Chegou mais um dia de estágio. Mais um dia onde o frio se fez sentir. Mais um dia onde a aprendizagem se fez notar sob as mais diversas formas. Cheguei um pouco depois das nove horas, mas ainda a tempo de apanhar as minhas tartarugas no átrio. Assim que cheguei entrámos então para a sala, e rapidamente começaram a brincar com os cestos como é habitual. Comuniquei ao educador que tinha então uma actividade planeada, como ele tinha solicitado na semana anterior, pelo que até me disse que dava mesmo muito jeito devido a uma reunião que tinha marcada. Assim a actividade era preponderante para o decorrer do dia. Perto das dez horas, comecei a prepara a variante do jogo "Ar, Terra e Água". O objectivo deste jogo é desenvolver as capacidades coordenativas das crianças como a reacção, o tempo e o espaço, sendo que o seu desenrolar é baseado no lançamento de uma bola entre colegas, ao que o passador escolhe um ambiente e o receptor tem de dizer prontamente um animal que viva nesse habitat. A variação que impus ao jogo, foi devido ao jogo original ser indicado para crianças de cinco anos. Como apenas duas crianças da minha sala tinha cinco anos, sendo que a maioria eram de quatro, resolvi mostrar as imagens dos animais para que pudessem adivinhar qual era. O jogo correu muito bem e serviu para aprender diversos pontos essenciais. Percebi que um ano de idade faz muita diferença, já que as crianças de três anos distraiam-se e por vezes era dificil fazer com que voltassem ao jogo, as de quatro apesar de se distraírem voltavam rapidamente quando chamadas á atenção e as de cinco anos estavam sempre muito concentradas. Surpreendi-me quando o pequeno Gabriel acertou num dos desenhos mais difíceis, um mosquito e ainda quando o jovem Diamantino levou a melhor sobre a pequena Lara, ao responder mais rapidamente "águia" quando confrontados com o desenho deste animal. Isto fez com que fosse o pequeno Diamantino de três anos a vencer o jogo. Foi surpreendente porque foi mais rápido que Lara de cinco. Revelou uma grande inteligência para o jogo, como de resto o educador já tinha notado. Jogámos com duas bolas distintas no seu tamanho, sendo que as duas eram feitas de esponja. Mas foi também visível que a bola pequena era muito difícil de apanhar e arremessar. A bola maior também não era fácil mas tornou o jogo mais vivo e com menos tempo de paragem. As crianças escolhiam muitas das vezes o amigo mais próximo para arremessar a bola. Isto levou-me a ter a ideia de criar um sistema de eliminação baseado em três regras. Ninguem poderia arremessar mal a bola, responder em vez de um amigo ou falhar na imagem mostrada. As crianças gostaram do jogo e eu gostei de o realizar. Talvez com um espaço maior e menos distracção, o jogo tivesse corrido ainda melhor, mas foi também perceptível pela minha parte a dificuldade que é organizar um grupo de crianças quando é preciso orientá-las. No final, todos pintaram os desenhos dos animais que levei. Acabada a actividade, era hora de almoço. Foram à casa de banho fazer a higiene e depois sentaram-se todos à mesa. Esta semana o pequeno Rafael a pouco e pouco lá ia comendo. O almoço correu assim com menos agitação. Eu ia ajudando sempre que necessário na hora de almoço e muito rapidamente chegava a hora da sesta. Fui um pouco ao exterior e quando regressei, muitas crianças estavam acordadas e algumas até muito agitadas. As crianças do Pré escolar, faziam actividades com vista à entrada no 1º ciclo já que tinham de contar e copiar o número dois. Tanto aqui , como no caso do pequeno Rafael é visível a preocupação do infantário em fazer de tudo para o bem estar e de acordo com as necessidades de cada criança, estando sempre em contacto com a família, no caso do Rafael, desenvolvendo as melhores estratégias para o seu bem estar ou então preparando as crianças com novos ensinamentos para novas etapas. Por volta das três horas, todos seguiram o ritual da tarde. Levantavam-se, calçavam sapatos, viravam colchões, dobravam lençóis e arrumavam na mala. Tudo com a nossa ajuda, claro está! Feito isto, era hora de lanchar. O lanche também passou rápido. Enquanto o pequeno Rafael acabava de comer, nós íamos limpando a sala e as tartarugas esperavam no tapete. Sala arrumada, era altura de brincar. O tempo não estava próprio para consumo, logo fizemos o jogo das cadeiras. Foi muito divertido e engraçado. Todos pulavam e dançavam ao som do avô cantigas e do seu fantasminha brincalhão. Logo a seguir algumas crianças foram montar legos enquanto eu experimentava mais uma actividade. O jogo das famílias ( uma variante do jogo da memória) onde o objectivo era achar as cartas correspondentes a cada família. À medida que o tempo foi passando e número de crianças na sala foi diminuindo, todos arrumaram e dirigiram-se para o átrio de modo a ver um dvd musical. Entretanto chegava a minha hora. Ainda fiquei mais um pouco, porque é sempre bom e aprendemos sempre mais. Mas passado um bocado, fui mesmo embora, despedindo-me de todos com a promessa de voltar na próxima semana.
