sábado, 16 de janeiro de 2010

Beatrix Potter




Ler um livro a uma criança é algo que os ajuda a crescer, a imaginar e a entrar num universo de pura fantasia. Mas nós só os lemos. É preciso alguém que consiga criar um mundo tão mágico quanto a mente de uma criança. Ninguém o fez tão bem, quanto Beatrix Potter.

Nasceu em 1866, em Inglaterra, em Londres, cidade onde passou a sua infância. Como não a deixavam frequentar a escola, eram as suas governantas que lhe ensinavam história, geografia, gramática e aguarela. Levavam-na ao Museu de História Natural onde ela passava horas a observar os insectos, os fósseis e os esqueletos. No Verão ia com a família para a Escócia onde pintava elementos da natureza. .

Beatrix tinha pouco contacto com pessoas. Os seus amigos eram os animais. Por eles tinha uma enorme ternura e uma grande curiosidade científica. Começou a escrever e desenhar histórias povoadas de coelhos, rãs, ratos e gatos, para as filhas da sua última governanta. Nasceu então a ideia do seu primeiro livro, "O coelho Pedro", publicado em edição da autora e mais tarde editado por um grande editor.
Seguiram-se vinte livros em doze anos, escritos na região dos Grandes Lagos, local para onde Beatrix Potter se tinha mudado. "O coelho Pedro" saiu em 1902 e foi um sucesso. Está traduzido em dezassete línguas, incluindo latim e braille. A personagem da história é mais famosa que a própria autora.

0 comentários: