domingo, 28 de junho de 2009

Relatório de Viagem -Visita ao Monte Selvagem

Quarta Feira, dia 24 de Junho estava marcada a viagem ao Monte Selvagem. Viagem esta que seria muito diferente das duas anteriores, porque seríamos acompanhados por crianças do infantário Sorrizinho, pelo facto de terem ganho o Concurso dos Direitos das Crianças em que participaram na Semana da Criança. Desta vez fui um dos primeiros a chegar ao local combinado. A pouco e pouco, colegas e professores iam chegando. Um mapa do monte selvagem foi distribuído a cada grupo de dois alunos que se iriam encarregar de três crianças durante a visita ao monte. Assim que a tropa estava reunida fomos buscar o batalhão ao infantário. Dentro de poucos segundos o autocarro foi invadido pelos sorrisos e brincadeiras das crianças que nos iriam acompanhar. Assim que todos estavam prontos arrancámos para uma longa viagem até ao Monte Selvagem. Chegados ao destino, as crianças foram entregues a cada grupo. Eu estava com a Andreia. Enquanto a Andreia ficou com as duas meninas que já conhecia e que gostavam muito dela, eu fiquei com o jovem Warlei. Ás vezes existem grandes coincidências. O Warlei era muito parecido a mim, quando era pequeno. Calado. Mesmo muito caladinho. Mas sempre disposto a brincar, a pular e a trepar tudo o que via. Fossem pedras, escorregas ou cordas o Warlei estava lá para brincar. Assim que entramos no Monte Selvagem, parámos para recuperar as energias da viagem. As crianças comeram, foram à casa de banho e nós fizemos o mesmo para nos preparar para a visita. Quando estava tudo pronto cada grupo reuniu-se com as respectivas crianças e começamos a visita. Aqui é difícil especificar tudo o que vimos. São mais de 300 animais de 70 espécies diferentes. A diversidade era mesmo muito. Começamos por ver alguns animais como a Lama, o Guaxinim, o Porco Espinho, as Tartarugas ou a Doninha. Fizemos uma primeira paragem num dos muitos locais com espaços infantis. As crianças andavam de escorrega, "Voavam" no baloiço, trepavam os pneus e lideravam castelos. Continuámos a viagem passando entre outros pelo Bufo Real e pelo Javali. Chegámos a uma grande área, onde existia um enorme colchão "Insuflável" que fazia as delícias dos mais pequenos. Pulos, saltos e trambolhões punham as crianças em euforia. O Warlei preferiu ficar a brincar na areia com outros amigos que também não quiseram ir saltar no "Insuflável". Seguidamente, fomos fazer uma viagem de Tractor. Ao longos dos extensos hectares que compunham o Monte Selvagem, pudemos ver Avestruzes, Emas, Iaques, Javalis ou Camelos enquanto o Guia explicava as origens de cada um. Quando terminou a viagem, regressamos ao "Parque das Merendas", para almoçar. Da parte da tarde, pudemos ver a Quintinha com Cabras, Leitões, Galos, Galinhas de Angola entre muitos outros animais. Prosseguimos a viagem vendo alguns dos animais mais esperados pelas crianças como o Crocodilo, a Cobra, a Iguana, a Zebra, o Canguru e os fantásticos Macacos. Entre as actividades paramos para mais umas brincadeiras como Escalar Paredes ou fazer uma espécie de "Rappel" Infantil, sem nunca esquecer o típico escorrega, casinhas de brincar e cavalos de pau que transformavam as crianças em autênticos cavaleiros da Távola Redonda. A tarde ainda deu para voltar ao Insuflável para mais uns pulos até chegar a uma apresentação muito interessante sobre algumas aves do Monte Selvagem. Aqui ouvimos uma senhora explicar a mudos e graúdos como se alimentavam as aves em questão, como caçavam, as suas características e modo de sobrevivência. As crianças, muito curiosas, lá iam fazendo algumas perguntas no meio de tanta atenção e admiração pelo que podia ser observado. O Bufo Real por exemplo, foi alvo de uma demonstração de Voo muito engraçada. Acabada a apresentação das aves, fomos ter ao local habitual, o Parque das Merendas. Aqui separei-me do Warlei, porque estava na altura de nos organizarmos para ir embora. Pelo meio ficou muita brincadeira, conversas típicas de criança e alguma repreensão porque não se pode fazer tudo o que apetece. No final acho que ganhei um amigo e uma experiência bastante positiva porque no futuro não faltarão viagens como esta. Acho que é importante sabermos desde já que este é um trabalho difícil, cansativo mas também recompensador. Antes de seguirmos em direcção a Setúbal, ainda passámos pelo bar e esplanada para descomprimir bem como pela loja à entrada do Monte Selvagem onde se poderia levar uma recordação para casa. Posto isto, estava na hora de regressar a casa, com muito para contar, sobretudo as crianças que nos acompanharam num viagem bastante boa.