"Tudo o que sei, aprendi no Jardim de Infância"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Categorias
- Actividades (66)
- Área de Integração (12)
- Carnaval (5)
- Cinema-3.2.1.Acção (50)
- Criatividade (7)
- Curiosidades - Sabias que... (14)
- Desenhos Animados (3)
- Dias Festivos (25)
- Dias Mundiais (10)
- Direitos das Crianças (1)
- ECDM (2)
- Educação Física (2)
- Educação Visual (2)
- Estágio (46)
- Expressão Plástica (4)
- Halloween (3)
- Hoje Vamos Ler (63)
- Informação (161)
- Inglês (5)
- Inquéritos (4)
- Literatura infantil (2)
- Multiculturalidade (1)
- Multimédia (177)
- Na Hora (8)
- Natal (1)
- O meu percurso (86)
- Olha o trabalho (31)
- Os Meus Jogos Infantis (30)
- Outono (1)
- PAP (2)
- Pela Estrada Fora (2)
- Pesquisar e informar (91)
- Podcasts (5)
- Português (5)
- Psicologia (20)
- Publicações (13)
- Receitas; (9)
- Revistas (1)
- São Martinho (3)
- Saúde Infantil (40)
- SETANIMA (1)
- Sociologia (4)
- T.I.C (1)
- Teatro (1)
- TPIE (25)
- Uma história que li (50)
- Vamos Colorir (24)
- Voluntariado (1)
Arquivos
-
▼
2010
(388)
-
▼
janeiro
(101)
- A Bela e o Monstro
- Hoje vamos ler...Um porco vem morar aqui!
- Hoje vamos ler...Pequeno Azul e Pequeno Amarelo
- Hoje vamos ler...O papel
- Como Fazer e Manusear Marionetas?
- Actividades Multiculturalidade
- Actividades Várias1
- Actividades - Livros de Actividades 3/4/5 anos
- Actividades - Livro "Fazer Mudar as Coisas"
- Actividades - Histórias em Sequência
- Alfabetização
- Actividades - Os números
- Actividades Diversas Carnaval
- Máscaras de Carnaval
- Actividade - Adivinha os disfarces de carnaval
- Vamos Colorir - Carnaval
- O que é o Carnaval?
- Modelo de Avaliação Qualidade Creche
- Desenhos Animados - O gato das Botas
- Os Meus Jogos Infantis - Se eu fosse.../ Sequencia...
- Jogos Psicomotores
- Primeiros Passos - A realidade do Faz de Conta
- Vamos Colorir - Dia dos Namorados
- Dia dos namorados - A História de São Valentim
- O dia de São Valentim - Dia dos Namorados
- A Inteligencia Artificial.
- Curiosidades - Sabias que ...
- Dá Deus Dentes - Os meninos que mordem
- Os Meus Jogos Infantis - O Congelador / O cão e a ...
- Asfixia - Como proceder passo a passo?
- Asfixia e Obstrução das Vias Aéreas
- 3 Anos, 2 Objectivos, 1 Sonho
- Desenhos Animados - Capuchinho Vermelho
- Revista Primeiros Passos
- Actividades - Preparar o Carnaval
- Bionicle, A Lenda Renasce
- A Sopa e as Crianças
- Infertilidade em Portugal
- A História da Carochinha
- Área de Integração - Preformismo e Epigénese
- Os Meus Jogos Infantis - "As Cores" e a "Cabra-Cega"
- 14º Dia de Estágio - 22/01/10
- 3 Anos, 2 Objectivos, 1 Sonho
- Filmes de animação - Oferta
- Os Meus Jogos Infantis - O Jogo dos cestos
- Os Meus Jogos Infantis - Jogo das Familias ( Varia...
