domingo, 21 de junho de 2009

Navegar com segurança!

Com as tecnolgias e principalmente os computadores já completamente implementados na nossa sociedade, é natural que as criança crescam já com o "Bichinho" da tecnolgia. Chega a uma idade, em que as crianças passam mais tempo no computador a navegar na internet por sites infantis e didáticos, a jogar jogos ou a falar com os amigos se já tiverem opurtunidade. O facto é que quando chegam as férias, o tempo para fazê-lo aumenta, o que faz com que os pais devam ter uma maior preocupação com a segurança dos filhos num mundo onde ás vezes nem tudo é bonito. Mas o que devem os pais fazer? O que devem ter em conta? Vejam o seguinte artigo amigos leitores, e vão ver que não custa prevenir.

Dicas de Segurança na Internet para os Pais

A Internet oferece um mundo a explorar, repleto de experiências e informações. É um excelente sítio para aprender, divertir-se e conversar com os amigos da escola.

Mas a Web, quando utilizada pelas crianças, pode exigir alguns cuidados por parte dos pais.

Então, o que deverá fazer antes de permitir que os seus filhos estejam online sem a sua supervisão?

É aconselhável alguma experiência básica, vigilância periódica e regras sensatas para as crianças. Se não sabe por onde começar, damos-lhe algumas ideias sobre que pontos abordar de modo a ensinar e orientar os seus filhos a usarem a Internet com segurança:

- Partilhe com eles os serviços que utilizam, seja para jogar um jogo, ver um vídeo ou explorar algum site de que mais gostam.

- Coloque o computador numa zona comum da casa, como a sala de estar, perto da televisão. Desta forma,o seu filho irá habituar-se a partilhar a Internet tal como o faz com a televisão, dvd ou consola de jogos.

- Defina claramente os limites de utilização no que respeita a horas e serviços. Mas tenha sempre em atenção que quanto mais proibir, mais o vai afastar de si e fazer com que ele aceda aos mesmos conteúdos longe do seu olhar e capacidade de influência.


- Alerte o seu filho que nunca deverá combinar encontros com estranhos, nem forneceder dados pessoais - como o nome, idade, morada, telefones - ou ainda informações sobre a sua rotina diária - horário da escola, para onde vai no final das aulas, que locais costuma frequentar - sem o avisar previamente.

- No entanto, será difícil fazer com que o seu filho abdique de colocar fotos na Internet ou não usar o messenger. A melhor opção será alertá-lo para os eventuais perigos destas acções, e dar-lhe um voto de confiança.

- Evite ralhar ou zangar-se quando detectar uma utilização menos correcta da Internet. Em vez disso, partilhe com ele a navegação nesses conteúdos impróprios. Ao explicar porque os considera menos próprios, ele irá conhecer os conteúdos e terá consciência da sua gravidade, e não encontrará mais nenhuma razão para os voltar a consultar.

- Encoraje o seu filho a falar consigo sobre as páginas/sites que visitou e conheceu. Não critique as suas opções só por lhe parecerem desadequadas, converse abertamente. Oiça e mostre interesse em conhecer as suas descobertas.

Desta forma, conseguirá ter muito mais conhecimento sobre o que ele faz quando esta online.

- Faça uma gestão das expectativas de acordo com a idade do seu filho, lembrando-se de que ele deverá seguir o padrão de utilização dos respectivos amigos.

Se o acompanhar nas novas experiências, estará um passo à frente na educação para uma navegação mais segura e consciente.

- Na Internet existem todo o tipo de conteúdos, mais e menos seguros, mais e menos correctos.

Como tal, se proactivamente sentar-se ao lado do seu filho e aconselhar-lhe conteúdos interessantes, irá conseguir influenciar positivamente as suas escolhas e critérios, assim como diminuir a necessidade que ele sentirá em procurar outros conteúdos no meio de todos os existentes.

0 comentários: