domingo, 24 de janeiro de 2010

14º Dia de Estágio - 22/01/10


Chegou mais uma sexta feira de estágio. Desta vez, cheguei praticamente ao mesmo tempo que o meu Orientador. Assim que passei pela porta, vi que não só as tartarugas estavam ainda no tapete como a pequena Joana estava também de volta, depois de nos últimos dois dias de estágio, ter estado ausente. Peguei-a um pouco ao colo e levei-a para a sala enquanto as tartarugas entravam também. Rapidamente arrumei a sala com a sua disposição habitual e dei aval para que começassem a brincar com os cestos dos bonecos e legos, onde a imaginação salta logo à vista. À medida que o tempo ia passando, cada vez mais tartarugas iam chegando e juntando-se à brincadeira. Aqui, houve dois momentos do dia. Um mais engraçado. O outro nem tanto. A chegada do pequeno Tiago foi bem ao estilo de estrela de cinema. Surgiu com uma grande mala, com um telemóvel e óculos de sol. Aqui pode não ter tanta piada. Mas acreditem que visto, iam rir bastante. O momento menos bom, foi quando reparei que o pequeno Leandro estava calmo demais. Perguntei-lhe o que tinha e curiosamente até obtive resposta. Digo curiosamente, porque normalmente as crianças às vezes retraem-se um pouco. Disse-me que estava aborrecido porque iria ficar sozinho em casa. Dei-lhe um abraço e disse para que fosse brincar com os amigos que mais tarde a mãe o viria buscar. Assim o fez. O Educador deu ordem para que arrumassem. Estava na hora da actividade do dia. Contudo ainda ouve tempo para se cantar algumas músicas infantis, muito a pedido das crianças. Destacou-se o “Papagaio Loiro” e o “Pinheirinho”.
Esta semana realizamos então uma actividade com Digitintas. O Educador explicou às crianças que iriam fazer desenhos através das tintas. Em primeiro lugar, deu-se lugar ao aquecimento das mãos onde realizamos vários movimentos com os dedos. O Educador explicou o que tínhamos nas mãos e do que eram feitas as unhas. Passado todo o aquecimento, era altura de começar a trabalhar com as tintas.
Pediu para que as crianças escolhessem três cores. A escolha recaiu sobre o amarelo, o azul e o verde. Quando uma criança escolheu o vermelho, o educador explicou o porquê de não ser possível escolher o vermelho, já que é uma cor com uma pigmentação muito maior fazendo com que seja mais difícil de retirar das mãos, deixando um aspecto avermelhado.
Escolhidas as cores o Educador ia dar inicio à actividade, sendo que surgiu uma reunião e teve de se ausentar deixando a actividade a meu cargo e da auxiliar de sala. Contudo exemplificou e deu-nos indicações de como se realizava toda a actividade.
Assim, o objectivo passava por colocar a cor pretendida pela criança em cima da mesa, espalhando-a com a palma das mãos. Seguidamente, a criança faria um desenho à sua escolha com o dedo indicador.
Acabado o desenho, era altura de entrarmos nós em acção. Colocávamos uma folha de papel em cima do desenho, e passávamos muito levemente com a antemão ou o antebraço sobre a mesma em duas direcções distintas, esquerda e direita, para que o desenho ficasse gravado na folha, efectuando assim um efeito de fotocópia.
As crianças poderiam escolher uma cor, duas cores ou até misturar as três cores. Contudo tínhamos de ter sempre em conta a quantidade de tinta utilizada, a expressividade da mesma, visto que o verde era uma cor muito mais espessa que o amarelo e o azul, devido ao tipo de tinta e ainda a forma como esta era espalhada ao longo da mesa.
Foi uma actividade muito boa e gratificante dando continuidade ao trabalho de aula, já que o ano passado tínhamos experimentado esta técnica. Mais tarde na hora da sesta o educador analisou os desenhos dizendo-me aqueles que estavam bem tirados e os que poderiam ter saído melhor.
Seguidamente foi altura de ir um pouco ao exterior brincar. Ao voltar para dentro, todos foram à casa de banho fazer a higiene e necessidades.
Seguiu-se a hora de almoço, onde dei o comer à pequena Joana. A pequena estava praticamente a dormir e a comer ao mesmo tempo. Assim que acabou de comer, o educador segurou-a nos braços e adormeceu-a. A hora de almoço prosseguiu muito calmamente, e rapidamente todos estavam prontos para a hora da sesta. Ajudei sempre que necessário até à hora de ir um pouco ao exterior e depois de também já ter almoçado. Quando regressei às duas horas, muitas crianças não dormiam e até estavam muito agitadas. Aqui, por muito que me tente conter e fazer com que se deitem, há crianças que me fazem rir com o jeito de brincar e de fazer traquinices. Mas tento sempre conter-me. Algumas crianças do Pré Escolar faziam exercícios ligados aos números e quando terminavam iam fazer puzzles. O pequeno David teve alguma dificuldade em concentrar-se. Aliás, o pequeno David teve um dia como nunca o tinha visto. Parecia algo cansado. Pediu inclusive para dormir e no exterior viu-o sentado, o que acaba por ser um fenómeno, por ser uma criança muito activa. Poderá estar a notar a diferença visto que não anda a dormir na hora da sesta? É uma hipótese. Assim que o educador mandou levantar, todos foram à casa de banho, arrumaram os lençóis e sentaram-se à mesa para comer. O lanche acabava e enquanto limpávamos a sala, as crianças iam para o exterior brincar. Quando acabei, fui também la ter. Aqui é preciso conjugar a atenção com a brincadeira, pois à crianças que nos pedem para brincar e às vezes enquanto o faço, há situações que nos escapam. Mas com o passar do tempo vou melhorando também este aspecto e já consigo captar algumas situações, outras nem tanto. Começaram a cair gotas de chuva. Vamos todos embora para dentro, assistir à "Idade do Gelo". Fico ainda um pouco mais no infantário depois de ter batido as 17:15. É sempre bom para nos ambientarmos. O dia chegava ao fim com mais histórias para contar, mais aprendizagem adquirida, mais conhecimentos para partilhar. Até para a semana, em mais um dia de estágio.

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