sábado, 2 de janeiro de 2010

Baby Blues - O que é?

Ora aqui está mais um conceito muito bom. O "Baby Blues". É um conceito que conhecia, mas não por este nome. Assim sendo o que é então o "Baby Blues"?

A seguir ao parto, em especial nas quatro semanas subsequentes, entre 40 a 60 por cento das mulheres são afectadas por uma perturbação emocional denominada "melancolia do parto", "baby blues" ou "blues da maternidade" que, por norma, dura apenas uns dias e consiste num estado de tristeza e choro frequente.
A evolução para uma depressão pós-parto — "neurótica, reactiva ou major sem sintomas psicóticos", classifica a Direcção de Serviços de Psiquiatria e Saúde Mental da Direcção-Geral da Saúde — ocorre em dez a 20 por cento dos casos e é marcada por mau humor e ideias de suicídio.

Os episódios de psicose pós-parto só ocorrem em um a dois partos por cada mil e incluem delírios, alucinações e pensamentos de infanticídio.

Quais os sintomas de uma depressão pós-parto?
— Perturbações de apetite
— Fadiga e perda de motivação
— Perturbações do sono
— Vontade de chorar
— Sentimento de incapacidade, inutilidade ou culpa
— Irritabilidade e ansiedade
— Alterações do peso
— Pensamentos de suicídio
— Preocupação excessiva com a saúde do filho
— Dificuldades de concentração e em tomar decisões

Quando surge, normalmente, a depressão pós-parto?
Três ou quatro dias após o parto. Os sintomas têm de perdurar durante mais do que duas semanas após o parto, para que possa distinguir-se dos "baby blues" comuns.

Qual a sua duração?
Uma depressão pós-parto dura, em média, seis meses.

Quais os factores que podem estar na origem de uma depressão pós-parto?
Existem factores internos, como alterações rápidas dos níveis hormonais da mulher e problemas psiquiátricos prévios (embora a perturbação possa ocorrer sem antecedentes), e externos, nomeadamente a incapacidade de adaptação às mudanças do estilo de vida e a dificuldade em lidar com a responsabilidade de tomar conta de um novo ser.

Quais os factores que aumentam a possibilidade de ter uma depressão pós-parto?
— Depressão pós-parto anterior
— Antecedentes de depressão não relacionada com o parto
— Síndrome pré-menstrual grave
— Dificuldades no casamento
— Pouco apoio familiar ou de amigos
— Acontecimentos perturbadores durante a gravidez ou depois do parto

Qual a percentagem de mulheres afectadas?
Entre dez e 20 por cento, o que representa cerca de 400 mil mães por ano no mundo.

Qual a percentagem de mulheres afectadas em Portugal?
Segundo a Direcção de Serviços de Psiquiatria e Saúde Mental da Direcção-Geral da Saúde, não existem dados à escala nacional, "existem, sim, relatos de experiências locais". Contudo, as estatísticas portuguesas "são sobreponíveis" às internacionais.

Existe alguma tendência etária para desenvolver depressão pós-parto?
A perturbação surge "sobretudo nas faixas etárias mais jovens e nas mais idosas", de acordo com a Direcção de Serviços de Psiquiatria e Saúde Mental da Direcção-Geral da Saúde.

Quais as formas de tratamento?
Dependem da gravidade da perturbação. Vão desde uma abordagem terapêutica mínima, no caso dos "baby blues", já que a perturbação emocional tende a desaparecer espontaneamente, a internamento psiquiátrico, passando pelo acompanhamento psicológico e pela administração de antidepressivos.


0 comentários: