domingo, 21 de fevereiro de 2010

18º Dia de Estágio - 19/02/10

Chegou então mais uma Sexta Feira de estágio. Mais um dia repleto de trabalho e dedicação onde a aprendizagem está sempre ao de cima. Assim que cheguei ao local de estágio, a pequena Joana deu logo sinal de vida, mostrando que já conhece bem quem é aquele rapaz que todas as Sextas Feiras aparece na Gotinha de Água. Vesti a bata e assim que o educador chegou todos entrámos para a sala. Enquanto as crianças brincavam com os habituais cestos elevando a imaginação a um pedestal, eu e a auxiliar dispúnhamos a sala com o seu formato normal de um dia de trabalho. Esta semana brincaram pouco tempo com os cestos pois a actividade do dia iria levar a manhã praticamente toda. E qual era? De modo a terminar as comemorações Carnavalescas, iriamos enfeitar e colorir um palhaço.

Actividade de Carnaval – O palhaço
Esta actividade dividiu-se então em várias partes ainda que sem paragens, ocupando toda a manhã e finalizando assim a época carnavalesca. O Educador apresentou então às crianças o desenho de um palhaço que teria de preencher com variadas formas.
  • O rosto do palhaço
A primeira parte da actividade consistia em colorir o rosto do palhaço com lápis de cor. As cores estariam ao critério das crianças, tendo em conta que não poderiam pintar nem o nariz nem a região que envolvia a boca, pois normalmente estas são vermelho e branco respectivamente. A flor do chapéu, também era pintada ao gosto de cada um.
  • O Cabelo do Palhaço
O cabelo do palhaço seria preenchido com serpentinas onduladas. Com a ajuda de um pincel, espalhávamos a cola na região do cabelo. Depois a criança puxava um pouco de serpentina que normalmente já vem com um efeito ondular. Seguidamente, colavam na região indicada por nós e na posição certa, sempre com a nossa ajuda.
  • O Chapéu do palhaço
Também era preenchido com serpentinas, mas ao contrário dos cabelos, não tinham efeito ondulado. Eram coladas a direito, várias tiras de serpentina, umas mais compridas, outras mais curtas de modo a produzir o efeito de um chapéu. Utilizou-se também a cola branca, sendo que aqui já se poderiam escolher duas cores de serpentina de modo a fazer chapéus bastante coloridos.
  • O Laço do Palhaço
O laçarote do palhaço era preenchido com várias bolinhas de Carnaval. As partes do laço de uma cor, enquanto a parte do nó eram de outra cor diferente. Havia três cores disponíveis e utilizou-se também a cola branca. Algumas crianças exageravam nas bolinhas, outras preferiam colocar uma a uma. Nós tentávamos ajudar a que existisse um meio-termo. Nem muitas, nem poucas. Apenas o suficiente para preencher os espaços, retirando depois o excesso.
  • O Nariz do Palhaço
É realmente vermelho e aquando a explicação dada pelo educador, a ideia prioritária era colorir com esta cor. Contudo o educador teve uma ideia muito engraçada, permitindo que o desenho ficasse mais original ainda. Assim o ultimo passo desta actividade, consistia em colar uma rolha de garrafa no local pertencente ao nariz do palhaço. Aqui era utilizada cola líquida. Ficou muito giro e com bastante relevo.

No final da actividade, era altura de ir fazer a higiene e necessidades para depois sentar à mesa. Dei o almoço à pequena Joana, sendo que esta é uma aprendizagem que se vai realizando a cada Sexta-feira, até porque a menina tem qualquer coisa de extraordinário, tais são as vezes que deita a mão a tudo o que lhe aparece à frente. Só durante o dia e no curto espaço de tempo que envolveu a hora de almoço, a pequena Joana pegou em tintas e levou à boca, levando a que tivéssemos de ir lavá-la, quase atirava o prato de um amigo ao chão, mandou abaixo as pinturas dos amigos, espalhou os livros da biblioteca, deitou os dedos ao esparguete e ainda teve tempo para me dar uma dentada, daquelas que doem. Mas todo o processo que envolve a pequena Joana é uma enorme aprendizagem, pelo menos no que me diz respeito. Esta semana houve uma novidade. Dei o almoço à pequena Joana, passando-lhe a colher para a mão. Algo que ao inicio não estava a correr muito bem, mas que no final de muito esparguete pelo chão e de uma enorme batalha, valeu a pena. Aprendi uma nova forma de progresso em relação à Joana e consegui que comesse tudo. O almoço dos amigos correu dentro da normalidade, com todos a despacharem-se muito rapidamente, tendo sempre, claro, de chamá-los à atenção por vezes. Antes de ir almoçar, tentava dar uma pequena ajuda onde podia. Fui então ao exterior e quando regressei a maioria das crianças dormia. Isso mesmo. Até o reguila do Ruben. Os meninos do Pré Escolar faziam actividades relacionadas com os números. À medida que acabavam iam fazer desenhos orientados pelo Educador. Eu tentava ajudar na execução dos desenhos. Perto das 15 horas, todos se levantavam e faziam o habitual ritual. Calçar sapatos, dobrar lençois, arrumá-los, ir à casa de banho e sentar à mesa, pois esta semana tinham pão e leite à espera. O pequeno Gabriel e a jovem Andreia, escolheram pão com doce e depois não queriam comer, afirmando que não gostavam. O rapaz chegou até a desviar as bolachas da amiga Aliana, algo repreendido pelo educador que viu e prontamente o obrigou a comer o seu pão, que ele próprio tinha escolhido. Ao terminar, sentavam-se no átrio com os casacos vestidos. Hoje, iriam lá fora. A chuva ameaçou e as crianças ainda se esconderam. Foi passageira. Mas o frio não era passageiro e passado algum tempo no exterior, depois de ter jogado ao "Pau ao gato", voltamos todos para dentro. Seguia-se o DVD do "Castelo Andante". Todos se sentaram, com destaque para o pequeno Leandro que estava a ficar um pouco doente, repousando sobre mim. Assim que o pai chegou, a auxiliar comunicou e eu comprovei. Estava mesmo com muita tosse. Fiquei ainda um pouco até perto das 18:00, sendo que o meu horário de saída era às 17:00, mas eu gosto. Aprende-se sempre um pouco mais. Mas chegada a minha hora, fui então embora. Foi assim mais um dia de estágio na sala das tartarugas.

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