- 13º Dia de Estágio - 15/01/10
- O Monólogo
- Fantastic Mr. Fox (Fantástico Sr. Raposo)
- As crianças Indigo
- Winx em Concerto chega para alegrar os mais novos
- Os amigos imaginários
- Pedrito e seus amigos
- Beatrix Potter
- Hoje Vamos Ler... O Tubarão na Banheira
- Os Meus Jogos Infantis - Jogo das cadeiras musicais
- Primeiros Socorros
- A aprendizagem infantil
- O que é a aprendizagem?
- Curiosidades - Sabias que...
- O que é um Mito?
- 3 Anos, 2 Objectivos, 1 Sonho
- Sociologia - O bullying e a discriminação
- Hoje Vamos Ler...Elmer, o elefante xadrez
- Hoje Vamos Ler...O Livro dos Sentimentos
- Hoje Vamos Ler...A Casa da Mosca Fosca
- Hoje Vamos Ler...Tio Lobo
- Hoje Vamos Ler...A Formiga Horripilante
- Amamentar, um acto de amor
- A saúde e a alimentação
- Hoje Vamos Ler...A Cigarra e a Formiga
- Hoje Vamos Ler...A Lebre e a Tartaruga
- Hoje Vamos Ler...A Raposa e as Uvas
- Hoje Vamos Ler...A Raposa e o Galo
- Hoje Vamos Ler...A Assembleia de ratos
- Hoje Vamos Ler...O Burro e a pele de Leão
- Hoje Vamos Ler... O Corvo que quiz imitar a Águia
- Hoje Vamos Ler... O Leão e o Camundongo
- Hoje Vamos Ler... O Rato do Campo e o Rato da Cidade
- 12º dia de estágio - 08/01/10
- Agressividade na criança
- Hoje Vamos Ler... Dez numa cama
- Os 7 tipos de Inteligencia
- Continuam as actividades com a Revista "Coisas de ...
- Os Meus Jogos Infantis - "O Caracol"
- O Mito de Prometeu
- Manual de Primeiros Socorros
- Gastroentrite Infantil
- A conjuntivite em bebés e crianças.
- 3 Anos, 2 Objectivos, 1 Sonho
- Deixo-vos agora com três livros muito bons e essen...
- Artur e a Vingança de Maltazard
- Vamos Colorir - Reis Magos
- Curiosidades - Sabias que...
- Actividade - Coroa de Rei
- O Dia de Reis
- Baby Blues - O que é?
- Os Meus Jogos Infantis - O muro chinês
- Actividades de Psicomotricidade
- Actividades Diversas
-
▼
janeiro
(101)
Temas
- Actividades (66)
- Área de Integração (12)
- Carnaval (5)
- Cinema-3.2.1.Acção (50)
- Criatividade (7)
- Curiosidades - Sabias que... (14)
- Desenhos Animados (3)
- Dias Festivos (25)
- Dias Mundiais (10)
- Direitos das Crianças (1)
- ECDM (2)
- Educação Física (2)
- Educação Visual (2)
- Estágio (46)
- Expressão Plástica (4)
- Halloween (3)
- Hoje Vamos Ler (63)
- Informação (161)
- Inglês (5)
- Inquéritos (4)
- Literatura infantil (2)
- Multiculturalidade (1)
- Multimédia (177)
- Na Hora (8)
- Natal (1)
- O meu percurso (86)
- Olha o trabalho (31)
- Os Meus Jogos Infantis (30)
- Outono (1)
- PAP (2)
- Pela Estrada Fora (2)
- Pesquisar e informar (91)
- Podcasts (5)
- Português (5)
- Psicologia (20)
- Publicações (13)
- Receitas; (9)
- Revistas (1)
- São Martinho (3)
- Saúde Infantil (40)
- SETANIMA (1)
- Sociologia (4)
- T.I.C (1)
- Teatro (1)
- TPIE (25)
- Uma história que li (50)
- Vamos Colorir (24)
- Voluntariado (1)
0 comentários:
Postar um comentário