sábado, 10 de abril de 2010

Banda Desenhada também é importante!

É bom que surja alguem a defender um tipo de literatura bastante desprezado um pouco por todo o mundo. A banda desenhada é tão importante como qualquer outro tipo de literatura e as ilustrações só favorecem o imaginário infantil.

Cientista norte-americana defende papel dos «comics» na compreensão do mundo.

A banda desenhada começou a ser publicada na década de 1890, mas ainda hoje é tida por muito boa gente como um género menor. No entanto, uma investigadora norte-americana da universidade do Illinois defende que este tipo de material «é tão sofisticado como qualquer outra forma de literatura e as crianças beneficiam com ele tal como o fazem com outro tipo de livros».

Em resposta a quem afirma que as crianças apenas tomam atenção às imagens e não ao texto escrito, Carol Tilley afirma: «Algumas fazem isso. Mas este reparo também pode ser feito em relação aos livros infantis cheios de ilustrações e pouca gente os toma como uma perda de tempo».

Para a investigadora, «qualquer livro pode ser bom ou menos bom, conforme o uso que lhe é dado. E aí, parte da responsabilidade cabe à forma como os adultos o apresentam às crianças». A banda desenhada «é um outro meio, um outro género para passar a mensagem», advoga, adiantando: «se a leitura tem por objectivo atingir algum conhecimento e compreensão, a junção das imagens e do texto é uma mais-valia para esse processo», garante Tilley.

Fonte: http://www.paisefilhos.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=2252&Itemid=60

0 comentários: