje. A partir deste dia ficou reconhecido pela ONU que toda a criança, independentemente da raça, cor ou sexo, tem o direito a: amor e compreensão; alimentação; cuidados médicos; educação; protecção contra todas as formas de exploração; e crescer num clima de Paz.

Agora que já sabem a origem deste dia Especial, é preciso olhar para dentro de cada um de nós e descobrir a criança que temos cá dentro. Á medida que crescemos vamos ganhando responsabilidades, novas funções e tarefas. Vamos deixando de fazer algumas coisas que supostamente estão apenas reservadas às crianças. Mas basta proucurar um pouco e certamente que iremos encontrar aquele espirito infantil que nos fazia brincar à apanhada, correr e pular pela casa ou fazer traquinices. Ser criança é algo especial. Numa sociedade onde a imagem é tudo e estamos dia após dia a ser confrontados com as nossas responsabilidades de vida adulta, é bom saber que quando chega o dia 1 de Junho, todos temos um dia só para nós.

Fiquem então com um vídeo de tributo ao Dia Mundial da Criança. Um Vídeo transmitido na Sic onde várias pessoas famosas de Portugal construiram um Hino à Criança e a este dia especial.



0 comentários: