sábado, 16 de janeiro de 2010

A aprendizagem infantil

Você sabe quando as crianças começam a aprender?

Será que é quando começam a ir à escola? E quem ensina para as crianças? Já parou para pensar nesse assunto?

Pois essas são questões importantes que podem fazer diferença no desenvolvimento infantil.

Acertou quem disse que as crianças aprendem muito antes de entrarem na escola e também quem disse que não são somente os professores que as ensinam.

As crianças começam a aprender desde muito novas. No início da vida, nos primeiros dias, elas têm apenas comportamentos reflexos, que lhe garantem sobreviver, como por exemplo, ao tocar os lábios no mamilo, o recém-nascido começa a sugar o leite do seio materno.

Depois de algum tempo, ele começa a repetir essa ação usando-a também em outras situações, como por exemplo, sugar o dedo, o que não está relacionado à necessidade de alimentação, mas é feito pelo prazer que a sucção causa ao bebê. É então um comportamento que foi aprendido.

Se você pensar um pouco sobre o exemplo dado, poderá também inferir que existem muitos fatores que participam para que essa aprendizagem ocorra de forma mais ou menos eficaz.

Imagine uma criança que nasça com alguma alteração física, como por exemplo, lábio leporino, que dificulta sua sucção, ou que não tenha alguém para alimentá-la, não somente sob o aspecto nutricional, como também sob o ponto de vista afetivo, perceba que já nos primeiros meses ela pode começar a ter problemas de aprendizagem.

Tomemos também o exemplo de crianças sem as dificuldades citadas, que por alguma razão são privadas da sua necessidade de brincar, explorar os objetos, às vezes até pelo cuidado que temos com sua saúde, que nos leva a protegê-las excessivamente, e, sem percebermos, acabamos contribuindo para que elas desenvolvam formas de aprendizagem que geram pouca assimilação das informações e que podem causar, no futuro, dificuldades de aprendizagem escolar, problemas profissionais, de relacionamento etc.

É muito comum que essas dificuldades surjam no período escolar e que os pais não tenham ideia de que as questões começaram muito antes desse período e que a resolução dessas questões deva ser tratada não somente no ambiente escolar, mas também no cotidiano das atividades e das relações familiares para que a criança vença não só as dificuldades escolares, mas que também possa desenvolver-se de forma harmônica nas várias áreas da vida.

Viram só como a família é fundamental no desenvolvimento infantil? Por tudo isso vale a pena utilizar essas informações e estar realmente presente na vida dos filhos. Em um próximo artigo escreverei sobre sugestões de atividades para você fazer com seus filhos de forma a estimular sua aprendizagem. Até lá!

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