domingo, 21 de fevereiro de 2010

As Dentadas


Esta semana levei uma enorme dentada da pequena Joana. Quase que me amputava o braço. Claro que estou a brincar,mas que doeu lá isso doeu. Mas afinal porque mordem as crianças?

As dentadas

As dentadas magoam mas, nesta idade, é pouco provável que o bebé o faça por raiva.

Muitas vezes, os bebés mais velhos mordem porque têm os dentes a romper e poderão estar a procurar alguma forma de aliviar a dor.

A sua reacção imediata
Por muito difícil que seja, tente não gritar demasiado, dado que o bebé poderá achar a resposta interessante e tentar recriá-la mordendo novamente. Os bebés desta idade não entendem muito acerca de disciplina, por isso, recorra a afirmações e acções simples. Tente dizer simplesmente "não!" ou "ai!" e um firme “não mordas” ou “isso magoa a mamã.” Em seguida, demonstre o seu desacordo, separando-se fisicamente do bebé por breves instantes. Se o seu bebé morder outra pessoa, não lhe preste atenção. Em vez disso, ocupe-se da pessoa que foi mordida. Mais uma vez, o facto de ignorar o bebé é que é o “castigo”.

Seja coerente
Dê a entender ao bebé que morder é errado, mesmo que o faça para brincar ou que faça parte de um beijinho.

O que não deve fazer
Não sorria nem ria de uma dentada, pois estará a indicar que não é grave e incentivará assim o bebé a continuar. Nunca responda com uma dentada para “mostrar ao bebé como dói”. O bebé não entenderá, pois aprende enquanto a observa e não vai querer que ele repita o mesmo comportamento.
Se tiver os dentes a romper
Dê-lhe outra coisa que possa mastigar como, por exemplo, um anel de dentição ou bolachas próprias para a fase de formação dos dentes. Certifique-se também de que todas as restantes necessidades estão satisfeitas como, por exemplo, que dorme o suficiente e que se alimenta bem. Se o bebé estiver tenso ou hiper-estimulado, prepare algum “tempo de sossego” e ajude-o a acalmar-se sozinho.

Fontes: http://familia.sapo.pt/johnson/dos_6_aos_12_meses/acalmar_o_bebe/849042.html

0 comentários: