sábado, 7 de novembro de 2009

6º dia de Estágio - 06/11/09


Chegou mais um dia de estágio. Cheguei às 9 horas e as crianças esperavam pelos educadores como já é hábito no átrio. Desta vez eram entretidas pelas aventuras daquele coelho maluco que dá pelo nome de Bugs Bunny. Vesti a minha bata e sentei-me também no banco a fazer companhia às crianças até à chegada do educador. Desde logo reparei que a sala já estava arrumada visto que tinha materiais novos como mesas e cadeiras. Assim que o educador chegou chamou as tartarugas para a sala. Logo, começaram a encher a sala de brinquedos e imaginação. Eu sentei-me no tapete e ia brincando com todas as crianças ao mesmo tempo que dava atenção à Joaninha. A Joaninha é que não teve muita atenção por mim, pois sem eu reparar pregou-me uma valente dentada. Coisas de criança. Chegada as 10 horas foi altura de iniciar a actividade do dia. E não poderia vir em melhor altura pois também na escola vamos estudar em Expressão Plástica os vários tipos de pintura. Então e qual foi a actividade? Aguarelas. Muito divertido. Ajudei várias crianças a pintar com aguarelas enquanto estes mini artistas faziam autenticas obras de arte. Reparei que o pai e a mãe é o desenho preferido das crianças. Quase todos desenharam os seus progenitores. Foi mesmo muito giro. Depois da actividade estar acabada, ainda deu para ir brincar um pouco lá para fora. Organizei o comboio com o grito mágico, ou seja, "Tartarugas", e muito mais rápidas que uma meteram-se em fila atrás de mim. Conduzi-os até ao exterior onde a correria e a brincadeira predomina sempre. Lá fora voltaram a pedir-me para brincar ao jogo da Falua. Muito bem, vamos a isso amigos. Chegada a hora de almoço, foi altura de ir à casa de banho fazer a higiene. Á medida que se iam despachando iam beber água e sentarem-se à mesa. Desta vez foi a auxiliar da sala que deu o almoço à Joaninha enquanto que eu coordenava os almoços. Meninos que fazem "fita", outros que não param quietos, alguns dizem não gostar e outros a comer a 5 metros da mesa. São tudo situações que temos de estar bastante atentos. Distribui os talheres de forma correcta, algo que ainda me confundia porque existem crianças que comem com colher, outras com garfo e outras com faca e garfo. Mas desta vez saiu tudo bem sem me enganar. Tive de dar comer a uma menina que estava a fazer birra depois do educador ralhar e ainda recorri à técnica do "toque no braço" para um menino que diz não gostar de nada e no fim come tudo. Há sempre muito a fazer na hora de almoço. À medida que iam acabando, eu ia levantando os pratos e distribuindo as sobremesas. Chegava também a minha hora de almoço. Depois de comer como sempre na instituição, estive a interagir com algumas crianças que viam o Bugs Bunny e depois fui espairecer um pouco. Às 2 horas quando cheguei, o Educador deu-me indicações para ficar com eles na hora da sesta e para os acordar como faz parte da rotina, pois teria de ir a uma reunião. Uma auxiliar ficou lá para me auxiliar caso fosse necessário, mas foi tudo bastante calminho e a rotina está bem implementada. Algumas crianças não dormiam e outras nem sequer paravam quietas. Uma mãe foi buscar o filho na altura em que eu estava na sala, e pela primeira vez senti que as bases que temos dado em TPIE são fundamentais para o local de estágio, pois a mãe do menino perguntou-me várias coisas como por exemplo se ele tinha dormido a sesta. É a observação a entrar em cena. Estava na altura de acordar, retirar os lençóis da cama, calçar os sapatinhos e ir á casa de banho. Eu arrumava colchões, dobrava lençóis e dava lanches aos pequenos que a pouco e pouco se iam sentando nas cadeiras. De notar que por esta altura a auxiliar da minha sala já tinha chegado. À medida que acabavam os lanches, iam-se sentando no banquinho do átrio, pois pairava a dúvida se iriam lá fora por causa do estado do tempo. Por sim e por não comecei a vestir casacos. Acabaram todos por ir brincar um pouco lá fora, onde fiz vários jogos, joguei á bola, ouvi queixinhas, dei mimos e conciliei amigos. Tento sempre brincar e estar com muita atenção ao mesmo tempo. Começava a pingar. Era hora de voltar para dentro. As crianças dividiram-se pelas salas enquanto brincavam com pistas de comboio. Eu ajudei a construir uma grande pista e já com a noite a cair peguei num livro e contei uma historia a um grupo de crianças, "Winnie the Pooh em o Presente do Piglet". Assim que a noite caiu as crianças foram outra vez para o átrio ver desenhos animados. Antes de acabar a historia, a mãe de Lara veio buscá-la. Despediu-se das auxiliares e não se esqueceu de mim. Para mim o momento do dia, pois é muito bom quando as crianças começam a perceber que também fazemos parte daquela família. Tenho ainda a dizer que o Educador me deu uma "missão impossível" para apresentar na próxima aula de TPIE. Um jogo muito engraçado para toda a turma ver. Esta semana é tudo, mas estarei cá para a próxima de modo a contar todas as minhas aprendizagens.

1 comentários:

Raquel Conceição disse...

Muito bem querido amigo, tem um blog muito bonito para variar ;)
tens sempre o blog todo organizadinho, sim senhora, assim é que deve ser :P

Pois agora já sabes mudar as frauldinhas, vê-la tem cuidado nao deixes nenhum criança cair com falta de prática :xD
cuidado ;)

beijinhos portate bem, contunua assim, sempre com vontade de trabalhar :D