sábado, 30 de janeiro de 2010

A Inteligencia Artificial.

É a actual matéria de Área de integração. É uma matéria que me levará a realizar um trabalho em pares, sobre Robôts. Será que estão a par do que é isto de Inteligência Artificial? A importância que tem? Não? Então vejam só!

A Inteligência Artificial possibilita programar robôs que reagem de forma adequada a determinado estímulo, captado em tempo real pelas câmaras e sensores e analisado posteriormente pelo computador incorporado.

Inteligência Artificial

Robôs com sentimentos são cada vez mais realidade

De acordo com a informação que recebem do exterior e da que têm armazenada na memória, os robôs ou as personagens virtuais, muito usadas no cinema, decidem qual a melhor resposta. E a reacção é muitas vezes inesperada.

A evolução da informática, aliada a materiais específicos faz com que existam variados tipos de robôs inteligentes, desenvolvidos para diferentes aplicações. O Pleo é um dinossauro que à primeira vista parece um brinquedo, mas que, com recurso à inteligência artificial, poderá representar o futuro animal doméstico. Este dinossauro vive no Taguspark, juntamente com o i-Cat – um robô que também reage a estímulos, mas através de expressões faciais.

Com estas duas aplicações Portugal participa num projecto europeu que pretende aprofundar relações entre homens e máquinas. O objectivo é criar personagens artificiais capazes de interagir com pessoas em cenários do dia-a-dia e a longo prazo.

Robôs de estimação

O projecto europeu prevê que em 2012 os robôs de estimação sejam os melhores amigos do homem. Entretanto investigadores de todo o mundo tentam tornar as máquinas cada vez mais inteligentes para responderem cada vez melhor e de forma mais autónoma aos diferentes estímulos humanos.

É caso para perguntar se um dia, e à semelhança do que tentam imitar no homem, serão capazes de amar ou odiar…

Fonte: http://sic.sapo.pt/online/noticias/programas/falarglobal/Artigos/Inteligencia+Artificial.htm


0 comentários: