domingo, 18 de janeiro de 2009

Uma história que li!

Bem este é o nome de uma das minhas novas crónicas para 2009. Nesta crónica ficarão registados os resumos dos livros que for lendo ao longo do curso sejam eles de literatura infantil ou de literatura mais adulta. O primeiro livro do ano chama-se Zé Pimpão, "O Acelera". É um livro infantil, apropriado para o publico juvenil e para todos os Pimpões que por ai andam.

Zé Pimpão,“O Acelera”
Autor: José Jorge Letria (Versos)

André Letria : Ilustrações

Editora : Terramar


Zé Pimpão era um rapazola convencido que arranjou um carro em segunda mão. Modificou o carro à sua maneira e começou a andar nele com a mania que era o maior condutor de todos. Uma noite, foi a um baile da colectividade do seu bairro e aproveitou para mostrar a todos o seu novo carro. Bebeu vinho e à saída buzinou só para se exibir.
Era conhecido como o “acelera”. Passava à porta das escolas para mostrar o seu ar de malandro enquanto assobiava às miúdas, espalhava o lixo pelas ruas, acelerava a fundo e mostrava um ar de raiva quando parava num semáforo. Era visto como o herói lá da colectividade e já nem se considerava pimpão, mas sim um campeão invencível. Não parava nas passadeiras e só abrandava quando via a polícia. O seu carro era o seu mundo.
Mas um dia Zé Pimpão, apanhou o piso molhado e despistou-se atropelando duas crianças. Foi parar ao hospital e deixou de ser pimpão. Deixou de ser o herói do bairro e passou a andar de só de cadeira de rodas. Zé Pimpão aprendeu assim, da pior maneira, que a pressa é inimiga da perfeição.

0 comentários: