sábado, 13 de fevereiro de 2010

Como contar às crianças a realidade sobre tragédias como a do Haiti?

Psicóloga da ONU diz que não se deve ocultar informações dos filhos

A tragédia no Haiti não pode ser um assunto proibido em famílias com filhos pequenos. Trata-se de uma oportunidade para ensinar empatia às crianças. Em entrevista ao jornal The Star-Ledger, a psicóloga americana Monica Indart, consultora da ONU e da Unicef, explica que o terremoto que matou milhares de pessoas no país deve ser discutido em casa.

Confira algumas opiniões da psicóloga sobre o assunto:

::: "As crianças de hoje estão muito mais conscientes do que as de 20 anos atrás. As escolas promovem um trabalho melhor de conectar o conhecimento infantil sobre outras partes do mundo. Eu ficaria muito surpresa de encontrar crianças que não tivessem nenhuma noção do que está acontecendo".

::: "Quanto mais a criança é nova, mais ela capta as emoções que seus pais estão sentindo. Crianças pequenas não desenvolveram ainda as funções da linguagem, portanto focam realmente no que conseguem perceber não-verbalmente. Eles detectam ansiedade e tristeza mais do que crianças de mais idade".

::: "É preciso explicar em linguagem apropriada para cada idade o que foi o desastre, o que foram os terremotos e dizer que este evento aconteceu em outro lugar do mundo. Dizer sim que muitas pessoas morreram e outras tantas estão sofrendo e que é possível ajudá-las. Esta é a primeira lição de empatia e ajuda ao próximo. Não espere que as crianças venham procurar os pais com dúvidas: seja pró-ativo e ajude seus filhos a entenderem a situação".

::: "As famílias devem se sentar reunidas para comentar o que ocorreu e enfatizar que isso foi um desastre da natureza. Que essas coisas não são previsíveis. A lição que sairá disso é que os seres humanos precisam se ajudar uns aos outros e que sobrevivem a coisas muito atemorizantes".

We Are the World re-gravada pelo Haiti

Kanye West, Pink, Barbra Streisand e Céline Dion estão entre os 75 cantores que fizeram parte da nova gravação da canção We Are the World de 1985, agora pelo Haiti.

A canção escrita por Mickael Jackson e Lionel Richie, produzida originalmente em 1985 por Quincy Jones e Michael Omartian, foi gravada novamente para angariar dinheiro para o Haiti. Mais de 75 cantores juntaram-se na passada segunda-feira para gravar a canção.

Para além de Kanye West, Pink, Barbra Streisand e Céline Dion, outros artistas fizeram parte da gravação, como Carlos Santana, Jennifer Hudson, Snoop Dogg, Enrique Iglesias, Tony Bennett, Usher ou Natalie Cole.

A iniciativa surgiu de Quincy Jones e Lionel Richie, também como comemoração do 25º aniversário da gravação original. Na altura, conseguiram angariar 30 milhões de dólares, valor que reverteu a favor da campanha contra a fome em África.

A nova gravação será transmitida na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver, Canadá.

Fonte: http://aeiou.expresso.pt/we-are-the-world-re-gravada-pelo-haiti=f561447

Aqui ficam os ensaios das estrelas onde se pode observar o próprio Lionel Richie a dar indicações aos artistas da nova geração.




Confere o espéctacular resultado final com a intervenção de várias celebridades e uma pequena introdução por parte do actor e cantor Jamie Foxx (Miami Vice, The Kingdom). Sem palavras.

0 comentários: